Prensado: como e por que lavar?

Confira dicas de como lavar e secar aquele verdinho, não tão verdinho assim.

Prensado: como e por que lavar?

Índice

.

É possível melhorar a qualidade do prensado?

Conhecido por muitos, amado por poucos, o prensado é mais uma das desgostosas realidades do maconheiro brasileiro. A verdade é que aquele cheirinho deliciosamente terpenado e maravilhoso gosto que esperamos da verdinha, é uma realidade distante para a maioria. Quando o assunto é prensado, o verde, o aroma e o sabor da planta, logo são substituídos por uma coloração escura e um forte odor de amônia, bem semelhante ao da urina. Mas fique tranquilo, neste post do King Blog, a gente te explica um pouco mais sobre o que é o prensado e te ensina uma maneira simples de amenizar - pelo menos um pouco - esta situação!

.

O que é o prensado?

O prensado é o resultado de um processo ilegal e descontrolado de produção e distribuição da maconha. É chamado assim porque as plantas de cannabis são colhidas, secas e prensadas em grandes blocos, geralmente sem qualquer cuidado com a qualidade do produto final. Essa forma de comercialização é comum em países onde a maconha ainda é ilegal, é mais acessível em termos de preço, mas geralmente possui qualidade inferior e contém impurezas, como sujeira, mofo, resíduos, insetos e até mesmo agentes químicos utilizados durante o cultivo.

.

Por que lavar o prensado?

Lavar o prensado é um procedimento essencial para melhorar sua qualidade e aumentar a segurança antes do consumo. A lavagem envolve a imersão do prensado em água, permitindo que as impurezas se dissolvam e sejam eliminadas. Existem alguns motivos pelos quais a lavagem é fundamental:

  • Remoção de contaminantes: Como mencionado anteriormente, o prensado pode conter diversos contaminantes, incluindo produtos químicos nocivos e microrganismos prejudiciais à saúde. A lavagem ajuda a eliminar esses elementos indesejáveis, tornando o produto mais seguro para o consumo.

 

  • Melhoria do sabor e aroma: O prensado muitas vezes possui um gosto desagradável e um cheiro ruim devido às impurezas presentes. A lavagem pode ajudar a reduzir essas características indesejáveis, permitindo que o sabor e o aroma da maconha sejam mais agradáveis.

 

  • Redução de resíduos tóxicos: Os produtores de prensado costumam usar pesticidas e fertilizantes não regulamentados para aumentar a produção. A lavagem ajuda a remover parte desses resíduos, tornando o produto menos prejudicial para a saúde.

.

Como lavar o prensado?

Agora que você já sabe todos os motivos para lavar a sua verdinha, aqui vai um passo a passo simples para colocar isso em prática:

  • Separe o prensado: Antes de começar a lavagem, desmembre o prensado em pequenos pedaços. Quanto menor o tamanho, mais eficiente será a lavagem.

 

  • Aqueça a água: O ideal, para preservar os canabinóides, é manter a temperatura da água entre 75ºC e 80ºC.

 

  • Despeje a água: Coloque a erva em um pote de vidro e, aos poucos, despeje a água quente sobre ela. Caso haja necessidade, você pode repetir este processo até 3 vezes.

 

  • Coe: Usando uma peneira ou um coador de malha fina, coe o prensado lavado.

.

Como secar o prensado após a lavagem?

Agora que você está com o seu prensado limpo, não pode pecar durante o processo de secagem. Afinal, você não vai querer que o seu trabalho tenha sido em vão, não é mesmo? O processo de lavagem envolveu a remoção de impurezas e contaminantes, e agora a secagem completa é essencial para evitar o mofo e obter uma erva com a umidade adequada. Então calma, você já está quase lá, siga à risca as instruções de secagem abaixo e não queime a largada!

  • Prepararo: Certifique-se de que o prensado foi lavado adequadamente. A lavagem envolveu imersão em água para remover impurezas, seguida de secagem em uma superfície absorvente.

 

  • Controle a umidade: Antes de iniciar a secagem, verifique se a cannabis está úmida ao toque. Ela deve estar úmida, mas não encharcada. Caso ainda esteja muito molhada, remova o excesso de água com papel toalha delicadamente.

 

  • Espalhando a Cannabis: Distribua a cannabis lavada em uma camada fina e uniforme sobre uma superfície adequada para secagem. Pode-se usar uma tela de secagem ou até mesmo um prato revestido com folhas de papel toalha. Garanta que a cannabis fique bem espaçada e sem aglomerações, proporcionando uma secagem mais rápida e homogênea.

 

  • Ambiente de Secagem: Escolha um local adequado para a secagem. Deve ser um ambiente fresco, arejado e com baixa umidade. Evite expor a cannabis diretamente à luz solar intensa, pois isso pode degradar os compostos ativos.

 

  • Aguarde a Secagem: Deixe a cannabis secando no ambiente escolhido por, no mínimo, dois dias. O tempo exato de secagem dependerá da umidade relativa do local e da quantidade de cannabis.

 

  • Verificação da Secagem: Verifique a cannabis regularmente durante o processo de secagem. Sua verdinha estará pronta quando estiver seca ao toque e quebradiça.

 

O processo de secagem vai exigir um pouco mais de paciência da sua parte, por isso sugerimos que você deixe uma cotinha reservada enquanto aguarda. De qualquer forma, por mais demorado que possa ser, existem algumas dicas que podem ajudar a acelerar este processo. O uso de desumidificadores, ventiladores, a constante substituição do papel de secagem, são orientações valiosas que podem encurtar a sua espera.

Ah, importante: não tente acelerar o processo de secagem no forno de cozinha, isso fará com que a cannabis perca algumas de suas propriedades fundamentais para o sucesso de suas sessões!

.

Conclusão

Agora que você já sabe como e por que lavar o seu prensado, chegou a hora de botar em prática essas dicas. Faça o teste e depois compartilhe conosco como ficou o resultado! Com certeza, você vai conseguir dar um grau naquele seu verde - que nem sempre está tão verde assim.

 


 

Referências: