Percolator: o que é e quais são os principais tipos?

Eles podem fazer toda a diferença em uma sessão com bongs. Saiba como funcionam e quais são os modelos mais comuns no mercado.

Percolator: o que é e quais são os principais tipos?

Índice

Percolators: saiba o que são

Os percolators são adições comuns não só a bongs, mas também a alguns modelos específicos de pipes e ash catchers. No exemplo dos ash catchers, eles permitem adicionar as funções dos percolators em um bong que não tenha essa característica, além de filtrar melhor a fumaça e inibir que cinzas e partículas atrapalhem o momento do seu ritual. Bom, mas os ash catchers são assunto para outro King Blog, por hora, foquemos nos percolators.

Se para você as bongadas são sagradas, com certeza já sabe pelo menos o básico sobre percolators. Mas se você é mais do time das sedas e pipes, eles ainda podem ser uma verdadeira incógnita.

Independente do seu caso, depois de ler este King Blog, você vai ser tornar expert no assunto! Explicaremos como os percolators funcionam no geral e depois mostraremos exemplos dos modelos mais comuns e especiais.

Percolators: como funcionam

Quando a fumaça viaja pelo seu bong e pela água interna, o percolator cria inúmeras bolhas que filtram e resfriam a fumaça antes dela ser inalada. Por isso, os percolators são considerados um dos componentes mais importantes para a redução de danos. Indo mais além, eles também, obviamente, resultam em experiências bem mais suaves e proveitosas.

A seguir, falaremos sobre os tipos mais tradicionais e suas diferenças.

Tubo dowsntem de vidro borossilicato modelo Five Arms com entrada de 18mm e encaixe de 14mm, cor transparente

Percolator no tubo downstem

Este não é exatamente um percolator, mas por fazer a mesma função, mesmo que em menor escala, decidimos incluir na lista. Alguns tubos downstem possuem pequenas fissuras na ponta inferior; esses modelos são superiores aos lisos. Isso porque são capazes de criar uma quantidade interessante de bolhas.

O melhor exemplo do mercado nisso é o tubo downstem Five Arms. Caso o seu bong não possua percolator, usar um tubo downstem assim já é um começo.

Bong de vidro borossilicato da marca Cultura Dab, modelo Honeycomb, cor transparente com filtro azul

Percolator Honeycomb

Os percolators Honeycomb são discos com furos. Alguns modelos mais avançados possuem dois ou até três discos. Por serem estrategicamente posicionados paralelamente à base e ao bocal, as bolhas fazem bastante efeito. Evidentemente, quanto maior a quantidade de discos, maior serão os benefícios.

Bong de vidro borossilicato da marca King Bong, modelo Inline, cor transparente com filtro âmbar

Percolator Inline

Os modelos Inline são um tubo horizontal com fissuras por toda sua estrutura. Quanto mais fissuras tiverem nesses percolators, maior a capacidade de filtragem e resfriamento da fumaça. À medida que o ar, a fumaça e as bolhas são criadas, você pode aproveitar bem melhor as suas sessões.

Oil bong de vidro borossilicato da marca Cultura Dab, modelo Matrix, cor branco

Percolator Matrix

Os percolators do tipo Matrix são conhecidos pelo “q” a mais que proporcionam à parte estética. Eles possuem forma cilíndrica e ficam posicionados no centro da base do bong. Ah, e seria um engano pensar que esse modelo se destaca só pelo design — por conterem fissuras tanto verticais quanto horizontais, as bolhas são criadas em muito maior quantidade e velocidade.

Bong de vidro borossilicato da marca King Bong, modelo Double Dome, cor transparente cor filtro preto

Percolator Dome

O percolator Dome é um modelo em forma de cúpula com suas fissuras presentes geralmente na parte de baixo. Suas bolhas viajam rapidamente para a base do bong, sendo bastante eficiente no que se propõe. Uma vantagem adicional desses modelos é a maior proteção contra respingos — eles impedem que a água do bong chegue até sua boca.

Bong de vidro borossilicato da marca Cultura Dab, modelo Double Tree, cor transparente cor filtro verde

Percolator Tree

Esses são bastante característicos e fáceis de distinguir. São compostos de braços com fissuras conectados a um tubo central. O ar sobe de baixo e é forçado através desse tubo, assim, ao descer pelos braços, cria um turbilhão de bolhas. Naturalmente, quanto maior a quantidade de braços, maior a qualidade das bongadas.

Bong de vidro borossilicato da marca Cultura Dab, modelo Classic com percolator Shower, cor transparente com filtro âmbar

Percolator Shower

Os percolators do tipo Shower chegam com tudo para dar um banho de purificação na fumaça do seu bong! Eles têm design cilíndrico e possuem fissuras nas extremidades dos seus diâmetros. As bolhas desse modelo batem na parede do bong, alternando entre subir e descer pelo corpo do bong. Isso não só é muito bom para a filtragem e resfriamento, mas também cria uma atmosfera única durante as sessões.

Bong de vidro borossilicato, modelo K68, cor transparente com filtros e coluna verdes

Percolator Swiss Cheese

Embora esse não seja um dos modelos mais tradicionais, tínhamos que acrescentá-lo na lista — seria um crime falar de percolators e não falar sobre ele. Os percolators Swiss Cheese são os mais exóticos e estilosos do mercado. Como o nome já diz, ele tem design de queijo suíço, sendo todo cheio de buracos. O ar é forçado em torno desses buracos, filtrando e resfriando a fumaça ao criar um poderoso vórtice de bolhas. Assim como o modelo anterior, o funcionamento desse é um espetáculo à parte.

E aí? Já decidiu qual é o seu favorito?

Agora que você viu o quanto um percolator é importante, além de ter visto os principais tipos, escolha o que melhor se adapta ao seu estilo e boas bongadas!

Além dos modelos das fotos, temos várias outras opções de compra no nosso vasto catálogo — tudo com aqueles precinhos camaradas! —, não deixe de conferir!