Meu cachorro comeu maconha. E agora?

Confira sintomas que indicam que o seu cachorro está chapado e saiba como agir

Meu cachorro comeu maconha. E agora?

Índice

.

Acidentes com pets e cannabis

Sabe aquele vacilo que a gente dá de vez em quando ao não guardar direito a nossa verdinha? Pois é, algumas vezes essa “pequena lesada” pode resultar em uma baita bad trip para os donos de pets. Acidentes domésticos envolvendo a ingestão de maconha por cães e gatos não são raros e requerem calma, informação, atenção e agilidade por parte dos tutores na hora de lidar com a situação!

A verdade é que há uma grande variedade de plantas consideradas tóxicas para cães e gatos. A maconha é uma delas, podendo levar a intoxicação tanto pela inalação da fumaça expelida na queima - confira no post "Fumaça de tabela faz mal para animais de estimação?" - como pela ingestão de pontas, buds e inclusive comestíveis. A propósito, se o seu cachorro comeu um brownie, por exemplo, fique atento aos ingredientes que foram utilizados na receita. Pois alguns deles podem ser mais perigosos para a saúde de seu companheiro que o próprio THC, é o caso do chocolate e também de balas de gomas e outras versões de doces canábicos que possam também conter Xylitol, uma substância potencialmente fatal para os cachorros. Mas isso é assunto para outro post, aqui vamos te ajudar a lidar com a bad trip de seu camarada!

.

Quais sinais indicam que o meu cachorro comeu maconha?

Bom, agora que você sabe que a cannabis é uma planta tóxica para o seu pet, caso suspeite que ele a tenha ingerido, você irá perceber algumas mudanças em seu comportamento, além de sinais importantes aos quais você deve ficar alerta. Confira quais são eles:

  • Tremores, espasmos musculares, perda da coordenação motora
  • Sono excessivo, pouca energia, falta de excitação e reflexos atrasados
  • Vômitos e náuseas
  • Incapacidade de controlar a Urina
  • Hiperatividade
  • Pupilas dilatadas
  • Batimento cardíaco Irregular
  • Depressão ou Hiperestesia
  • Desorientação

.

O que fazer se o seu cachorro estiver chapado?

Se você perceber esses sintomas, encaminhe imediatamente o seu companheiro aos cuidados de um especialista, pois a toxicidade da maconha pode aumentar atingindo níveis perigosos para a saúde de seu cão caso nada seja feito a tempo. Se o cachorro está convulsionando, então, isso pode ser uma emergência ainda mais séria. Portanto, não seja negligente, cada minuto pode ser valioso! Se o seu veterinário principal não estiver disponível, leve o seu cão ao hospital veterinário de emergência mais próximo.

.

Como proceder durante a consulta

Não se preocupe se você não sabe exatamente a quantidade de THC que o seu cachorro ingeriu ou inalou. Embora seja uma situação um tanto quanto embaraçosa, o importante é que você não omita as informações do médico veterinário por puro constrangimento: isso pode atrasar o diagnóstico e prejudicar o tratamento de seu bichinho. Tenha em mente que o especialista não está ali para te julgar ou te denunciar às autoridades, e sim cuidar para que nada aconteça ao seu melhor amigo e para que ele se recupere com segurança. Por isso, o ideal é que o veterinário seja informado sobre qual tipo de composto canábico foi ingerido pelo animal. Isso porque cada composto contém um nível de THC diferente. Por exemplo, o óleo de haxixe contém cerca de 10% do composto ativo da droga, enquanto as flores secas têm uma concentração que pode variar entre 1% e 5%. Sendo assim, quanto mais detalhes você puder dar, melhor!

.

Como os veterinários tratam os casos de pets que ingeriram cannabis?

Ao chegar na clínica veterinária, seu cachorro será examinado para avaliar a gravidade da situação. Se parecer que ele ingeriu ou inalou uma quantidade mínima de THC, o veterinário fornecerá dicas sobre como desintoxicar o seu cachorro em casa. No entanto, se o cachorro parecer particularmente doente, o veterinário verificará a pressão arterial e também realizará exames de sangue e análise de urina para monitorar a função dos órgãos.

Se os resultados desses testes indicarem que o seu cachorro está em perigo, a equipe veterinária dará sequência aos tratamentos adequados. Isso pode incluir administração de líquidos, suporte cardiovascular e medicamentos antieméticos.

Tente se manter tranquilo! Normalmente, os animais apresentam uma boa recuperação após o início do tratamento, e os casos de óbito devido à intoxicação são pouco comuns.

.

O que fazer caso o veterinário libere o seu cão para ir pra casa

Nada de colocar Bob Marley para o seu doguinho ouvir! Por mais que você esteja exausto por conta do desgaste do ocorrido, se o veterinário liberou o seu cachorro para ir para casa, o que ele mais precisa agora é de todo o seu cuidado e atenção. Primeiramente, siga todas as instruções do veterinário. Além disso, disponibilize apoio emocional ao seu cachorro, pois ele provavelmente está abalado, tanto pela intoxicação causada pela planta quanto pela ida ao veterinário. Faça um agrado e fique por perto!

Neste momento, o seu pet ainda pode estar se sentindo chapado, então certifique-se de que ele esteja aquecido e confortável, com comida e água disponíveis. Se ele ainda estiver apresentando episódios de micção involuntária, incentivá-lo a se deitar em tapetes higiênicos pode ser uma boa dica.

.

Como evitar que o seu cachorro coma maconha

Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Então, na hora de guardar a sua cota, atente-se em deixá-la fora do alcance de seu animalzinho. Lembre-se que eles têm o olfato extremamente aguçado, são curiosos e não são nada seletivos na hora de escolherem o que vão abocanhar.

Uma boa sugestão para te ajudar a cessar a curiosidade de seu cão é utilizar itens como mocós e latas ou até mesmo em potes de armazenamento. Opte por aqueles com sistema antiodor e fechamento hermético, pois são a escolha perfeita para manter o seu amigo longe da maconha. Dessa forma, você pode garantir a segurança e bem-estar do seu pet e também de suas flores!

 

Referências: