Este texto é uma tradução livre do artigo original “How Long Does a Cannabis High Last?” do site Healthline.



A brisa da cannabis pode durar de duas a 10 horas, dependendo de uma série de fatores, como: quantidade, percentual de THC, peso e percentagem de gordura corporal, metabolismo, alimentação previa e, por fim, a tolerância de cada um.

A Cannabis contém mais de 113 compostos químicos, os chamados canabinóides. Delta-9 tetrahidrocanabinol, o THC, é um desses canabinóides e é o responsável pela sensação de brisa.

Neste post, detalharemos os tempos e durações e também daremos dicas de como diminuir a brisa, caso necessário.

Quanto Tempo Demora Para Fazer Efeito?
A velocidade do início dos efeitos depende do método de consumo:

Fumar ou vaporizar: você começa a sentir os efeitos dentro de 10 minutos. Isso, porque os componentes entram rapidamente na corrente sanguínea, através dos pulmões, minutos depois da inalação;

Comer: o seu sistema digestivo precisa metabolizar a maconha, o que pode demorar um pouco. Os comestíveis geralmente começam a fazer efeito de 30 a 60 minutos, mas às vezes pode demorar até duas horas;

Dabando: com os dabs, uma forma altamente concentrada de Cannabis é consumida através de métodos especiais. Os dabs têm um maior teor de THC do que outras formas de Cannabis, por isso, a brisa é quase imediata.

Quanto Tempo Duram os Efeitos?
A duração dos efeitos varia bastante de acordo com a quantidade consumida e a potência. Quanto mais você usar e maior a taxa de THC, por mais tempo os efeitos durarão.

A forma de consumo também afeta quando os efeitos batem e quanto duram.

Seguem os resumos, de acordo com a Drogas e Eu, um site da Fundação de Educação Para a Saúde Mental:

Fumar ou vaporizar: os efeitos atingem o pico cerca de 10 minutos após o consumo e normalmente duram de uma a três horas, embora possam permanecer por até oito horas;

Comer: os efeitos dos comestíveis geralmente atingem o pico em torno de duas horas após o consumo e podem durar até 24 horas;

Dabando: assim como o fumo, os efeitos das dabadas geralmente duram de uma a três horas. Porém, com um concentrado elevado em THC, os efeitos podem durar um dia inteiro.

De qualquer forma, não é ciência exata, já que a Cannabis afeta cada um de um jeito. Com a mesma quantidade e método de consumo, duas pessoas diferentes podem sentir os efeitos por períodos distintos. Se você estiver começando a consumir agora, é melhor pegar leve.

Tem Como Acabar com a Brisa Mais Rápido?
Se precisar, existem alguns métodos para você tentar.

Aqui estão alguns, baseados em experiências relatadas e algumas pesquisas:

Tire um cochilo: dormir pode ajudar a relaxar, caso a brisa esteja te deixando em estado de ansiedade ou paranoia. Isso também dá tempo ao seu corpo para processar e eliminar a Cannabis. É provável que você acorde de boa depois de um bom e velho soninho;

Use a pimenta-do-reino: há evidências de que a pimenta-do-reino, aumenta os efeitos sedativos do THC, o que pode ajudar a te acalmar. Basta pegar um recipiente com pimenta-do-reino e sentir seu forte aroma. Se não for o suficiente, você pode mastigar algumas;

Coma pinhão: algumas fontes pesquisadas mostram que o pineno, um composto em pinhões, tem um efeito calmante e melhora a clareza. No entanto, ignore este método se tiver alergia a nozes;

Use o CBD: sim, pode parecer contraintuitivo, mas o CBD pode neutralizar os efeitos do THC. Como o THC, o canabidiol (CBD) é um canabinóide. A diferença são os receptores no cérebro que eles interagem. O THC causa os efeitos psicoativos da Cannabis, mas o CBD, por outro lado, tem um efeito calmante que pode ajudar a diminuir a brisa;

Coma um pouco de casca de limão: os limões, especialmente a casca, contêm compostos de efeito calmante. Em teoria, ingerir casca de limão pode neutralizar alguns dos efeitos psicoativos do THC e te ajudar a relaxar. Tente mergulhar as cascas em água quente por alguns minutos, em seguida, as retire e tome alguns goles.

E Fazer a Brisa Durar Mais, Tem Como?
Se você quer a brisa mais longa possível, considere o consumo de comestíveis. Eles levam mais tempo para fazer efeito, mas duram muito mais, o que pode ser uma grande ajuda se você estiver usando Cannabis para fins medicinais.

Você também pode consumir mais ou tentar uma strain potente em THC, mas saiba que você também terá que lidar com efeitos mais intensos. Para os consumidores mais experientes, vai ser de boa, mas quem está começando pode achar os efeitos fortes demais.

Outro método legal, que, inclusive, já falamos aqui no blog, é comer manga — confere lá depois!

Algumas pessoas recomendam o consumo de álcool com Cannabis para aumentar os efeitos, mas, por vários motivos, essa não é uma boa ideia.

A Perigosa Combinação de Álcool e Maconha
Beber antes de usar Cannabis — mesmo que seja só uma dose — até pode aumentar os efeitos do THC. Só que essa combinação pode dar “green out” em algumas pessoas, que podem experimentar alguns sintomas bastante desagradáveis, incluindo: náuseas, vômitos, tonturas, suor excessivo e sensação de debilitação.

Essa combinação também não funciona bem na outra direção. Usar Cannabis antes de beber pode minimizar os efeitos do álcool, o que significa que você sentirá menos os efeitos da embriaguez. Isso aumenta as chances de você exagerar na dose, nem perceber e se intoxicar.

Além disso, o consumo conjunto de Cannabis e álcool pode aumentar o risco de dependência de uma ou ambas as substâncias.

Dicas da Primeira Vez
Se você está começando agora, mantenha as seguintes dicas em mente:

Comece com uma strain com baixa taxa de THC;

Consuma pouco e espere pelo menos duas horas antes de consumir de novo, especialmente no caso de comestíveis;

Experimente em um dia livre, como um dia de folga, por exemplo;

Tenha água à mão para evitar a boca seca e uma ressaca de Cannabis;

Tenha uns lanches à mão, porque a larica é real. Comer antes também pode ajudar a reduzir efeitos colaterais em potencial;

Evite misturar Cannabis com álcool ou outras substâncias;

Tenha alguém ao seu lado para te ajudar caso você tenha um ataque de ansiedade ou qualquer outra má reação.

Pensamentos Finais
A Cannabis afeta todos de forma diferente, por isso é difícil prever exatamente por quanto tempo você sentirá os efeitos. Uma dose baixa e strains menos potentes podem ajudar a evitar brisas muito fortes, já os comestíveis são ideais para o efeito contrário.