Presidente americano Joe Biden perdoa condenados por posse de maconha

Os EUA deram um grande passo para a total legalização da maconha em nível federal e assim, liderar a revolução canábica no mundo. O King Blog traz uma bomba que pode influenciar outros países, e se Jah quiser, aqui também.

Presidente americano Joe Biden perdoa condenados por posse de maconha

Índice

País tem leis estaduais independentes, mas que conflitam com leis federais

O presidente americano Joe Biden anunciou que perdoará pessoas com condenações federais por posse de maconha e também iniciará o processo de revisão da classificação da maconha em nível federal.

Lá, os Estados possuem leis independentes e decidem como tratar a questão de formas distintas até das leis federais, causando uma certa confusão.

Governo promete acelerar revisão de classificação da maconha

A declaração oficial da Casa Branca publicada em 6 de outubro garante que “revisará rapidamente” a classificação atual da planta, que hoje se encontra junto com opioides.

Medida beneficia mais de 6500 pessoas: condenados de 1992 a 2021 receberão o perdão

Essa medida afetará mais de 6.500 pessoas que foram condenadas por acusações federais por posse simples de maconha durante o período de 1992 a 2021 e milhares de outras condenações.

“Como eu disse antes, ninguém deveria estar preso apenas por usar ou possuir maconha”, tuitou Biden. “Hoje, estou tomando medidas para encerrar nossa abordagem fracassada.”.

Os ativistas mais influentes estão cautelosamente otimistas, lembrando que os esforços para uma reforma real da cannabis em nível federal estão em andamento há décadas. Desde 1965, quase 29 milhões de americanos foram presos por violações relacionadas à maconha – por atividades que a maioria não acredita mais que deveriam ser um crime.

O mercado americano é pioneiro das head shops, lojas como a King Bong, especializadas em bongs, pipes, sedas e todo tipo de acessório canábico, que depois evoluiu paras as dispensaries, lojas que vendem maconha de diversas formas.

Primeiro passo importante para a descriminalização

“Este é um passo crítico e importante para a justiça racial na guerra fracassada contra as drogas que muitas vezes visava pessoas de cor, especialmente homens negros e latinos. Embora esta ordem seja muito esperada, é apenas o primeiro passo de muitos que este governo deve tomar”, disse o deputado Blumenauer.

Este anúncio vem logo após o governo Biden nomear o primeiro conselheiro em pesquisa e regulamentação de cannabis na Food and Drug Administration (FDA) a ANVISA dos EUA e reforça ainda mais o fato de que é apenas uma questão de quando – e não se – a cannabis é descriminalizada completamente. O Departamento de Justiça iniciará o processo de fornecimento de certificados de indulto às pessoas elegíveis, informa o jornal americano USA Today.