Se você quer comprar um bong, a parte mais difícil é saber qual escolher. Os bongs não só têm vários formatos, cores e tamanhos (desde portáteis, até gigantes), mas também são fabricados em diversos materiais. Qual é a diferença entre bongs feitos de vidro, silicone e acrílico? Mais além, quais são os prós e contras de cada um? Isso é o que vamos analisar.

Bongs de Acrílico
Acrílico é um tipo de plástico que é frequentemente utilizado como uma alternativa para o vidro. O acrílico pode ser moldado facilmente, por isso, os bongs de acrílico podem ser produzidos em massa, se tornando a opção mais em conta. Pelos preços baixos, eles são ótimas opções para quem não quer gastar muito, mas quer um produto decente.

O acrílico é bastante tolerante ao desgaste natural, sendo extremamente durável e difícil de quebrar. Apesar disso, eles não são inquebráveis. Por serem mais espessos e não pesarem muito, são ótimas pedidas para levar para festas e rolês no dia a dia. E mesmo se seu bong de acrílico acabar quebrando, o prejuízo é bem menor.

Então, qual é a desvantagem dos bongs de acrílico? É simples: eles têm o pior gosto entre as demais alternativas. Isso acontece porque o plástico libera odores quando superaquecido, o que pode comprometer o sabor da sua maconha. Pior ainda, alguns modelos muito vagabundos podem até conter substâncias prejudiciais à saúde.

Vantagens dos Bongs de Acrílico
• São mais em conta
• São leves
• São espessos e duráveis
• São fáceis de transportar
• Têm maior variedade de formatos e cores

Desvantagens dos Bongs de Acrílico
• Têm sabor inferior aos outros materiais
• Parecem mais frágeis
• Possuem alguns modelos muito vagabundos que podem fazer mal à saúde

Bongs de Silicone
Os bongs de silicone são únicos. São feitos do mesmo material das formas de silicone de cozinha (silicone gastronômico). Eles são macios e maleáveis, assim como borracha, e têm a vantagem de serem antiaderentes; por isso que o silicone é tão popular no mercado canábico como material de slicks, potes, cuias, etc. Recentemente, os bongs de silicone têm ganhado bastante destaque no mercado.

A maior vantagem do bong de silicone é seu sabor neutro. Como os bongs de silicone são feitos do mesmo material que utensílios de cozinha, isso significa que são resistentes a altas temperaturas e não produzem nenhum odor desagradável. Alguns usuários consideram que, no quesito sabor, os bongs de silicone são pau a pau com os de vidro. Outra grande vantagem é que os bongs de silicone são inquebráveis. Existem modelos leves que você pode, inclusive, dobrar para caber em malas pequenas ou cases. Os bongs de silicone são ideais para festas ou qualquer ocasião aleatória onde esteja na hora de "fazer a cabeça". Eles também são muito fáceis de limpar — deixando de molho, por exemplo.

Então, quais são os contras dos bongs de silicone? Primeiramente, eles não são transparentes como seus irmãos de vidro, então não dá para ver a mágica acontecendo, a não ser que você olhe de cima. Outro ponto é a estética: os bongs de silicone não são tão estilosos. Embora alguns modelos sejam sim bonitos, a maioria deles não são exatamente ideais para impressionar amigos ou decorar seu cantinho. Também pelo seu material maleável, eles raramente acompanham recursos adicionais, como percolators.

Vantagens dos Bongs de Silicone
• Proporcionam sabor neutro
• São praticamente inquebráveis
• São perfeitos para o transporte
• São fáceis de limpar

Desvantagens dos Bongs de Silicone
• Não são transparentes
• Não têm tanto estilo
• Não costumam ter recursos adicionais

Bongs de Vidro
Pergunte para qualquer usuário mais experiente, que ele vai te dizer que os bongs de vidro são os melhores. Eles não só irradiam uma aura luxuosa, mas também são feitos de vidro borossilicato alemão, material robusto e de confiança. E não para por aí! Os bongs de vidro também são não absorventes, antibacterianos e antiodores. Esses são os motivos de porque o vidro vem sendo usado desde os tempos mais antigos para a fabricação de garrafas e potes para comidas, bebidas, remédios, ervas e afins. Outra vantagem do vidro é que ele não conduz tanto calor quanto outros materiais, sendo mais confortável na hora de manipular. Em outras palavras, é o material perfeito para bongs!

Mais além, a natureza do vidro permite o molde em quase qualquer forma e formato imaginável. Os vidreiros estão cada vez mais criativos, produzindo modelos que superam todos os limites de imaginação e design. Até mesmo os modelos mais comuns são feitos à mão com máxima precisão.

O sabor puro incomparável que um bong de vidro pode proporcionar é a razão pela qual os usuários o consideram o ápice da experiência do consumo de maconha. E também tem um toque elegante que os outros bongs simplesmente não podem proporcionar. E até mesmo seus modelos mais simples possuem esse toque.

Mas e aí? Quais são as desvantagens dos bongs de vidro? Considerando que eles são feitos à mão, eles são, de longe, a opção mais cara. Outro ponto é que eles são mais quebráveis do que os dos outros materiais. Dito isso, bongs de vidro de qualidade devem ser fabricados com vidro espesso capaz de suportar uma batidinha aqui e, quem sabe, uma quedinha ali. É comum que alguns usuários possuam um bong de vidro para o uso caseiro e um de acrílico ou silicone para festas e rolês.

Vantagens dos Bongs de Vidro
• Proporcionam melhor sabor
• Têm aparência luxuosa e elegante
• São, na maioria das vezes, feitos à mão
• São não absorventes
• Têm, na maioria das vezes, recursos, como percolators

Desvantagens dos Bongs de Vidro
• São caros
• São pesados
• São quebráveis

Cabe a Você Decidir
O tipo de bong que você vai comprar depende de pelo menos dois fatores cruciais: onde você planeja usar e quanto você está disposto a gastar. Se você pretende usar na rua, o modelo de silicone é uma melhor pedida do que um de vidro, por exemplo. Se a grana estiver curta, um bong de acrílico é uma boa pedida. Mas se você quer o melhor na questão de estilo e sabor, os de vidro são a melhor opção.

No final das contas, independente do bong que você escolher, tenho certeza que você terá sessões memoráveis. Então escolha seu modelo e boas bongadas!