Os Bongs são feitos usando antigas técnicas de sopro de vidro. O que torna os bongs únicos, no entanto, é a sua complexidade em comparação aos outros acessórios canábicos de vidro. Bongs muitas vezes apresentam cores brilhantes, desenhos minuciosos e decorações elaboradas. Da mesma forma, muitos bongs vêm com componentes adicionais, como suportes de gelo e percolators. Tudo isso se soma a um processo muito interessante — e impressionante — de fabricação de vidro. Hoje falaremos sobre como os bongs são feitos.

Noções Básicas
Passo 1: Formação da Câmara de Água
Assim como na maioria dos pipes de vidro, os sopradores de vidro começam com um longo e fino tubo de vidro. O primeiro passo para fazer um bong é geralmente formar a câmara de água, já que ela também serve de base para o tubo.

O soprador de vidro usa um maçarico para aplicar calor no tubo de vidro. Isso expande o vidro para um cilindro muito maior. Usando um tubo de aço oco ou uma ferramenta chamada fole, o artista sopra ar para o vidro quente, fazendo com que ele se encaixe em uma grande bolha bulbosa. Enquanto sopra no vidro, o artista deve rodar continuamente o tubo de vidro para garantir que a base expandida não se torne desequilibrada ou desigual.

Enquanto o vidro permanece quente, o soprador molda a câmara até atingir o tamanho e forma desejados. Depois que a câmara de água é moldada, o artista usa uma ferramenta especial para fazer um buraco no lado da câmara. Esse buraco é onde o dowsntem encaixará, futuramente.

Passo 2: Fazer a Coluna
O soprador de vidro aplica então calor no tubo de vidro diretamente acima da câmara de água. Como esta parte do tubo se expande em um cilindro maior, o soprador novamente mantém tudo girando suave e uniformemente. Muitas vezes, um torno é usado para manter o cilindro perfeitamente uniforme. O soprador de vidro continua esse processo até que seja formado um cilindro longo e largo o suficiente para servir como coluna do bong.

Passo 3: Moldar o Bocal
Agora que a coluna do bong se formou, o soprador de vidro se concentra em moldar o bocal, localizado no topo da coluna.

Para fazer isso, eles aplicam calor mais uma vez para tornar o vidro maleável. A partir daí, eles começam a separar o bocal do resto da coluna para moldá-lo. Em seguida, alisam cuidadosamente as bordas do bocal, garantindo que não tenham pontas afiadas.

Passo 4: Downstem e Bowl
A maioria dos bongs usam dowstems e bowls removíveis, o que requer que o soprador de vidro os faça separadamente. Estas peças são feitas usando as mesmas técnicas de sopro de vidro usadas para criar o bong: aquecendo o vidro até que se torne maleável e usando uma combinação de rotação, sopro, e ferramentas para ampliar, moldar, e manipular o vidro quente.

Obviamente, o downstem e o bowl têm diâmetros e aberturas muito menores do que as do bong. O dowsntem deve caber de forma justa — nem com folga, nem apertado — no buraco da câmara de água. Da mesma forma, o bowl deve ter o tamanho certo para deslizar facilmente para dentro e para fora do downstem.


A Arte dos Bongs de Vidro: Estilo e Decoração

Como já mencionamos no nosso post sobre as vantagens dos bongs de vidro, eles também servem como peças de decoração. Alguns sopradores de vidro mais renomados fazem bongs incrivelmente detalhados e artísticos que ostentam etiquetas de preço acima de seis dígitos. Mas relaxa, para ter um bong estiloso você não ficar em dúvida entre comprar uma casa ou um bong, existem modelos bem mais acessíveis que dão conta do recado. Muitas vezes, incluem elementos estilísticos e artísticos, tipicamente na forma de cores, gravuras, ou até mesmo moldados em uma forma única.

Alguns sopradores de vidro adicionam cor derretendo pedaços de pigmento colorido ou vidro no tubo principal que é usado para fazer o bong. À medida que o artista forma o tubo, eles podem esticar e manipular essas pigmentações de cor em diferentes linhas e padrões.

Alternativamente, os artistas adicionam cor ao vidro através de um processo chamado “esfumação”. A técnica envolve vaporizar certos tipos de metal — muitas vezes prata, ouro ou platina — e passar esse vapor através do tubo de vidro inicial. Esse processo cobre o interior do tubo com o metal de modo que, à medida que o artista transforma o tubo inicial no bong, esse metal vaporizado estica e se transforma em padrões interessantes de cor.

Junto com a cor, sopradores de vidro muitas vezes gostam de adicionar vidro derretido no exterior do bong, criando míni esculturas ou desenhos no exterior da peça. O bong em si, pode ser feito em qualquer forma que o artista quiser — desde que tenha uma câmara de água, coluna, bocal, e abertura para dowsntem e bowl.


Acessórios Adicionais

Um bong “puro”, sem acessórios, já é uma das melhores opções para se fumar. Isso pelo resfriamento da fumaça, que proporciona sessões mais saborosas e com maiores taxas de redução de danos. Só que para deixar tudo ainda melhor, existem acessórios adicionais que podem tunar um bong. Os dois principais são:

Suporte de Gelo
Se trata de saliências internas que são estrategicamente moldadas na coluna do bong para segurar pedras de gelo. O gelo ajuda a reduzir a temperatura da fumaça significativamente, deixando as bongadas mais puras.

Percolator
Os percolators têm uma grande variedade de estilos, formas e tamanhos, mas todos eles têm em comum buracos projetados para criar uma ação borbulhante na hora que você puxa a fumaça. As inúmeras bolhas criadas adiciona uma filtração incrivelmente suave, estilosa e saborosa para a fumaça.

Em geral, estes e outros acessórios semelhantes também são feitos de vidro e criados através do mesmo processo de sopro de vidro assim como o bong.

Confira Nossa Linha Completa
Agora que você sabe como os bongs são feitos, não deixe de conferir nossa incrível variedade! Temos bongs com suporte para pedras de gelo, bongs com percolators, bongs artesanais, oil bongs, etc. Tudo sempre com os melhores preços e condições de pagamento.


Referência: