O guia definitivo de compatibilidade entre bongs e acessórios

Seu bowl quebrou? Quer trocar o tubo downstem ou adaptar seu bong para óleo? Chega aqui que explicamos tudo sobre as medidas padrão e como saber se tal peça vai servir no seu bong!

O guia definitivo de compatibilidade entre bongs e acessórios

Índice

.

Como funciona um bong?

Seja durante o consumo da erva seca ou de óleos e extrações, é somente quando a fumaça passa pela água que o bong tem seu real funcionamento. Sendo assim, para fazer o uso correto do bong, ele precisa de uma ligação entre o bowl - recipiente onde se coloca a erva - e a água inserida na base do bong. Se você quiser saber mais sobre isso, temos um artigo no blog explicando Como Usar um Bong.

Aqui, a ideia é falar de compatibilidades de peças e tipos de acessórios para o seu bong, como identificar os encaixes e tipos de itens necessários para tornar sua bongada a melhor possível.

A ligação entre a água e o bowl é feita por um tubo chamado de tubo downstem. Ele pode se apresentar na versão unida ao bowl, em uma peça única, ou na opção de uma peça independente que permite que você monte e combine acessórios da forma que quiser - sem esquecer de ficar atento à compatibilidade das peças, mas falaremos sobre isso mais para frente!

.

Tipos de tubo downstem

Agora vamos começar falando de 3 tipos básicos de tubo downstem que temos no mercado, confira alguns exemplos com bongs de nossa linha:

  • Tubo Downstem com Bowl - Modelo Simples

Comum aparecer em mini bongs e bongs de base pequena. Esse tipo de modelo não necessita de encaixe especial, ele apenas é colocado no furo do bong e conta com um fechamento de borracha para vedação.

Para esses modelos de bong, não é possível o uso de um tubo independente para a adaptação do uso com outros acessórios, o formato e tamanho desses modelos impedem essa compatibilidade.

Ah, normalmente esse tipo de bong costuma contar com um furo de respiro para liberar o fluxo da fumaça.

  • Tubo Downstem com Bowl - Modelo com Encaixe Padronizado

Esses tubos já têm um tamanho maior e contam com encaixes de tamanho padronizado pela indústria - os tamanhos mais comuns são 10mm, 14mm e 18mm. Eles não necessitam de borracha para a vedação. Seus encaixes possuem um formato cônico que os mantém unidos ao encaixar o tubo com bowl no bong.

Mas e se você tem um modelo de bong com tubo e bowl em peça única, será que tem como adaptar outros itens a ele? Tem sim! Por exemplo, os bongs da King Bong, Jah Bless e o Green Bless possuem o mesmo corpo, mas têm tipos de tubo diferentes. O Jah Bless possui bowl acoplado ao tubo downstem e o Green Bless conta com esses acessórios separados. Sendo assim, por possuírem o mesmo encaixe, o tubo com bowl em peça única do Jah Bless poderia ser facilmente substituído pelos acessórios do Green Bless.

  • Tubo Downstem Independente - Encaixes Padronizados

Esse tipo de modelo deve ser devidamente inserido no encaixe do bong e, é claro, com comprimento suficiente para que tenha contato com a água, sem tocar no fundo.

O modelo com tubo downstem independente conta também com entrada de tamanhos padronizados, para que possa ser encaixado o acessório que desejar: bowl, nail, ash catcher, etc.

.

Tamanho e tipos de encaixe

Agora que apresentamos esses três tipos básicos de tubos vamos falar sobre tamanhos e tipos de encaixe.

Os Bongs, normalmente, têm encaixes do tipo fêmea, o que significa que no corpo do bong você tem um detalhe que forma um tipo de entrada (informalmente falando, o buraco do bong).

Esse encaixe é padronizado e as medidas mais comuns são 10/14/18mm. Seu tamanho é definido pelo diâmetro interno da borda desta entrada. Então, se você quiser adquirir um tubo com bowl ou um tubo independente para o seu bong, precisa se atentar a compatibilidade deste acessório com o seu bong.

.

O comprimento ideal do tubo downstem

Como enfatizado anteriormente, é necessário que haja uma conexão entre os acessórios e a água. Por isso, é importante entender o comprimento do tubo. Isso porque, além de alcançar a água, o tubo não pode bater no fundo do bong.

O ideal é que seu tubo fique com a ponta entre 1cm e 1,5cm abaixo do nível da água. Mas como fazer este cálculo? O truque aqui é simples:

  • Verifique onde fica o nível de água em seu bong
  • Coloque um canudo/lápis/caneta dentro do encaixe
  • Verifique a altura ideal para que o canudo alcance o nível ideal de água
  • Marque o ponto do canudo que ficará no topo do encaixe
  • Retire o canudo e tire a medida deste ponto até a ponta inserida no bong
                •  

Ao escolher o tubo em nosso site, por exemplo, perceba que ele mostra a medida de comprimento total do tubo e a medida do topo do encaixe até a base do tubo (essa última foi a medida que tiramos do canudo).

Pronto, agora você já sabe qual o comprimento de tubo downstem que você precisa. Então basta procurar um tubo com uma medida próxima a essa que você tirou.

.

Configurações de tubo downstem

Se você comprou um tubo independente, vai precisar também do bowl ou nail adequado Por isso, é necessário saber também o tamanho da entrada de seu tubo downstem. Essa medida corresponde ao diâmetro externo do tubo.

Vamos falar, brevemente, sobre os tipos mais comuns de configuração de tubos?

 

  • Encaixe 18mm / Entrada 14mm Ou Encaixe 14mm / Entrada 10mm

Nesse caso, a entrada fica dentro do próprio encaixe. Então a cabeça do tubo é rente ao corpo do bong. Esse é um dos modelos mais usuais.

 

 

  • Encaixe 18x18 ou Encaixe 14x14

Em casos onde o encaixe e a entrada tem o mesmo tamanho, a entrada do tubo acaba ficando acima do encaixe, isso faz com que o tubo fique com a entrada saindo do bong, deixando o bowl mais afastado do bocal - uma importante medida de segurança para bongs pequenos e de mais fácil manuseio em bongs grandes.

.

Acessórios para tubo downstem fêmea

Então veja: você tem um bong com entrada fêmea, mediu a entrada, encontrou o comprimento do tubo e definiu o tubo que vai usar. Você também soube identificar o tamanho da entrada do mesmo.

Muito bem, agora já está quase tudo explicado, mas vamos para mais algumas dicas importantes.

Lembra que falamos ali em cima sobre a entrada do bong ser fêmea? Muito bem, esse termo é bem comum na indústria e se trata de um encaixe onde entra um pino. Esses encaixes tipo pino são comumente chamados de macho.

Pois bem, os tubos independentes que falamos até agora têm todos a entrada fêmea, o que significa que você precisa de um bowl, nail ou outro acessório com entrada de mesmo tamanho do encaixe tipo macho.

Para saber a medida do encaixe tipo macho, é necessário saber qual o diâmetro da maior parte do cone de encaixe.

.

Bongs com tubo downstem fixo

Existem no mercado alguns bongs que possuem o tubo downstem fixo ao seu corpo. Nesses modelos o encaixe do bong é ligado a um tubo na parte interna ou na própria estrutura do bong. Nesse caso, você não precisa de um tubo para fazer a troca de acessórios, pois ele já está fixo em seu bong. Você fará apenas a troca do acessório que deseja.

É importante lembrar que os bongs com tubos fixos podem ter um encaixe do tipo macho, fixo no bong. Em casos assim, devemos usar acessórios com encaixe tipo fêmea do mesmo tamanho do pino macho do bong.

Então, para definir o acessório apropriado, verifique o tipo de encaixe do bong, e faça a medição correta do tubo - como explicado anteriormente.

.

Como buscar o acessório ideal

Agora que você tem conhecimento de todas as características do acessório que busca, basta acessar nosso site. Os filtros podem ajudar bastante nessa localização:

Para finalizar, uma última - porém valiosa - dica: existem adaptadores que podem tornar seu bong e acessórios compatíveis. Basta se atentar, mais uma vez, aos tamanhos de encaixe e tipo de entrada.