Detalhe do bong de viro sujo com resina e óleo

Limpar um bong pode ser uma tarefa complicada e demorada para quem não usa as substâncias ou métodos corretos.

Como limpar seu bong de vidro

Índice

Por que lavar o bong?

Muita gente, equivocadamente, pensa que só é necessário limpar o bong quando afeta o fluxo da fumaça ou entope. O que elas não percebem, ou não se lembram, é que tudo que fumamos vai para o nosso corpo.

Bactérias, mofo, fungos e vírus podem se proliferar rapidamente no seu bong e causar problemas respiratórios a longo ou até a curto prazo. Assim como devemos nos certificar se a maconha que estamos consumindo está limpa, o bong deve seguir um rígido controle de inspeção.

Fora os problemas relacionados à saúde, um bong sujo compromete o sabor do seu conteúdo, arruinando a experiência das suas sessões e cortando sua brisa. 

Como retirar a resina de maconha?

Se você já tentou usar sabão e água para se livrar do acúmulo de resina, deve ter percebido que, na verdade, ficou ainda mais pegajoso. Isso porque a resina só pode ser removida com componentes específicos, como, por exemplo, álcool, mistura de bicarbonato de sódio com vinagre e soluções limpadoras.

O que é resina de maconha?

Resina é basicamente uma umidade pegajosa que sai da planta quando queimada, se transformando em uma espécie de cola ou substância adesiva que endurece quando seca.

Quando você fuma maconha, a resina se infiltra e adere aos lados do seu bong ou pipe.

Isso, em conjunto com a fumaça, deixa a água do bong marrom com um tom amarelado e, com o passar do tempo, se acumula em uma camada escura, pegajosa, espessa e fedida. Por isso, recomendamos a limpeza de bongs e pipes sempre após cada uso.

Qual álcool usar para limpar bong?

Álcool isopropílico. Esse tipo de álcool, claro e inflamável, é muito utilizado em uma grande variedade de fins domésticos e comerciais. Ele é feito a partir de um processo químico diferente ao de fermentação tradicional.

Por ser um excelente agente de limpeza e desinfetante, é perfeito para limpar bongs, pipes, piteiras de vidro, etc.

O que pode confundir um pouco são suas variações em concentrações. Afinal de contas, deve-se usar qual concentração de álcool isopropílico na limpeza de bongs? 50%, 70% ou 99%?

70%. Essa é a melhor opção para o nosso propósito. O álcool isopropílico 70% mata germes dissolvendo a membrana plasmática das suas paredes celulares.

Então por que não devemos utilizar as concentrações de 50% ou 99%? As versões com concentração de 50% são quase inúteis para limpar bongs — ou qualquer outro objeto —, sendo mais indicadas para tratar pequenos cortes ou queimaduras. Você até poderia usar álcool isopropílico 50% para limpar suas peças, mas, sinceramente, talvez seja melhor, até usar sabão e água morna.

Agora você intuitivamente pensa: “então eu vou usar o 99% para matar ainda mais germes”. Só que não. Curiosamente, não. Na verdade, o álcool isopropílico 70% atua melhor como desinfetante do que o de 99%.

Isso acontece porque o teor de água na concentração de 70% desnatura as proteínas na parede celular e atua como um catalisador para a reação necessária para matar germes. Já o de 99%, que não contém sequer uma quantidade minimamente significativa de água, não consegue penetrar a parede celular, portanto, não será capaz de matar os germes.

Como lavar o bong de vidro?

O método a seguir é fácil e bastante eficiente. Recomendamos o uso de luvas descartáveis para evitar que pedaços que resina colem nas suas mãos.

  • Remova todas as peças adicionais: tubos downstem, bowls, nails, etc;
  • Derrame a água velha: pelo fato da água de bong ser resinosa e pegajosa, não é ecologicamente adequado jogá-la no ralo. Despeje a água em uma garrafa ou saco plástico selado;
  • Coloque o bong em um ziplock: lembre-se de usar um ziplock gigante para caber o bong com certa folga;
  • Despeje álcool isopropílico dentro do bong: o álcool deve ser adicionado no topo da coluna. Use mais ou menos 0,5 litros. Tudo vai depender do tamanho do seu bong. Outra forma de medir é colocar álcool para preencher seu bong até a metade;
  • Adicione sal à mistura: o sal ajuda na ativação do álcool para o combate à resina formada nas peças. Apesar de o sal grosso ser comum, nós da King Bong não recomendamos sua utilização. Com ele, as próximas etapas podem acabar danificando as partes internas mais delicadas do seu bong. Use uma boa quantidade para garantir que o sal faça sua parte no combate à resina;
  • Feche o ziplock e agite: não é necessário — nem recomendado — agitar como você faz com seu shake preferido. Isso pode danificar seu bong. Basta agitar de leve!;
  • Deixe de molho por meia-hora: isso vai deixar a fórmula agir. Esse passo nem sempre é necessário, vai depender mesmo de quão sujo você deixou seu bong ficar;
  • Tire seu bong e jogue o saco fora: essa é a principal vantagem do saco ziplock no método: depois do procedimento, você já joga o saco selado com água de bong suja fora de forma simples e prática. Isso evita sujeira na sua pia ou bacias impregnadas;
  • Enxágue o bong com água quente e sabão: detergente lava-louças neutro é bastante indicado. Lembre-se sempre de seguir esta etapa antes de usar o bong, já que, além dos restos da limpeza deixarem gosto, o álcool é inflamável!;
  • Limpe as peças adicionais: o procedimento de limpeza de bowls, downstems, nails e afins é semelhante ao dos bongs. A única diferença é que, por se tratar de peças pequenas com frestas e cantos, você pode precisar de escovas de limpeza para remover a resina. 

Detalhe de um bong de vidro durante o processo de lavagem

Como limpar o bong com bicarbonato?

O procedimento de limpeza com bicarbonato de sódio é basicamente o mesmo que o do álcool, mas você também vai precisar adicionar vinagre branco à mistura.

A única parte do procedimento que sofre alguma alteração é na hora de deixar de molho. Enquanto o álcool exige, mais ou menos, meia-hora de molho, o combo bicarbonato de sódio e vinagre vai precisar de algumas horas para obter os mesmos resultados.

Limpe seu bong em três passos

Você viu que os métodos anteriores incluem diversos passos e observações importantes, certo? E se nós te disséssemos que existe outro jeito? Um jeito bem mais rápido e prático, reduzido a apenas três simples passos. Não acredita? Então conheça melhor as soluções de limpeza.

Elas foram criadas com dois intuitos: serem eficientes e rápidas. Em alguns minutinhos você traz seu bong ou qualquer outra peça de vidro de “volta à vida”! Usaremos como exemplo dessa vez o ClearDog da DabDog.

  • Adicione a fórmula em uma bacia, vasilha ou pote e deixe o item de molho na solução;
  • Espere até a solução agir, descolando camadas de resina e eliminando germes e bactérias (deixe cinco minutos para peças pouco sujas e 20 minutos para peças imundas);
  • Enxague com água corrente (recomendamos o uso de escovas de limpeza para descolar as placas de sujeira com maior facilidade).

Está feito! Suas peças estarão novas de novo! Vale lembrar também que é possível reaproveitar a mesma solução por duas ou três vezes. Tudo vai depender de quão sujos estavam os itens que foram limpos.

Entendeu a importância de um bong limpo?

Bom, agora que o King Blog te contou os riscos e prejuízos de fumar em um bong sujo, está na hora de pôr os métodos de limpeza em prática!

Ah, e antes de mais nada, se você optou pelo conveniente uso do ClearDog, aproveite nossos preços imperdíveis. Temos garrafas de diferentes tamanhos para adequar às suas necessidades!

Referências: