Como limpar piteira de vidro

No King Blog de hoje você vai aprender a manter suas piteiras de vidro sempre como novas.

Como limpar piteira de vidro

Índice

Piteira de vidro na redução de danos

Você que se liga aqui no blog da King Bong sabe que uma das nossas bandeiras é o consumo consciente e responsável e que sempre falamos de redução de danos. Dentre as várias opções que você consegue encontrar por aqui – dos bongs aos materiais de coleta de resina, passando pelos potes de cura e muitos outros – uma das mais efetivas e práticas é o uso das piteiras. E hoje você pode conferir aqui algumas dicas sobre um assunto que todo mundo precisa saber: como cuidar da sua piteira de vidro?

Para que serve piteira de vidro?

Usar uma piteira quando for bolar tem diversos motivos práticos, não apenas estéticos:

  • Dá mais firmeza ao baseado, evitando que ele quebre ou desmanche;
  • Evita que você queime dedos e lábios;
  • Reduz as manchas e cheiro que ficam em você;
  • Diminui a temperatura da fumaça inalada, mitigando potenciais efeitos danosos.

Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos e modelos de piteira e cada uma tem uma relevância diferente: as piteiras de papel e similares são muito práticas, customizáveis, leves e fáceis de transportar, e algumas sedas como estas já incluem uma quantidade de piteiras destacáveis nos próprios livretos; existem também as piteiras de madeira que são uma opção interessante e bastante natural e podem ser reaproveitadas até certo ponto; mas as estrelas desse mundo são as piteiras de vidro.

Pessoa enchendo uma cuia de vidro com uma solução limpadora para limpar piteira de vidro

Piteira de vidro é melhor que de papel, por quê?

Um dos motivos pelo qual o vidro é usado em larga escala em tudo que envolve consumo – seja quando se pensa em armazenamento de comida, uso de produtos hospitalares ou em inúmeros outros segmentos, como o de tabacaria – é a qualidade de ser inerte. Um material inerte é aquele que não reage diretamente com o produto ou substância com que o vidro está em contato e, por isso, não afeta aquilo que está sendo usado.

Isso significa que a piteira de vidro vai oferecer a melhor experiência possível em termos de sabor: como não reage com a fumaça, quando se traga é possível sentir o gosto em toda sua essência.

Além disso, o vidro é um material resistente e durável, o que implica em um uso mais responsável em termos ambientais, já que ele não gera resíduos e é constantemente reaproveitado, podendo ser, inclusive, reciclado. Quem se preocupa com o meio-ambiente tem ótimos motivos para optar pelas piteiras de vidro.

Se não bastassem todas essas vantagens, as piteiras de vidro ainda têm uma funcionalidade bastante importante, principalmente os modelos mais alongados: o vidro ajuda a resfriar um pouco a fumaça inalada e ajuda a mitigar potenciais efeitos danosos. Tudo que puder ser feito para a redução de danos é bem-vindo!

Por que limpar a piteira de vidro?

Agora que você já se convenceu que a piteira de vidro é a melhor opção para você, vamos conversar um pouco sobre um aspecto bastante importante: a manutenção. Afinal de contas, para garantir que você tenha sempre todas essas vantagens que a piteira de vidro traz, é preciso prestar um pouquinho de atenção e ter algum cuidado com ela.

Primeiro, vamos entender uma coisa: tudo que é fumado passa pela queima, ou processo de combustão. É isso que gera a fumaça que é inalada. Essa fumaça é formada por alguns componentes volatilizados e particulados, e uma parte deles acaba se depositando na piteira e por isso a limpeza se torna essencial para a devida manutenção.

Mas não precisa ficar preocupado: esse é um processo relativamente simples e que não vai tomar muito seu tempo, e ainda há algumas opções para você escolher o que melhor funciona. De maneira geral, a ideia é usar um produto que remova o acúmulo e que higienize a sua piteira. Então, arregace as mangas e mãos à obra!

Pessoa de luvas enxaguando uma piteira de vidro em água corrente

Como limpar piteira de vidro: passo a passo

O primeiro passo é mergulhar a sua piteira e deixar de molho em alguma dessas opções:

  • Acetona;
  • Álcool isopropílico;
  • Solução de água morna e vinagre;
  • Solução de água morna e sal;
  • Solução de água morna e bicarbonato de sódio;
  • Solução própria para acessórios de tabacaria.

Deixe suas piteiras de vidro em um recipiente, de preferência de plástico, totalmente submersas em alguma dessas opções. Espere cerca de meia hora para que a sujeira seja parcial ou totalmente removida, depois remova as piteiras e enxague bem debaixo de água corrente e deixe secar ao ar. Você pode usar novamente as piteiras quando elas estiverem secas.

Aqui vão algumas dicas para você testar:

  • Para uma sujeira mais resistente – como nos casos em que se mistura tabaco ao fumo – aqueça levemente a solução de sua escolha, mas tome cuidado para não aquecer demais.
  • Você também pode agitar o recipiente que está usando para ajudar no contato da solução com a piteira – tome cuidado se estiver limpando mais de uma piteira ao mesmo tempo para evitar choques entre elas.
  • Também é possível usar um saquinho plástico para poder manipular melhor as piteiras.
  • Algumas soluções de limpeza podem acabar afetando as piteiras – principalmente as que têm alguma impressão ou logotipo quando são limpas com acetona. Nesse caso, prefira a solução com sal ou bicarbonato.
  • Se ainda assim a sujeira persistir ou se você tiver pouco tempo disponível, é possível fazer uma limpeza mais efetiva com uma escova própria para isso.

Tenha em mente que o cuidado que você dispensa às suas piteiras – em pouco tempo você terá algumas delas! – é o mesmo que cuidar de você, e que essa é uma mudança que vai trazer mais qualidade às suas experiências.

Por último, aí vai uma King dica: quer facilitar ainda mais a limpeza das suas piteiras de vidro? Então você precisa de um Tips Cleaner da DabDog — essa belezinha vem até com escovinha. Ah, e ele não serve não apenas para limpar, mas também para transportar as suas piteiras com total segurança. E o melhor de tudo é que seu bolso nem vai sentir, porque é baratinho!

Referências: