Frascos com óleos de thc e cbd

THC é o componente psicoativo da maconha responsável por produzir a sensação de “brisa”.

 

THC: O que é e para que serve?

Índice

 

 

Quantas substâncias tem a maconha?


Cannabis, ou maconha, é uma planta complexa com elementos psicoativos e medicinais. Ela contém mais de 480 ingredientes naturais, incluindo pelo menos 65 estruturas químicas únicas chamadas de canabinoides.

 

Quais são os principais componentes da cannabis?

Tetrahidrocanabinol

Também conhecido como THC, este é o principal ingrediente psicoativo da maconha, compreendendo até 30% da planta de cannabis.

 

Canabidiol

O canabidiol, ou CBD, é o segundo componente mais popular e estudado da Cannabis. Ele é mais comum em variedades de cânhamo da planta. Diferentemente do Tetrahidrocanabinol, não possui nenhum efeito psicoativo, inclusive, trabalha em conjunto com o THC para diminuir a potência esses efeitos.

 

Canabinol

O terceiro canabinoide mais comum é o canabinol, ou CBN, que é um subproduto da degradação química do THC depois que a planta é exposta ao oxigênio ou ao calor. Apesar de não ser tão forte quanto o THC nos quesitos psicoativos e medicinais, mesmo uma pequena quantidade de CBN pode ter um efeito sedativo significativo.

 

Canabigerol

Estudos recentes indicam um grande potencial medicinal do canabigerol, ou CBG. Ele pode, por exemplo, ser capaz de atrasar a progressão de doenças neurodegenerativas, além de que, quanto testado em ratos, pôde reduzir o crescimento de células cancerígenas.

 

Terpenos

Além dos canabinoides, a maconha contém mais de 100 terpenos, que produzem seu aroma e sabor únicos. Pesquisas também indicam que os terpenos podem cumprir papéis terapêuticos.

 

O que é um canabinoide?

A palavra canabinoide refere-se a todas as substâncias químicas, independentemente da estrutura ou origem, que se junta aos receptores canabinoides do corpo e do cérebro e que têm efeitos semelhantes aos produzidos pela planta Cannabis Sativa.

 

Quais são os receptores canabinóides?

Até hoje, apenas dois tipos de receptores canabinoides foram identificados, o receptor CB1 em 1990 e o receptor CB2 em 1993. Eles partilham apenas 48% da identidade da sequência de aminoácidos, são distribuídos em diferentes tecidos e também têm diferentes mecanismos de sinalização. Eles também diferem em sua sensibilidade a agonistas e antagonistas. Estudos mostram que a ativação dos receptores canabinoides leva à inibição da adenilato ciclase, que impede a conversão de ATP para AMP cíclico (AMPc).

Uma substância de ocorrência natural no cérebro chamada anandamida que se liga ao CB1 foi detectada em 1992. Esse produto químico semelhante a canabinoides e outros que foram mais tarde descobertos, são referidos como endocanabinoides.

 

Onde ficam os receptores canabinoides?

Receptores CB1

Os receptores CB1 estão localizados principalmente nas células nervosas do cérebro e medula espinhal, mas também são encontrados em alguns órgãos e tecidos periféricos, tais como o baço, células brancas do sangue, glândula endócrina e partes dos tratos reprodutivo, gastrointestinal e urinário.

No cérebro, os receptores CB1 são abundantes no cerebelo, gânglios basais, hipocampo e regiões primárias da medula espinhal dorsal, razão pela qual os canabinoides influenciam funções como processamento de memória, regulação da dor e controle motor.

 

Receptores CB2

Os receptores CB2 são encontrados principalmente nos glóbulos brancos, nas amígdalas e no baço. As células imunitárias também interagem com os receptores CB1, embora em menor quantidade.

No sistema imunológico, uma função importante dos receptores canabinoides é a regulação da libertação de citocina. A estimulação do receptor CB1 produz efeitos semelhantes à maconha na psique e na circulação, enquanto nenhum desses efeitos acontecem quando o receptor CB2 é ativado. Consequentemente, os agonistas seletivos dos receptores CB2 tornaram-se cada vez mais populares nos temas de pesquisa para os seus potenciais efeitos anti-inflamatórios e anticancerígenos.

 

Qual o principal canabinoide psicoativo presente na maconha?

THC. Ele é o principal composto psicoativo da cannabis. Como dito anteriormente, o THC é responsável pela “brisa”, enquanto o segundo componente mais popular, o CBD, regula e diminui esses efeitos.

Fórmula química do tetrahidrocanabinol

O que é THC?

Abreviatura de tetrahidrocanabinol, THC é o componente da maconha responsável pelos efeitos psicoativos da planta.

THC é um canabinoide, uma categoria de produtos químicos que interagem com o sistema endocanabinoide do corpo. Ao ligar-se aos receptores canabinoides do cérebro, o THC ativa neurônios que influenciam o prazer, a memória, o pensamento, a coordenação e a percepção do tempo.

Algumas pesquisas e provas circunstanciais indicam que o THC pode ser usado para tratar uma série de condições médicas. E do ponto de vista recreativo, pode causar bem-estar, causando uma sensação de euforia e relaxamento em algumas pessoas.

 

Qual a função do THC?

Por que a planta de cannabis produz um composto psicoativo como o THC? A resposta simples: sobrevivência. A Cannabis cresce em muitas geografias e climas diferentes; de regiões equatoriais tropicais quentes a montanhas frias e duras, a cannabis se adaptou com sucesso a uma vasta gama de ambientes com a ajuda de características protetoras como os canabinoides.

Canabinoides como o THCA (que se converte em THC com o calor e ao longo do tempo) são produzidos em glândulas minúsculas na superfície da planta, chamada de tricomas. Tricomas existem em muitas espécies de plantas e servem para proteção de várias maneiras, incluindo:

 

Defesa contra os insetos herbívoros;

Defesa contra a geada em habitats mais frios;

Minimização da perda de água em habitats ventosos;

Prevenção do sobreaquecimento em habitats abertos e secos;

Atração de polinizadores ou presas.

 

O que diferencia a cannabis da maioria das outras plantas produtoras de tricomas são as propriedades psicoativas dos seus constituintes, como o THC.

 

Quais os efeitos do THC?

Foram justamente os efeitos do THC que tornaram a maconha tão popular. Ela é, simplesmente, uma das drogas ilícitas mais usadas no mundo. Mas esses efeitos também preocupam os defensores da saúde mental. O THC pode provocar uma recaída nos sintomas esquizofrênicos, de acordo com a NIDA (sigla em inglês para Instituto Nacional de Abuso de Drogas).

Outro possível risco no consumo de THC é a deficiência nas habilidades motoras. A maconha pode prejudicar a condução de veículos ou tarefas similares por aproximadamente três horas após o consumo. Pacientes de maconha medicinal são instruídos a não dirigir até que sejam avaliados, isso para estabelecer se eles têm a tolerância necessária para realizar tarefas motoras com sucesso.

O uso de maconha também pode causar problemas para os jovens, além de possíveis problemas a longo prazo. Alguns dos efeitos colaterais do THC incluem uma diminuição no QI, memória e cognição, especialmente em pessoas mais jovens. No entanto, ainda não há um veredito sobre os efeitos a longo prazo, já que ainda não foram elaborados tantos estudos a respeito.

 

Quais os benefícios do THC?

O THC é utilizado medicinalmente para aliviar os sintomas de certas condições. Mas, com a ampla proibição, as pesquisas são significativamente limitadas.

Estes são alguns dos benefícios encontrados até agora:

 

Alivia a dor

O alívio crônico da dor é motivo mais comum para as pessoas procurarem maconha medicinal. Uma revisão sistemática de 2015 avaliou os estudos de cannabis em pacientes com dor crônica e descobriu que o THC aumentou as chances de melhoria da dor em cerca de 40%.

Embora os ensaios clínicos apoiem o uso de cannabis para a dor crônica, os pesquisadores concordam que são necessários mais estudos para determinar quais doses, formas e combinações de canabinoides são mais eficientes para pacientes com dor crônica.

 

Reduz as náuseas da quimioterapia

Há mais de 30 anos, dois medicamentos orais contendo THC — nabilona e dronabinol — estão disponíveis para o tratamento de náuseas e vômitos decorrentes da quimioterapia.

Um pequeno estudo realizado em 2010 em pacientes de quimioterapia detectou que os que tomaram um medicamento contendo THC em combinação com o tratamento padrão tiveram maior proteção contra náuseas e vômitos.

 

Reduz os espasmos musculares em paraplégicos

Estudos sugerem que os medicamentos com THC podem reduzir espasmos musculares, um sintoma comum em pessoas com esclerose múltipla e paraplegia.

 

Melhora o sono

Distúrbios do sono são típicos em pessoas que vivem com problemas de saúde como esclerose múltipla e dor crônica. Estudos nesses grupos mostram que medicamentos com THC podem melhorar problemas de sono de curto prazo, reduzir distúrbios do sono e garantir adormecimento mais rápido. No entanto, não é claro se o THC afeta diretamente a qualidade do sono ou se o sono é melhorado porque os sintomas crônicos foram reduzidos. De um jeito ou de outro, funciona.

 

O que é extração de óleo THC?

Existem muitas formas de extrair Cannabis, mas a mais indicada para obter o máximo de THC é a BHO.

A BHO (sigla em inglês para extração de óleo por butano) foi altamente estudada e é amplamente utilizada até na indústria de alimentos e perfumes.

Esse método de extração exige que a cannabis seja colocada em um recipiente antes que o butano seja aplicado para iniciar o processo. Recomenda-se o uso de um tubo de extração e uma tela.

São colocados o conteúdo seco e o gás butano juntos nesse tubo. O gás butano dilui os princípios ativos, escorrendo para a parte da tela um líquido amarelo espesso. Após a evaporação total do gás butano, a extração está completa.

Os níveis de THC desse método permanecem em torno de 80%.

 

Tudo que você precisa para extrações

Como na King Bong você nunca fica na mão, separamos o kit perfeito para extrações de BHO!

Referências: