Você já deve ter percebido que as flores de Cannabis têm pequenos cristais. Sabia que isso que é o kief? Neste artigo, explicaremos com detalhes o que é o kief e como utilizá-lo corretamente.

Fumar Cannabis é uma das formas mais antigas e efetivas de experienciar os efeitos psicoativos do THC. Porém, para algumas pessoas isso não é o suficiente. O que explica o alto crescimento da popularidade dos concentrados no mundo todo (se você não sabe o que são concentrados, dabs e extrações, confira esta matéria em que explicamos tudo, tintim por tintim).

Qual a Diferença Entre Kief e Haxixe?
Ambos são semelhantes, mas são diferentes formas de Cannabis concentrada. O kief é formado pelos tricomas que ficam no dichavador. Já o haxixe, se forma quando os tricomas são unidos por pressão, formando uma peça inteira.

Então o Haxixe é kief Comprimido?
Sim! Quando o kief sobra no dichavador, ele assume a forma de pó. Após a aplicação de pressão utilizando uma prensa de pólen, o kief transforma-se no bloco maleável que conhecemos como haxixe. A pressão quebra os tricomas e liberta a sua resina, deixando tudo grudadinho.

Como e Onde Guardar o Kief?
Oxigênio, luz e calor acabam degradando os canabinóides. Para manter o seu kief fresquinho e os componentes do THC e CBD intactos, guarde-os em recipientes herméticos em locais frescos, escuros e secos. Várias marcas brasileiras são especialistas nesse tipo de armazenamento, como, por exemplo: Amnesia, Cultura Dab, Slow Burning, etc.

A Brisa do Kief é Maior que a das Flores?
Sim, o kief é muito mais potente. Por ser uma massa concentrada de tricomas, ele fornece muito mais THC do que as flores.


O que é Kief?
O kief é uma das formas mais conhecidas de concentrados de Cannabis. Basicamente, é formado pelo pó dos tricomas. Tricomas são glândulas minúsculas presentes nas flores e folhas de Cannabis, que contém moléculas que conhecemos e amamos, como THC, CBD, e muitos outros canabinóides e terpenos.

Os tricomas não servem só para dar aquele up na psicoatividade, na verdade, eles também desempenham um papel muito importante para a sobrevivência das plantas. Essas pequenas glândulas produzem metabolitos secundários que ajudam a proteger as plantas contra potenciais ameaças, tais como insetos predadores e altas temperaturas.

Coletar kief nada mais é do que separar essas glândulas das flores e guarda-las até acumular uma boa quantidade. Esta pilha de tricomas pode ser usada de várias formas, todas elas altamente psicoativas.

Como Coletar Kief
O kief é uma das formas concentradas de Cannabis mais simples e fáceis de trabalhar. A maneira mais fácil de coletar kief é a partir de buds adequadamente secos e curados. Flores molhadas ou incorretamente secas não serão fáceis de triturar, o que automaticamente também dificulta a separação dos tricomas.

A forma mais tradicional para coletar kief é com dichavadores de três ou quatro partes. Nesses dichavadores, você coloca suas flores no primeiro compartimento, onde estão os dentes. Após a trituração, todo o conteúdo dichavado cai por pequenos buracos, com tudo ficando em cima da chamada “tela de kief”. Entre tudo que cai nessa tela, apenas o kief é peneirado para a parte mais abaixo. Essa parte acumulará o kief de cada sessão, e logo você terá um monte de kief para usar como quiser!



Como Utilizá-lo?
Quando você acumular uma boa quantidade, poderá decidir como usar. Como já foi dito, esse tricoma em pó pode ser usado de muitas maneiras para proporcionar brisas potentes. Além da transformação em hash com uma prensa de pólen que explicamos no início do post, mencionaremos abaixo outras três formas comuns:

  • 1. Adicione no Baseado
    O kief pode ser usado para dar um toque especial nos seus bolados. Basta adicionar um pouquinho à mistura antes de enrolar. Isso vai aumentar muito a potência do beck; ideal para usar com strains menos potentes. Outra forma bastante criativa de usar o kief é “polvilhá-lo” por cima do baseado. Para garantir essa aderência, basta passar um pouco de óleo canábico ou lamber a seda e bolar em cima de uma bandeja com kief.
  • 2. Faça Receitas
    O kief pode ser infundido à cannabutter (manteiga canábica), que pode ser usada em praticamente qualquer receita de comestíveis. Adicione a bolos, brownies, molhos, etc. Como já dissemos no nosso post sobre comestíveis, lembre-se sempre de descarboxilar a maconha antes de cozinhar. Lá, a gente explica direitinho como funciona o procedimento. Resumidamente, você deve expor a Cannabis a uma temperatura de 110 °C por aproximadamente 40 minutos; isso converte o THCA em THC psicoativo.
  • 3. Transforme-o em Resina
    Considerando que você tenha acumulado uma grande quantidade kief, ele pode ser usado para fazer resina canábica. O procedimento é simples e só exige duas coisas: um papel de extração e um ferro de passar (uma chapinha de cabelos também pode ser usada). Coloque o kief no papel de extração e dobre-o. Depois basta pressionar de forma firme o papel com o ferro quente. Pronto. #FicaADica: essa resina é ideal para sessões com oil bongs!