Bolos, docinhos, bacon, chá, pizza, guacamole, mistura de vegetais... a quase interminável lista de alimentos que podem receber a infusão de Cannabis abre inúmeras possibilidades para consumidores curiosos.

Conforme você conhece mais a fundo o excitante mundo da maconha, pode acabar se perguntando o que esperar dos comestíveis. Talvez você já tenha até experimentado e até hoje quis saber o porquê daquela brisa intensa e quase psicodélica que durou um tempão.

Para acabar de uma vez com todas com rumores e teorias, vamos explicar direitinho todas as diferenças entre lanchinhos psicoativos e as formas mais conhecidas de inalação.

O THC é Absorvido de Maneira Diferente
Quando a Cannabis é ingerida, todo o THC, componente responsável pelos efeitos psicoativos da maconha, é metabolizado pelo fígado, que converte a substância para 11-hidróxi-THC.

Este metabólito ativo, diferentemente do obtido no consumo de Cannabis da forma convencional, é extremamente efetivo em ultrapassar a barreira hematoencefálica — barreira que separa o sangue que circula no sistema nervoso central do restante do sistema circulatório —, ou seja, ele faz muito mais efeito, resultando em uma brisa muito mais intensa.

O THC inalado não tem o mesmo privilégio porque passa por um processo metabólico diferente: ao invés de passar pelo estômago e então pelo fígado, ele viaja diretamente para o cérebro, tendo, assim, maior dificuldade em ultrapassar a barreira do sistema nervoso central.

Isso com ceteza explica o porquê dos efeitos da Cannabis fumada ou vaporizada começarem mais rápido e sumirem tão depressa. Você já tinha percebido isso? Deixa aí nos comentários!

Efeitos e Duração
Aí vai a regra de ouro dos comestíveis: comece sempre com pouco e, acima de tudo, seja paciente! Pela maneira como eles são metabolizados, pode levar de 30 minutos a duas horas para "bater", e os efeitos podem durar por várias horas. Já a Cannabis fumada, tende a ter seu ápice dentro dos primeiros 10 minutos e se dissipa rapidamente nos próximos 30/60 minutos.

A brisa demora a começar, mas acredite, vale a pena esperar! Os efeitos variam dependendo dos comestíveis, mas na maioria dos casos, em doses maiores, usuários relatam efeitos mais fortes junto com uma brisa quase que psicodélica.

Então, já sabe! Se você é do tipo que curte uma experiência mais suave e "pé no chão", lembre-se de comer pequenas quantidades. Pela demora no início dos efeitos, muita gente pensa que não foi o suficente e acaba ingerindo mais do que gostaria e acaba tendo que ir ler nosso post sobre a duração da brisa para saber como voltar ao normal mais rápido.

Aí vai um fator curioso: os comestíveis podem ser fortes, mas comparados à Cannabis inalada, eles enviam uma concentração menor de canabinóides para o sangue. Ingerir comestíveis transmite apenas de 10 a 20% do THC e outros canabinóides ao plasma sanguíneo, enquanto que a Cannabis inalada envia de 50 a 60%.


Comestíveis São Mais Difíceis de Dosar
Determinar sozinho a quantidade adequada quando se trata de comestíveis não é uma tarefa nada fácil, até mesmo distribuidores profissionais têm dificuldade para estipular esse parâmetro. Como dito anteriormente, por causa do lapso de tempo entre a ingestão e o início dos efeitos, usuários costumam exagerar na dose. A Cannabis inalada, com seus efeitos instantâneos, permite que o usuário controle a dose gradativamente.

Em lojas legalizadas, 10mg de THC é considerado uma dose padrão que normalmente desencadeia efeitos intermediários. Já um comestível de 100mg é considerado muito (MUITO) mais potente e deve ser separado em várias doses.

Embora quantidades extremas de THC não sejam capazes de matar, confie em nós: você irá aproveitar bem melhor as próximas horas da sua vida se você for responsável e tiver paciência nas dosagens.

Comestíveis São uma Alternativa Mais Saudável
Muitas pessoas se interessam por comestíveis porque se preocupam com a saúde a longo prazo; após muitas sessões fumando, a garganta e os pulmões tendem a ser prejudicados. Felizmente, esses efeitos negativos podem ser amenizados com piteiras e filtros.

Também existe a vaporização, que é mais uma alternativa mais saudável comumente recomendada, mas comestíveis podem, muitas vezes, proporcionar efeitos mais duradouros e proveitosos. Além de serem mais eficientes ao tratar sintomas crônicos, como a dor — por isso, comestíveis são a opção preferida de pacientes médicos.

Variedade
Ao contrário do imaginário popular, as receitas de comestíveis vão muito além do estereotipado "brisadeiro". Hoje em dia, é possível transformar a grande maioria dos pratos culinários em uma receita canábica.

Aqui em nosso blog, temos uma postagem muito interessante sobre comestíveis, inclusive com o passo a passo de várias receitas, depois confere lá.


Saldo Final
No final das contas, é correto afirmar que os comestíveis oferecem vantagens incríveis em relação aos métodos convencionais, porém, é necessário ter muita cautela em relação às doses. Tendo tudo isso em mente, boa "brisapetite"!