Uma das principais bandeiras do consumo consciente e responsável de qualquer droga é o conhecimento: saber o que fazer e o que esperar é fundamental para ter uma experiência agradável e que acrescente à sua vida. Então, em algum momento, bate aquela dúvida: será que é possível ter uma overdose de maconha? Vem com a gente que é sobre isso que vamos conversar hoje.

Desmistificando
Dentre os inúmeros usos da Cannabis, o uso recreativo é provavelmente o mais bombardeado por desinformação. Seja por jamais ter aprendido a respeito na escola ou por ter crescido em uma família conservadora em que o assunto era tabu, ainda hoje tem muita gente que não entende direito como a coisa funciona e não busca se informar. No entanto, com o passar do tempo temos visto crescer o interesse e uma consequente busca pela verdade a respeito de tudo que gira ao redor dessa planta, e é exatamente esse o ponto do qual vamos partir.

Overdose
Afinal de contas, o que é overdose? Essa é uma palavra emprestada do inglês que significa “superdose”, ou a experiência em que uma quantidade excessiva é consumida e gera efeitos diferentes dos observados em doses menores, geralmente efeitos nocivos. Uma overdose pode ser considerada acidental ou proposital, portanto, e traçar uma linha entre uma dose que seja considerada segura e outra que apresente efeitos indesejáveis é mais fácil para algumas substâncias, mais difícil para outras.

No seu entendimento mais popular o fenômeno da overdose está mais ligado ao consumo de diferentes substâncias, seja de drogas ou remédios, por exemplo, mas não se engane: o conceito científico é válido para praticamente qualquer coisa que você coloque em seu organismo. É possível ter uma overdose de água, de café, de comida, de um remédio: tudo que for consumido em excesso tem um potencial de causar algum estrago ao seu corpo.

Assim, para muitas substâncias que são extensamente estudadas e esmiuçadas, como fármacos e remédios, é possível fazer uma análise detalhada que determine o limite entre uma dose segura e quantidades excessivas potencialmente danosas. Mas será que já chegamos ao ponto de alguém tentar investigar o que seria uma overdose de maconha?


Maconha Demais?
A toxicologia – ciência que estuda a toxicidade e os efeitos das substâncias nos diversos organismos – define alguns princípios básicos para suas análises de overdose: exposição, absorção, distribuição, acumulação e eliminação. Em outras palavras, são estudados a forma como a substância entra no organismo, de que modo ela é absorvida, como ela circula pelo corpo, se ela acumula e se é eliminada.

No caso da maconha, a análise que mais faz sentido é a do uso mais popular: quanto teria de ser fumado para se alcançar uma overdose? Alguns estudos apontam que seria necessário fumar cerca de 700 quilos de maconha em quinze minutos! Mesmo que esse feito fosse humanamente possível, você provavelmente morreria antes devido ao efeito prejudicial da fumaça – não dos efeitos das substâncias da Cannabis.

Mas quanto mais o universo canábico expande, mais se descobrem formas variadas de usos recreativos da maconha, certo? Apesar de muita gente preferir fumar com um bong ou na seda, cada vez mais formas alternativas como produtos comestíveis tem ganhado mercado com um público que não se adapta à cultura do fumo. Mesmo assim, não precisa entrar em pânico: estima-se que seria necessário consumir cerca de 50g de THC – a principal substância psicoativa da maconha – para ter 50% de chance de morrer. Desse modo, mesmo com os comestíveis mais potentes, é provável que você tivesse problemas ligados antes ao excesso de sal ou açúcar.



Tá Liberado... ou Não?
Agora que a maior dúvida ficou pra trás, já podemos conversar um pouco melhor sobre o assunto: apesar de ser virtualmente impossível morrer de maconha, não significa que não exista algo como consumo excessivo! E pra pensar a respeito disso, vamos entender uma coisa: a maconha é uma droga considerada depressora – em comparação com outras substâncias, que são consideradas estimulantes. Isso quer dizer que, de maneira geral, o uso recreativo da maconha causa um efeito relaxante no corpo.

Mas como outras substâncias depressoras, o uso em excesso em curto período de tempo ou o uso concomitante com outras drogas depressoras – como o álcool – podem levar a um relaxamento excessivo, uma sensação de letargia: é aquela vontade excessiva de dormir, descansar, ficar jogado no sofá sem fazer nada.

Outro efeito bastante comum do uso de uma dose excessiva de maconha é a diminuição dos reflexos e da coordenação motora, também presente em outras substâncias depressoras. É por esse motivo que um consumo consciente leva em conta o tempo e as atividades a serem realizadas depois do uso: evite precisar fazer coisas que exijam muita coordenação como atividades físicas intensas e dirigir.

Entrando num lado mais técnico, uma característica que define a maconha como substância depressora é seu aspecto vasodilatador, que é o que causa o relaxamento de maneira geral. Doses excessivas podem levar a uma queda de pressão e aumento da frequência cardíaca para compensar esse relaxamento do sistema circulatório.

Por fim, é preciso sempre lembrar que o uso excessivo pode levar ao desenvolvimento da tolerância e que o uso contínuo pode contribuir para o agravamento de sintomas mentais como ansiedade e paranoia.

Na Onda
Agora que você já sabe que ter uma overdose de maconha beira o impossível, mas que ainda assim é possível fazer um uso excessivo, basta entender: o que fazer quando a brisa é demais?

Em primeiro lugar, lembre-se de que os efeitos da maconha são temporários e que passarão em algumas horas; portanto, basta relaxar e esperar. Comer algo leve e permanecer hidratado também ajuda em mitigar alguns efeitos indesejados. De preferência, procure estar em um ambiente confortável e conhecido e que proporcione uma sensação de relaxamento e tranquilidade. Se for possível, prefira estar na companhia de pessoas experientes e que saibam que você está consumindo maconha. Faça tudo sempre de forma consciente e bem-informada!

E, pra finalizar, aí vai uma dica da King Bong: experimente queimar um incenso enquanto relaxa e aproveita a brisa!