O que acontece se você fumar próximo dos seus animais? Seu cachorro ou gato ficam "chapados" com a fumaça da maconha? E se ficam, faz mal?

Descubra tudo sobre como Cannabis de tabela afeta seus animais.

Introdução
Na maioria das vezes que alguém fuma maconha, seja para relaxar em casa ou em um show, sempre tem alguém que acaba inalando a fumaça. Para quem fuma não é grande coisa. Afinal, qual é o problema do bom e velho cheiro fresquinho de maconha? Por outro lado, isso pode chegar a ser perturbador para os não fumantes. O que faz todo sentido se considerarmos a força do cheiro. Mas e os animais? Eles podem ficar "chapados" com a fumaça de tabela?

A Fumaça da Maconha Afeta os Animais?
Por eles serem muito pequenos, se tornam muito mais sensíveis à Cannabis e, consequentemente, suscetíveis aos efeitos proporcionados pela fumaça.

Uma sessão de boa, em um local ventilado, pode não afetar seus animais, mas uma "sauna" com certeza vai. E eles ficarem "brisados" não é o único efeito potencialmente negativo do fumo de tabela; cães e gatos têm um sistema respiratório muito mais sensível, eventualmente, ocasionando graves problemas respiratórios e irritação.

No geral, quanto menor for seu animal, maiores são os riscos.

Efeitos da Cannabis em Cachorros
Alguns fumantes acreditam que o que é bom para eles também é bom para seus cães. Alguns até mesmo sopram fumaça na cara dos cachorros e servem comestíveis, sem saber que isso pode resultar em reações muito perigosas — que vacilo! Embora o seu amigo peludo não vá morrer por interagir com fumaça de vez em quando, soprá-la na cara deles ou alimentá-los é muito irresponsável e pode causar sintomas graves, como: tremores, vômitos, baba, letargia e até convulsões.

Efeitos da Cannabis em Gatos
Assim como cães e outros animais pequenos, os gatos podem ficar "chapados" com a fumaça da Cannabis. E por serem ainda menores, sentem mais ainda os efeitos do THC presente na fumaça. Em um estudo de 2018, pesquisadores encontraram THC na corrente sanguínea de gatos que haviam sido expostos à fumaça da Cannabis. Isso indica que os gatos respondem ao THC e o metabolizam assim como nós. Mas não pense que eles iriam gostar se você dividisse sua "parada" com eles. Eles com certeza não irão. Assim como no caso dos cachorros, compartilhar seu amor pela erva é uma péssima ideia e é potencialmente perigoso para nossos amigos felinos.

Além de Fazer Mal, os Animais Não Gostam de Ficar Chapados!
A Sociedade Americana de Prevenção à Crueldade aos Animais (ASPCA) estabeleceu que a maconha é tóxica para gatos, cães e cavalos. A intoxicação por maconha pode levá-los a sérios efeitos colaterais, como: depressão, vômitos, problemas de sono, pressão arterial baixa, baba, convulsões e, em casos extremos, até coma e morte.

Outro problema é a forma como os animais experimentam a "brisa". Embora muitos de nós gostemos, os animais de estimação não tem idéia do que está acontecendo, e isso pode ser bastante traumático para eles. Em outras palavras, mesmo que seu gato ou cachorro não mostre sinais óbvios de intoxicação por maconha, eles provavelmente estão se sentindo assustados com os efeitos.

O Que Fazer Se Eles Ingerirem Cannabis
O que fazer se o seu cão ou gato encontrarem seus biscoitos de maconha? Aqui vai uma boa notícia: embora a maconha seja prejudicial para cães e gatos, acidentes fatais são relativamente raros. Os efeitos colaterais da intoxicação por maconha, como os acima mencionados, são normalmente curtos e não duram mais do que 72 horas.

Mesmo assim, se você suspeita que seu animal comeu sua erva, é uma emergência e você deve consultar o seu veterinário imediatamente! Também, se você acha que seu animal de estimação se intoxicou com o fumo de tabela, entre em contato com seu veterinário o mais rápido possível, só para garantir. Se você notar que seus animais de estimação estão ofegantes, andando muito devagar, inquietos ou angustiados, você tem que agir! Levar o seu gato ou cachorro ao veterinário é particularmente importante se ele for mais velho e/ou sofre de algum problema de saúde.

Quais Medidas Devem Ser Tomadas Para Fumar?
Existem algumas medidas que você pode adotar para reduzir os riscos aos seus animais de estimação na hora de "fazer a cabeça":

  • Vaporizar
    Vaporizar Cannabis ao invés de fumar traz muitas vantagens. Já que ao vaporizar toda a parte de combustão é pulada, isso acaba liberando muito menos químicos nocivos do que a fumaça. O vapor também se dispersará rapidamente, e não ficará no seu quarto ou empreguinará nos seus móveis. Em outras palavras, isso é menos prejudicial não só para seus animais, mas também para você.
  • Mantenha Suas "Paradas" Seguras
    Se você tem um monte de potes com buds suculentos ou biscoitos "especiais", você deve mantê-los fora do alcance de seus animais de estimação. Os comestíveis estão cada vez mais famosos, resultando em um número absurdo de contatos para veterinários a respeito de animais que os ingeriram. Esse tipo de acidente pode ser facilmente evitado se você mantiver a maconha em um lugar seguro, como um porta-beck, lata, slick ou pote com trava de segurança
  • Ventile o Ambiente
    Se você for fumar em um local com animais de estimação, abra as janelas e não deixe que a fumaça se concentre. Acho que já ficou bem claro que você JAMAIS pode soprar fumaça na cara deles (isso é muita maldade!).
  • Fique de Olho nos Seus Animais
    Não descuide dos seus animais. Se eles estiverem se comportando de forma esquisita e você suspeitar que eles comeram ou foram expostos a muita fumaça de maconha, não hesite em consultar um veterinário na hora!

Os Animais e a Tabela — Conclusão
Se você ama a Cannabis, mas também possui animais de estimação, saiba que eles não necessariamente compartilham do seu entusiasmo. Na verdade, a maconha faz mal a eles. Se você é um consumidor de maconha responsável, deve ser responsável também na hora de cuidar dos seus animais de estimação.

Fumaça de Tabela em Humanos
E quanto aos humanos? Quais são os efeitos proporcionados pela fumaça de tabela? É mesmo possível ficar na brisa como dizem? Se liga nesse outro King Blog para saber!