O uso de piteiras deveria ser obrigatório, de tão importante que são.

Os baseados e as blunts sempre foram e ainda são, pelo menos no Brasil, as formas mais tradicionais de consumir Cannabis. Só que, diferentemente dos bongs, por exemplo, esses métodos de consumo podem causar danos à saúde a longo prazo. Além dos bongs filtrarem impurezas com sua própria água, alguns modelos têm suporte para pedras de gelo e até mesmo filtros especiais, chamados de percolators.

Beleza, já sabemos que os bongs são maravilhosos, mas este post é sobre filtros, então voltemos ao assunto. Neste King Blog, você vai aprender tudo sobre as piteiras, que permitem aproveitar os benefícios da praticidade das sedas sem zoar seu pulmão, sua garganta e sua experiência.

Piteiras — quais são os tipos e para que servem.

Para que Servem as Piteiras
Uma das principais funções das piteiras é tornar as sessões com baseados tão prazerosas quanto as com bongs. Os baseados exigem a queima do papel que, por sua vez, pode ter sabores adicionais ou simplesmente emitir partículas prejudiciais.

Então, no final das contas, você não está só fumando seu conteúdo, mas também, inevitavelmente, papel. Mesmo assim, esse não é o principal problema. O ruim mesmo é quando pequenas partículas ou resina acabam na sua boca. Se nunca aconteceu com você, se considere uma pessoa de muita sorte.

Por fim, outro grande problema é a saúde, já que, a longo prazo, baseados sem piteiras podem proporcionar problemas de saúde, como: aumento do risco de câncer, falta de ar, irritação da garganta, etc. Usar uma piteira inibe esses e outros problemas.

Outras vantagens incluem: prevenção de desperdício, prevenção de queimaduras nos dedos e lábios, bolados mais firmes, mãos sem cheiro após as sessões, etc.

Para comprovar a diferença “no papel”, basta olhar para a sua piteira após a sessão, note que ela estará escura. Essas são as resinas e toxinas que foram filtradas. Isso é o que a piteira evitou que fosse para o seu pulmão. Ou seja, com uma piteira, as sessões ficam mais saborosas, com fumaça resfriada e pura, o que, ao mesmo tempo, reduz danos a longo prazo.

Qual é o Melhor Tipo de Piteira?
No mercado, existem vários tipos diferentes de piteiras. As mais comuns, e que serão abordadas aqui, são as de acetato, celulose, papel e vidro (sendo as duas primeiras mais conhecidas como filtros). Todas elas cumprem muito bem sua proposta, cada uma com seus prós e contras.

Vale notar que a filtragem excessiva pode ser um problema nos filtros, já que alguns componentes como THC e CBD podem acabar também filtrados, diminuindo a potência do seu beck. Mas não seu preocupe, a Bem Bolado percebeu isso e lançou seus incríveis filtros Jilter, que quando utilizados em conjunto com seu filtro são capazes de barrar exclusivamente componentes nocivos à saúde.

Diferenças Entre os Tipos de Piteiras


Filtros de Acetato
Esse foi o primeiro modelo do mercado e é o mais comum de todos. Geralmente vêm em sacos com quantidades consideráveis e ótimo custo-benefício. Eles retêm as impurezas de forma convincente e resfriam bem a fumaça.

O contra deles é a coloração que, em marcas de qualidade duvidosa, pode até ser resultado de química. Até mesmo em marcas confiáveis com coloração vegetal natural, a precisão de filtragem pode não ser tão boa quanto a de um filtro biodegradável de celulose, que falaremos a seguir.

Filtros de Celulose
Eles são a evolução natural dos filtros de acetato. A fabricação deles é feita sem corantes na fórmula, o que os torna biodegradáveis. Esses filtros são tão naturais que demoram apenas 28 dias para se decompor na natureza.

Eles são superiores na filtragem de impurezas e na preservação do sabor original do seu conteúdo. Por essas e outras, geralmente são um pouco mais caros do que seus irmãos de acetato.

Piteiras de Papel
Antes de falar sobre os prós e contras delas, vamos apresentar as suas duas variações mais populares: as perfuradas e as não perfuradas.

As não perfuradas são indicadas para quem tem mais experiência, para poder moldá-la como um origami para a forma desejada. Como elas não têm vincos ou linhas de destaque, você pode dobrar uma ou mais folhas em inúmeros padrões e estilos diferentes.

Já as piteiras perfuradas são mais recomendadas para quem é novato ou simplesmente quer mais facilidade na hora de dobrar. Em segundos, sua piteira de papel fica no formato de sanfona, o padrão mais indicado para a maioria das sessões. Os vincos e serrilhados podem ajudar também na hora de usar apenas meia folha em baseados mais finos.

A filtragem é excelente e varia de qualidade de acordo com a marca, tamanho ou modelo.

Os modelos mais indicados são os Brown ou os Premium da Bem Bolado, que é “colorido” de forma natural, por oxigenação.

Sobre os tamanhos, o que é melhor é relativo e varia muito. Teoricamente, quanto maior a piteira, mais ela filtra e resfria a fumaça, porém, ao mesmo tempo, uma piteira super large em uma seda single wide resulta em pouco ou quase nenhum espaço para pôr seu conteúdo. Então ache sempre um meio-termo entre esses fatores.

Piteiras de Vidro
Alerta de spoiler: deixamos o melhor para o final. As piteiras de vidro têm os melhores prós do mercado na categoria. Diferentemente de todas as piteiras anteriores, as de vidro são 100% reutilizáveis, ou seja, com os cuidados certos, podem durar para sempre. Indicamos a compra do kit limpador de piteiras da DabDog para conservá-las.

O modo de uso é um pouco diferente, ao invés de ser inserida dentro do baseado, o baseado pronto que deve ser encaixado na piteira de vidro.

Piteiras de vidro de alta qualidade, como as da Amnesia, por exemplo, são mais eficientes em resfriar a fumaça e reter impurezas, impedindo até a passagem de cinzas.

Bom, como nem tudo são flores, as piteiras de vidro também têm um contra: são de vidro. Pelo material, você deve sempre tomar todo cuidado do mundo para não as derrubar, senão, já Élvis.

Você também deve tomar cuidado com o transporte, porque deixar elas soltas na mochila ou abaixo de objetos pesados também podem resultar em cacos de vidro. Por sorte, existem algumas boas opções no mercado para transportar suas piteiras, como cases com compartimentos ou até acessórios específicos.

Última Ponta
O uso de piteiras vai, sem dúvidas, ajudar a melhorar a sua experiência na hora de fumar um clássico baseadinho. Elas melhoram a qualidade do fumo, tornando tudo mais suave e saboroso, sem surpresas desagradáveis como pedaços de resina na sua boca. Além de serem quase obrigatórias para quem se importa com a saúde.

Existem muitos tipos por aí, cabe a você pesar os prós e contras de cada uma na hora da sua escolha. As descartáveis podem ser mais baratas, porém, com o tempo, você vai acabar gastando mais do que comprando uma reutilizável.

Aí vai uma King dica: na hora de comprar piteiras descartáveis, como as de papel ou os filtros, calcule a quantidade para bater com as sedas. Assim, você nunca vai ter que correr o risco de fumar sem todos esses benefícios.

Agora que você sabe o quanto as piteiras são importantes, confira nossa linha completa com o melhor preço do Brasil!