Como a Cannabis afeta os cinco sentidos?

Com certeza você já percebeu que, depois de uma boa sessão, a comida fica maravilhosa e as músicas ficam magistrais. Mas qual a ciência por trás disso? Descubra agora.

Como a Cannabis afeta os cinco sentidos?

Índice

A maconha aguça os sentidos?

Os compostos da Cannabis interagem diretamente com receptores encontrados próximos ou dentro dos nossos órgãos sensoriais. Hoje vamos mergulhar na ciência que investiga como o THC e outros canabinoides influenciam o paladar, a visão, o olfato, o tato e a audição.

Quem já usou Cannabis, sabe o quão profundamente ela influencia a forma como percebemos o mundo ao nosso redor. Leva apenas alguns tragos para a maioria das pessoas começar a perceber essas mudanças sensoriais. Aquela música que você já ouviu centenas de vezes passa a ter toda uma nova cara, com harmonias que você se surpreende por nunca ter percebido que estavam ali. Já as paisagens, como pores do sol, ganham contornos épicos, com cada mínimo detalhe sendo perceptível. Claro, não podemos deixar de falar também sobre o paladar. Não só a maconha causa a famosa larica, mas também torna qualquer alimento infinitamente mais saboroso.

Mas como exatamente a maconha afeta os nossos sentidos? Continue com a gente neste King Blog para entender tudinho!

Como a Cannabis interage com o corpo

Os compostos da Cannabis interagem com o corpo de uma maneira incrivelmente ampla, mas específica. Através do sistema endocanabinoide, canabinoides como o THC e o CBD são capazes de alterar a atividade celular se ligando diretamente aos receptores ou alterando suas funções enzimáticas. O sistema endocanabinoide “supervisiona” essencialmente todos os outros sistemas do corpo humano, do sistema nervoso ao musculoesquelético, ajudando a manter essas áreas em um estado de equilíbrio — conhecido como homeostase.

Os canabinoides endógenos criados pelo corpo (conhecidos como endocanabinoides) desempenham o papel de sinalizar moléculas neurotransmissoras dentro do sistema endocanabinoide. No entanto, os canabinoides externos compartilham uma estrutura parecida com a desses compostos, o que lhes permite trabalhar de maneira semelhante e ainda mais profunda.

Os componentes do sistema endocanabinoide são particularmente abundantes no sistema nervoso central, onde ajudam a controlar o fluxo de neurotransmissores, o humor, o apetite e a memória. Como parte onipresente de nosso computador biológico, o sistema endocanabinoide também desempenha um papel na regulação do processamento sensorial em áreas incluindo os sistemas olfativo e visual. Fora do cérebro, o sistema endocanabinoide também está embutido em nossos órgãos sensoriais. Ele está presente na retina dos olhos, no núcleo coclear da orelha e nos receptores gustativos da língua, por exemplo.

Considerando que o sistema endocanabinoide desempenha um papel importante na forma como percebemos o mundo, e que os canabinoides da Cannabis são capazes de modular este sistema, fica cada vez mais interessante investigar os efeitos da planta e suas implicações em sentidos específicos.

Tudo bem, todo esse papo científico é muito bonito, mas, na prática, como exatamente a Cannabis influencia nossos sentidos? E o que acontece fisiologicamente para que essas alterações aconteçam?

Ilustração dos cinco sentidos e de um bud de Cannabis

Como a maconha influencia no paladar

Se perguntassem para todos os consumidores de Cannabis, a maioria responderia que a planta faz com que o sabor dos alimentos fique melhor. Ele eleva os sabores de pratos doces para outro patamar e destaca até o mais básico dos lanches; até mesmo um pão com manteiga se torna implacável durante uma larica monstra.

Ao contrário do que parece, as comidas não ficam mais saborosas só por causa da fome induzida pela larica. Em 2009, pesquisadores do Monell Chemical Senses Centre, no Japão, descobriram que os endocanabinoides atuam diretamente nos receptores gustativos da língua e tornam os sabores doces mais nítidos e fortes. O curioso é que, mesmo, na prática não parecendo verdade, segundo a pesquisa, a administração de endocanabinoides não tem impacto na percepção de outros sabores, como azedo, salgado e amargo.

Como a maconha influencia no tato

Como mecanoceptores, as células de Merkel desempenham um papel fundamental quando se trata do tato. Mais especificamente, essas células são essenciais para a sensação de toque e convertem estímulos externos em sinais elétricos que são então transmitidos por neurônios na pele. Embora a pesquisa permaneça escassa sobre a relação entre o sistema endocanabinoide, as células de Merkel e o tato, o sistema certamente está presente na pele.

Poucos estudos examinaram como os canabinoides influenciam o tato. Até agora, temos apenas dados subjetivos sobre o assunto. Um estudo de 2019 publicado no Journal of Sexual Medicine projetou uma pesquisa para coletar dados sobre como a Cannabis altera a experiência sexual. Um total de 144 dos 199 participantes (74%) relataram que a erva aumentou sua sensibilidade ao toque.

Como a maconha influencia na audição

Assim como a questão do paladar, a esmagadora maioria das pessoas que consomem Cannabis, se perguntadas, afirmariam que as músicas soam melhor depois de uma sessão. A planta parece ajudar a captar pequenos detalhes em uma música, além de fazer tudo parecer mais vibrante e intenso.

Mesmo parecendo contraintuitivo, pesquisadores da University College, em Londres, descobriram que quanto maior o teor de THC da Cannabis consumida menos esses efeitos acontecem. Por outro lado, quanto maior for a taxa de CBD, maiores serão as diferenças ao escutar música.

Em vez de mudar a maneira como detectamos o som, a Cannabis provavelmente aumenta as mudanças neuroquímicas que ocorrem quando ouvimos música. A música que gostamos leva a um aumento da dopamina; o mesmo que acontece ao consumir Cannabis.

Como a maconha influencia na visão

A ciência a respeito do impacto da Cannabis na visão permanece precoce e inconclusiva, especialmente em comparação com o paladar e a audição. Um estudo de caso realizado em 2004, publicado no Journal of Ethnopharmacology, sugere que o consumo de Cannabis pode ajudar a melhorar a visão noturna.

Além disso, descobertas mais cientificamente robustas obtidas por pesquisadores da Universidade de Granada mostram que a Cannabis pode alterar a percepção visual, a sensibilidade ao contraste, a visão tridimensional e a capacidade de foco dos olhos.

Como a maconha influencia no olfato

Embora conte com relatos bem menos frequentes, algumas pessoas afirmam sentir alterações na forma como sentem cheiros depois do ritual.

A pesquisa em humanos permanece inconclusiva aqui também, sendo, em sua maioria apoiada em relatos subjetivos. Já com animais, a história é diferente. Estudos mostram que animais administrados com Cannabis têm o olfato amplificado, induzindo até ao aumento da ingestão de alimentos.

Como a maconha afeta os cinco sentidos, afinal?

A Cannabis pode aumentar nosso apetite e o sabor dos alimentos, além de nos ajudar a ter uma nova perspectiva das músicas que amamos. No entanto, a ciência ainda não avançou o suficiente na questão da visão e do olfato. Já os resultados a respeito do tato, embora sejam promissores, ainda não são suficientes para afirmamos com certeza, ficando mais na base subjetividade.

Mas e você? Sente alguma alteração nos seus sentidos depois do seu momento de paz? Tem alguma história engraçada para contar? Conte para nós nos comentários. Vamos adorar saber suas experiências!

Referências: