Como lidar com uma abordagem policial caso esteja portando maconha

Você, com certeza, já gelou ao ver passar uma viatura. Não é mesmo? Então, confira seus direitos e como agir quando a abordagem realmente acontece.

Como lidar com uma abordagem policial caso esteja portando maconha

Índice

.

Introdução: abordagem policial e posse de maconha

Você já se perguntou o que fazer se for abordado pela polícia enquanto estiver portando maconha? A situação pode ser desconfortável e até mesmo assustadora, mas é importante saber como lidar para que não ocorra maiores complicações. Neste texto, damos algumas dicas de como agir durante a abordagem policial e o que fazer caso seja apreendido. Vamos lá?

Em alguns momentos a gente quase esquece, mas é importante lembrar que, no Brasil, a posse e o consumo de maconha (para a nossa infelicidade) ainda são considerados crimes - conforme previsto na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006). Por isso, é possível que uma pessoa seja abordada por policiais enquanto portando maconha. Nesse caso, é necessário saber como agir para evitar maiores problemas!

.

Como se portar durante a abordagem policial

A abordagem policial pode ser um tanto quanto desafiadora, por isso separamos algumas dicas sobre como você deve se comportar durante este tipo de abordagem:

  • Mantenha-se calmo e a tranquilo

Em primeiro lugar, é importante manter a calma e a tranquilidade durante a abordagem policial. Qualquer reação impulsiva ou exagerada pode ser interpretada como uma tentativa de resistir à ação policial, o que pode gerar consequências negativas. Assim, mesmo que se sinta injustiçado ou indignado, tente não se desesperar.

  • Tente passar credibilidade

Responda às perguntas feitas pelo policial de forma clara e objetiva, isso te trará uma maior credibilidade perante às autoridades.

  • Informe o policial sobre a posse da maconha

Ao ser abordado, é preciso informar ao policial que você está portando maconha. Esconder a droga pode agravar a situação, já que pode ser interpretado como uma tentativa de esconder provas ou dificultar a ação policial.

Ao informar ao policial sobre a posse da maconha, é provável que ocorra a apreensão da droga. Nesse caso, é fundamental cooperar e seguir as orientações dadas. É preciso lembrar, também, que a apreensão da droga não significa necessariamente que haverá uma prisão ou um processo criminal. Dependendo da quantidade e das circunstâncias da apreensão, o policial fará apenas um termo circunstanciado de ocorrência que nada mais é do que um procedimento simplificado para apuração de crimes de menor potencial ofensivo.

.

Sofri uma prisão em flagrante e agora?

Caso ocorra uma prisão em flagrante, saiba que, ao ser levado para a delegacia, você pode solicitar o acompanhamento de um advogado. Fique atento ao que for escrito no boletim de ocorrência e não assine nada sem ter certeza de que não agravará a situação no futuro.

.

Qual o limite máximo de gramas de cannabis para ser considerado usuário

Por fim, escutamos muita gente dizer: “Ah, mas parece que se você portar até 5 gramas de maconha, é considerado usuário”. Pois bem, há muitas teorias por aí, mas a verdade é que a lei não determina uma quantidade mínima para que o porte seja considerado tráfico ou não. Portanto, caso haja prisão em flagrante, consulte um advogado, pois a sua identificação como usuário ou traficante vai depender do contexto da apreensão e da avaliação e critérios do juiz.


Referências: