Como limpar acessórios canábicos de silicone

Aprenda o passo a passo para higienizar e conservar seus acessórios canábicos de silicone.

Como limpar acessórios canábicos de silicone

Índice

Por que escolher acessórios canábicos de silicone?

Não há dúvidas de que os acessórios canábicos mais populares e de melhor performance são os de vidro. Só que, com o passar do tempo, tanto os fabricantes quanto os consumidores queriam algo diferente e inovador; a resposta para isso foi o silicone.

Apesar das inúmeras vantagens do vidro, o silicone tem um fator que desequilibra a disputa: é inquebrável! Além disso, permite a criação de uma variedade de designs maiores com muito mais facilidade. Os itens que popularizaram de vez o material no mercado de tabacarias foram os potes de silicone, popularmente conhecidos como “slicks”.

Mas claro que não poderia ser qualquer silicone, por isso, acessórios de silicone que prezam pela qualidade utilizam material gastronômico, que tem várias vantagens, mas, acima de tudo, é seguro para fumar ou armazenar dab e ervas.

Tudo isso é muito legal e interessante, só que uma questão surgiu e pegou quase todos desprevenidos: “qual é o jeito certo de limpar silicone?”. É sobre isso que vamos falar neste King Blog.

Lembrando que, caso você ainda não tenha conferido, já falamos sobre a limpeza de bongs e piteiras de vidro.

O que é resina em acessórios canábicos?

A culpada por toda aquela sujeira é chamada de resina, que é aquele líquido viscoso que se acumula dentro de bongs e pipes após cada uso. Ela consiste em uma combinação de partículas, incluindo matéria vegetal de Cannabis, óleos, cinzas e, no caso de bongs, água de bong. Tudo isso junto cria uma substância viscosa que é muito parecida com gordura.

O que não pode usar para limpar silicone?

Apesar de toda a sujeira, nunca use soluções químicas fortes em silicone. Em vez de usar componentes suaves, a maioria dos consumidores acaba cometendo o erro de comprar produtos de limpeza para bongs que foram criados para limpar vidro. O triste efeito colateral disso são danos graves ou até irreversíveis que, muitas vezes, levam o consumidor a pensar que a peça não tinha a qualidade adequada ou que silicone não presta.

Apesar da resistência ao tempo, altas temperaturas e a quedas, o silicone pode ser facilmente danificado por certas substâncias, como álcool e sal.

Pipe de silicone sendo lavado em água corrente

Como fazer solução caseira para limpar silicone

A maioria das receitas de limpeza de itens de vidro contêm ingredientes que podem danificar o interior de uma peça de silicone, por isso é importante usar a solução correta se você quiser que seu acessório dure o máximo possível. Felizmente, um bom limpador de silicone é bem fácil de fazer e só requer alguns ingredientes simples que você provavelmente já tem em casa.

Ingredientes:

  1. Uma xícara de água fervente;
  2. Um fio de detergente;
  3. 5 colheres de chá de vinagre de maçã (ou branco) sem álcool.

Instruções:

Junte todos os ingredientes em uma tigela e mexa até que tudo se misture e se torne uniforme. Essa receita de limpeza faz 1 xícara da solução, se você precisar de mais, basta multiplicar os ingredientes até obter a quantidade necessária.

Como limpar bong de silicone

Normalmente, os bongs de silicone têm duas partes, sendo essas a base e um bowl removível de vidro ou metal. A primeira coisa a fazer é remover todas as peças de outros materiais e deixar apenas as de silicone.

É importante usar uma tigela ou pote que caiba o bong que você quer limpar de forma submersa. Mas, atenção: não use um recipiente desnecessariamente grande, para não desperdiçar solução.

Primeiramente, coloque o bong no recipiente.

Depois, encha-o até o topo com a solução de limpeza, certificando-se de que a parte de dentro do bong também encha, já que é onde tende a acumular mais sujeira. Certifique-se de que a solução ainda esteja bem quente antes de despejar.

Deixe o bong de molho na solução por uma hora antes de iniciar a próxima etapa.

Passado o tempo indicado, você tem duas opções: a mais indicada é lavar embaixo de água quente com uma escova de limpeza adequada e fazer movimentos suaves para descolar a sujeira. Se você não tem a escova, você também pode lavar à mão. Já que o silicone é resistente a altas temperaturas, use a água mais quente que você aguentar. Para partes mais difíceis de alcançar, você pode utilizar um cotonete.

Agora, mantenha o bong sobre uma toalha seca ou folhas de papel toalha até secar. Pronto! Seu bong de silicone estará como novo de novo!

Bong de silicone sendo enxugado

Como limpar acessórios de silicone (pipes, slicks, nectar collectors, etc)

A solução e as instruções anteriores servem perfeitamente para limpar os outros itens, mas já que eles são bem menores e têm bem mais partes difíceis de alcançar, é recomendado um método alternativo. Ao invés de uma tigela ou pote, usaremos um ziplock.

No caso dos pipes, não esqueça de remover telas de vidro ou metal.

Coloque o item dentro do ziplock e insira solução o suficiente para enchê-lo inteiramente. Vale lembrar que não pode ser qualquer saquinho ziplock, já que vamos trabalhar com água fervendo, devem ser utilizados sacos mais resistentes!

Depois de encher, para evitar molhadeira, coloque o saco em uma pia e aguarde cerca de uma hora para descolar a sujeira. Após isso, enxágue à mão com água bem quente.

Está pronto! Seu item de silicone, mais uma vez, limpo como novo!

Comprar acessórios canábicos de silicone online

Agora que você sabe como limpar silicone corretamente, acabou o receio, né? Então não deixe de conferir nossa linha completa de itens de silicone, que vai desde bongs e pipes até os famosos slicks!

Referências: