Os terpenos são os principais responsáveis pelos sabores e aromas da Cannabis. Pesquisas recentes comprovam que eles também são os causadores dos efeitos das strains. Neste post, falaremos um pouco sobre como eles são e como funcionam.

O Que São Terpenos?
Terpenos são o que dão às strains de Cannabis seus distintivos sabores. Eles são óleos aromáticos produzidos pela planta que fazem com que uma strain tenha gosto doce ou mentolado e cheiro natural ou cítrico.

As plantas da Cannabis produzem terpenos nas mesmas glândulas que produzem THC e CBD, mesmo assim, os terpenos não receberam atenção até recentemente. Tanto os growers quanto os médicos em suas pesquisas focavam apenas no THC e no CBD, o que significa que o conhecimento sobre a importância dos terpenos e suas funções não são ainda tão difundidos.

Por Que as Plantas Produzem Terpenos?
Como é natural quando se trata de plantas, os terpenos são produzidos como mecanismo de defesa. Ao excretar esse aroma intenso, as plantas podem repelir certos insetos, além de atraírem os insetos que precisam para a polinização.

Quanto e quais tipos de terpenos serão produzidos pelas plantas dependem de vários fatores. A mesma strain não necessariamente sempre produz os mesmos compostos aromáticos. Isso depende de fatores como clima, tipo de solo e fertilizantes, idade da planta, etc.

Até hoje, foram descobertos cerca de 100 tipos diferentes de terpenos na maconha. Cada strain tem seus tipos, combinações e concentrações únicas de terpenos.

Porém, o mais interessante sobre os terpenos, não é a multiplicidade de sabores e aromas, mas sim sua capacidade de trabalhar sinergicamente com os canabinóides, como o THC. O que comprova isso é o fato de que duas strains com os mesmos níveis de THC e CBD podem ter efeitos bastante diferentes. Os pesquisadores assumem que os terpenos são os grandes responsáveis pelos efeitos únicos de cada strain.

Como os Terpenos Funcionam?
Nós sabemos que o THC afeta nossos receptores cerebrais, causando os efeitos psicoativos da maconha. Os terpenos podem afetar ativamente esses receptores e seus funcionamentos. Foi descoberto que os terpenos podem influenciar a quantidade de THC que entra no cérebro através da barreira hematoencefálica. Mais importante ainda, a ciência comprovou que os terpenos podem influenciar os neurotransmissores do cérebro de várias formas.

Vale mencionar que, também, cada terpeno tem um efeito diferente. Alguns tipos podem influenciar o cérebro para um estado de relaxamento, enquanto outros podem ter o efeito oposto, aumentando os níveis de energia.

Muita gente opta pelo uso do combo cuia e tesoura para triturar, já que esse método preserva uma quantidade maior de componentes naturais da Cannabis, sendo os terpenos um bom exemplo. Tudo fica ainda melhor com o uso de sedas sem químicos e de alta qualidade.

Outro item essencial para o armazenamento correto e conservação total dos terpenos é um pote hermético.

Terpenos e Suas Possibilidades
Essas descobertas mostram o papel dos terpenos em produzir diferentes tipos de brisas, elevando a indústria canábica, suas pesquisas e o cultivo a outros níveis. Os terpenos estão se tornando o fator mais importante, não apenas para os conhecedores que buscam por um certo aroma ou sabor, mas também para aqueles que querem entender e maximizar os efeitos da maconha. A indústria de Cannabis medicinal, em particular, está interessada nos efeitos dos terpenos e sua sinergia com os canabinóides.

Os terpenos abrem caminho para muitas pesquisas novas e estimulantes: agora podemos influenciar diretamente a brisa da erva e moldá-la de acordo com as nossas necessidades. Adicionando limoneno, por exemplo, temos um efeito estimulante. Da mesma forma, podemos adicionar linalol se desejarmos uma experiência mais relaxante e sedativa.

Os laboratórios estão começando a testar as strains considerando não só o THC e o CBD, mas também seus terpenos. Quando compreendemos quais tipos de terpenos estão em uma determinada strain, podemos saber de antemão seus efeitos.

O entendimento sobre terpenos abre um novo mundo de pesquisas médicas sobre os efeitos da Cannabis. Além disso, os growers também podem explorar novas possibilidades. Não será nenhuma surpresa se em pouco tempo for possível saber os efeitos de uma strain apenas pelo seu cheiro!

Comer Manga Antes de Fumar Adianta?
Alguns usuários de Cannabis comem uma manga madurinha pouco antes de fumar. Eles juram de pés juntos que isso potencializa os efeitos da maconha. A manga contém mirceno, terpeno que pode se encontrado em algumas frutas. O mirceno age sinergicamente com o THC e altera os efeitos de uma sessão diretamente. Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então confere nosso post sobre como a manga pode influenciar a sua brisa.