Descubra porque escutar música "chapado" é uma das melhores experiências da vida.

Por Que a Cannabis Faz a Música Soar Melhor?
Não há nada mais relaxante do que ouvir uma boa música. Mas sabia que tem como tornar essa experiência melhor ainda? Com Cannabis, é claro! A mistura de música e maconha proporciona uma sensação única. Você nunca mais ouvirá a música do mesmo jeito de novo. Mas qual é a explicação desse fenômeno? Leia até o fim para saber.

Já é clássico: acender seu bolado com sua seda favorita, com sua música favorita e relaxar no seu lugar favorito aproveitando cada segundo desse momento tão precioso. Mas por que a música sempre soa melhor quando estamos "chapados"? Nesse artigo falaremos sobre alguns fatores que podem contribuir. Tentaremos explicá-los da forma mais direta possível para fazer você entender como você sente a música na "brisa".

A Cannabis e Você
Para começar a entender, precisamos ir mais a fundo. Não filosoficamente, mas cientificamente.

Primeiramente, sabe-se que a Cannabis afeta a área do cérebro que processa os estímulos auditivos. Existem muitos testes em que os participantes afirmaram ter maior facilidade para se lembrar das letras, perceber mudanças de som, ritmo e outros detalhes que tornam as músicas mais complexas. Alguns participantes também afirmam que a Cannabis quebra a linha entre a percepção sonora e visual, resultando em um fenômeno chamado sinestesia (onde é possível "ver" sons).

Cannabis e Música: Qual é a Conexão?
Há muitas teorias sobre o porquê da Cannabis produzir um efeito tão reativo na nossa experiência musical. Elas abrangem desde a nossa percepção de tempo até um efeito placebo passivo. A seguir abordaremos algumas ideias mais práticas do motivo da música soar diferente.

Percepção de Tempo
A Cannabis tem um grande impacto na nossa percepção de tempo, bem como no nosso relógio interno. Isso potencialmente eleva os sentidos auditivos do ouvinte, tornando a música mais "detalhada"; isso porque eles têm "mais tempo" para analisar o que estão ouvindo.

Qual é a Importância do Sistema Endocanabinóide?
Como sabemos, a Cannabis ativa o nosso sistema endocanabinóide. Esse é um sistema biológico que monitora as funções do cérebro, como dor, memória e humor. Quando esse sistema é estimulado, é natural que mudanças fisiológicas na cognição façam com que os usuários experienciem um estado mental mais focado. Nesse estado você é capaz de prestar mais atenção e perceber partes mais sutis da música.

Placebo e Relaxamento
Outra razão pode ser simplesmente o efeito placebo. Talvez pensemos que a música é mais detalhada e que as letras têm significados profundos simplesmente porque queremos acreditar nisso. Isso pode ser por causa do ritual de curtir música com o seu bem bolado. Para muitas pessoas, não só antes de fumar um baseado, mas em várias atividades do dia a dia, tudo começa colocando a música certa — assim como a fumaça envolve os pulmões, a música envolve a alma.

Cannabis e Músicos
Dos Beatles ao Bob Marley ou do Snoop Dogg ao Bob Dylan, o uso de maconha é frequentemente sinônimo de criatividade para muitos músicos (tanto do passado, quanto do presente). Isso faz alusão à seguinte ideia: muitos músicos compõem sob influência da Cannabis, fazendo com que os ouvintes tenham maior ligação com a música por estarem no mesmo estado mental do compositor no momento da criação, apreciando nuances sutis que podem passar despercebidas para o ouvinte comum.

O famoso astrônomo Carl Seagan falou muitas vezes sobre a importância da combinação de Cannabis e música durante sua vida. Ele explicou como isso influenciou sua mente e o permitiu que ouvisse a música de forma diferente, compreendendo melhor partes da teoria musical, como contraponto e harmonia. Se funcionou até para o Carl Seagan, quem somos nós para descordar?

No Final das Contas, Cannabis e Música Fazem uma Dupla Imbatível
No fim das contas existem muito fatores que influenciam positivamente a forma como você curte suas músicas sob efeito de Cannabis. Mas não importa o que exatamente faz com que as músicas soem melhor. A verdade é que há um consenso unânime entre os consumidores de que isso torna as sessões bem melhores. Então coloque aquela música especial, acenda seu beck, feche seus olhos e só aproveite.