Maconha Mofada

Essa é uma experiência pela qual (quase) todo entusiasta da cultura canábica já passou: chegou a hora de curtir seu verde e aí você sente aquele cheirinho que não é exatamente o perfume que está acostumado... A maconha mofou! E agora? Será que tem algum problema? Tem como consertar? Se liga no blog, que a gente vai dichavar o assunto aqui para você!

Como Identificar
Seja no bud ou no prensado, logo depois de adquirir ou ao achar aquele teco que estava guardado, não é difícil identificar o primeiro sinal do mofo: aquele cheiro de amônia logo diz que alguma coisa não está normal. Então você passa a prestar mais atenção e começa a perceber alguns sinais visuais, como alterações de cor que vão do branco ao laranja e marrom, e táteis, percebendo que existe um tipo de pó diferente ali. Lembrou de alguma experiência parecida? Pois é, sua maconha estava mofada!


Entendendo o Mofo
O mofo é causado pela presença de fungos, micro-organismos que se aproveitam das condições da planta para se proliferar. De modo geral, todo o ar que respiramos contém esses organismos e isso não causa problema de saúde algum. No entanto, quando esses fungos encontram um ambiente propício para desenvolver uma cultura e se proliferar, não é uma boa ideia colocar essa cultura para dentro do seu corpo seja de que modo for.

Se por um lado é verdade que o calor da combustão ajuda a neutralizar os fungos, por outro lado há um grande risco de se inalar uma quantidade significativa que não passa por esse processo. E do mesmo modo que os esporos do mofo/fungo encontraram condições favoráveis na planta para se desenvolver, é o que eles provavelmente encontrarão no seu pulmão...

O acúmulo de esporos no pulmão e o ambiente rico em matéria orgânica podem levar à rápida multiplicação e ao aparecimento de complicações que vão desde uma inflamação, de sintomas parecidos com a tuberculose, ao agravamento e aparecimento da aspergilose, que pode inclusive evoluir para uma pneumonia. Por isso, preste atenção: consumo consciente sempre leva em conta sua saúde!


Dá Para Evitar?
Algumas condições são necessárias pra o desenvolvimento do mofo: calor, umidade e nutrição. Quando se pensa no bud cultivado, os problemas relacionados ao surgimento do mofo geralmente envolvem o controle da temperatura, que pode estar mais alta do que indicado; ou de umidade, desde não ter um ambiente controlado até regar a planta em excesso, fazendo com que parte da água não seja absorvida, evapore e permaneça no ambiente; a problemas de espaço, quando as plantas acabam competindo por espaço por estarem muito próximas umas às outras.

Em se tratando de prensado, no entanto, o buraco é muito mais embaixo: falar da qualidade daquilo que a imensa maioria tem acesso no país é chover no molhado. Há problemas em quase todas as etapas do processo, desde a colheita realizada antes do tempo, passando pela não realização da cura e da secagem adequadas da planta, até o armazenamento em condições muito abaixo do ideal. Não é exagero afirmar que prensado e mofo fazem um casamento ideal.

Em ambos os casos, é importante entender que o mofo também pode se manifestar depois de a maconha já estar pronta para o consumo. É aí que entra o cuidado com o armazenamento: evite armazenar sua erva em lugares quentes e úmidos, e dê preferência para materiais que ajudam a manter e prolongar a vida útil da maconha. Objetos de vidro e aço inoxidável são ideais por controlar bem a umidade sem interagir com o conteúdo armazenado. Alguns plásticos podem reagir com a planta, então, se puder evitar, melhor. Caso seja possível investir um pouco mais, embalagens a vácuo são ótimas para a preservação. Uma boa dica é usar um sachê de sílica para controlar melhor a umidade.



Dá Para Resolver?
Para quem tem acesso e possibilidade de plantar, vale a pena perder um tempinho para estudar um pouco de agricultura e promover a saúde das suas plantas. Se quiser saber mais, esta é uma boa referência. Na maior parte dos casos, pequenos ajustes nos processos de desenvolvimento são suficientes para resolver eventuais problemas, sem ter a necessidade de fazer um investimento de maior porte. Seja pela quantidade de água usada na rega ou pela distância que separa uma planta da outra, cada detalhe pode fazer a diferença na qualidade final e na saúde do resultado obtido.

Apesar de não ser possível controlar a qualidade do prensado, é possível fazer alguma coisa para melhorar de leve a qualidade daquilo que é fumado: se você quer aprender a lavar seu prensado, dê uma conferida aqui. Sim, dá muito mais trabalho e é preciso estar atento a uma série de coisas, como usar uma temperatura de água adequada, por exemplo. Tenha em mente que você estará consumindo um produto ligeiramente mais saudável do que adquiriu, mas não é possível fazer milagre e transformar prensado em flor.

Portanto, fica o recado: a saúde deve estar sempre em primeiro lugar e, se puder, é melhor evitar consumir a maconha mofada. Mas como a gente sabe que nem sempre isso é possível, lembre que é possível tentar amenizar o problema e fazer um uso mais consciente e responsável.

Você já sabia das consequências de fumar maconha mofada? Com que frequência acontece com você? Adoraríamos te ouvir!