Muita gente que ainda não conhece muito bem as variações que podem ser extraídas da Cannabis confunde maconha com haxixe. Neste post explicaremos o que exatamente os diferencia.

Se, para você, a palavra Cannabis ainda é relativamente nova, você pode achar que haxixe e maconha são duas palavras que servem apenas como variações da mesma coisa. Mas elas não são. Abaixo, explicaremos todas as diferenças.

O que é Maconha?
Maconha é a palavra utilizada para denominar a Cannabis seca. Na maior parte dos lugares do mundo, a maconha é feita a partir das flores da Cannabis, que são secas e curadas até estarem prontas para serem fumadas, cozinhadas, vaporizadas ou transformadas em concentrados. Só que em outras regiões, como aqui na América do Sul, por exemplo, é mais comum encontrar a maconha transformada em "tijolos" — ficando mais conhecida como "prenzinho".

Nesse "tijolo" tem de tudo: buds de várias strains, sementes, terra, etc. Falando em strains, desde os anos 80 os growers de Cannabis as manipulam para proporcionar diferentes aromas, gostos e efeitos. As variedades da Sativa tendem a produzir uma "brisa" mais eufórica e animadora, enquanto as da Indica geram efeitos mais relaxantes e suaves. Mesmo assim, os efeitos de uma strain se resumem a sua composição química, não a sua linhagem genética.

O Que é Haxixe?
O haxixe (carinhosamente conhecido como hash), por outro lado, se refere a um extrato da Cannabis feito a partir da separação da resina dos buds. Existem muitas formas de se fazer haxixe, e em todas elas, os tricomas são separados e prensados em formatos de blocos, bolinhas, cilindros ou moedas, sendo a forma mais fácil de fazer isso, com uma prensa de pólen. O resultado é um concentrado fortíssimo com sabor e efeitos únicos.

Algumas das formas mais tradicionais do haxixe vêm do Afeganistão, Marrocos e Índia. O haxixe dos dois primeiros países eram tradicionalmente feitos com Cannabis seca peneirada. O atrito suave separaria os tricomas do material vegetal seco para fazer o kief, que seria aquecido e prensado para produzir blocos escuros, cremosos e muito potentes de haxixe.

Na Índia, por outro lado, o haxixe foi produzido de forma diferente. Eles pegavam os buds ainda vivos, os posicionavam entre as palmas e faziam movimentos horizontais. O calor e a fricção gerada separava os tricomas da planta e deixavam uma resina grossa e escura nas mãos. Depois era só transformar essa resina nas bolinhas, cilindros, etc.

Outras formas de fazer haxixe incluem a técnica de rosin, bubble hash ou extração por butano.


Diferenças Práticas
Agora que você já sabe a diferença entre maconha e haxixe, abordaremos alguns tópicos e explicaremos as principais diferenças entre os dois.

Preparação
A maconha é preparada pelo cultivo de plantas fêmeas de Cannabis. Os growers esperam seu crescimento, evitando que sejam polinizadas por machos e colhem os buds no pico da maturação. Hoje em dia, esse cultivo é realizado em ambientes internos usando luzes especiais, sistemas de ventilação e nutrientes para ajudar a maximizar a capacidade de uma planta fêmea de Cannabis de produzir resina.

Após cerca de 8 a 12 semanas de crescimento, as plantas fêmeas são cortadas, e os buds passam pelo processo de secagem antes de serem colocados em potes de cura. Esse procedimento é essencial para maximizar não só os efeitos, mas também o aroma e o sabor da maconha.

E como já mencionamos, o haxixe pode ser preparado de vários jeitos, mas todos eles envolvem separar os tricomas dos buds para depois uni-los.

Sabor
Há uma grande diferença no sabor da maconha e do haxixe. Enquanto a maconha tende a ter sabores e aromas mais leves e frescos, o haxixe tende a ser mais complexo, rico e picante. Tenha em mente que os sabores do haxixe e da maconha variam de acordo com a strain usada como base na criação. O sabor do haxixe também pode variar muito, depende bastante do método de produção.

Potência
O haxixe é muito mais potente do que a maconha. A maioria das strains de Cannabis contém entre 15 e 30% de THC. Pelo fato do haxixe ser feito juntando um monte de tricomas, ele atinge potências de cerca de 60%! A potência exata da maconha ou do haxixe varia dependendo da strain e do método de produção. Até hoje, a extração por butano foi a que produziu o haxixe mais potente, chegando a incrível taxa de mais de 90% de THC.

Uso
Esse é o ponto em que a maconha e o haxixe são mais parecidos. Ambos podem ser fumados, vaporizados ou usados em comestíveis. A única diferença é que a maconha pode ser usada para fazer dab, o que não é possível com o haxixe.

No Final das Contas: Qual é Melhor?
Isso depende muito. Para muita gente, a "brisa" do haxixe é forte demais, enquanto para outros, a da maconha é muito fraca. Também tem gente que acha que tudo tem seu momento, e escolhe dependendo da ocasião. Assim como os dabs, se você nunca experimentou haxixe, lembre-se de pegar leve no começo, além do dobro da potência, os efeitos também são um pouco diferentes.

Mas e aí, você já conhecia essas diferenças? E o que você prefere: maconha ou hash? Comenta aí!