Os 10 melhores documentários sobre maconha

Confira os melhores documentários para assistir chapado!

Os 10 melhores documentários sobre maconha

Índice

.

Qual documentário assistir chapado?

Os documentários são como janelas que se abrem para mundos desconhecidos, capazes de desvendar verdades ocultas e desafiar noções preestabelecidas. Não nos surpreende que uma quantidade considerável de documentários tenha se dedicado a explorar a complexidade da nossa erva favorita, acabando com mitos e revelando detalhes muitas vezes escondidos sobre a história da planta em nossa sociedade. Nesta seleção, apresentamos 10 documentários imperdíveis, carregados de conhecimento e também de diversão!

Após absorver essas obras, sua perspectiva sobre a cannabis e seu futuro na sociedade certamente será transformada. Em uma era de desinformação e "verdades alternativas", a importância dos documentários como fontes confiáveis de conhecimento não pode ser subestimada.

Os 10 filmes a seguir abordam a cannabis a partir de diversas perspectivas, permitindo que Usuários, produtores, cientistas, médicos e políticos ofereçam suas visões únicas. Juntos, esses documentários pintam um retrato claro de uma planta controversa, muitas vezes incompreendida e, inegavelmente, polêmica.

.

Baseado em Fatos Raciais

Os Estados Unidos têm uma complexa história com a cannabis, e em sua estreia como diretor, Fab 5 Freddy, um dos pioneiros do hip-hop, oferece uma perspectiva sobre a história racialmente tendenciosa da guerra contra a maconha. Contando com a participação de figuras proeminentes como Snoop Dogg, Cypress Hill e Damian Marley, bem como de celebridades e especialistas, o documentário explora a profunda influência da planta na música e na cultura popular. Além disso, destaca de maneira impactante os efeitos devastadores da criminalização da maconha nas comunidades negras e latinas. "Grass is Greener", traduzido para "Baseado em fatos raciais", vai fundo nas disparidades raciais presentes no crescente mercado da cannabis. O documentário traz entrevistas com personalidades como Snoop Dogg, B-Real e Sen Dog de Cypress Hill, DMC, Doug E. Fresh, Chuck D, Damian Marley, Killer Mike, entre outros.

.

The Culture High

"The Culture High" é uma das maiores referências cinematográficas no movimento de legalização da maconha não somente nos Estados Unidos. Este filme é uma obra importante, e que foi lançada durante um momento de transição na história social e legal.

Com quase duas horas de duração, o documentário mostra perspectivas de especialistas médicos da Universidade Harvard, representantes legais, veteranos da polícia, líderes empresariais e famílias para as quais a maconha medicinal foi transformadora. Também conta com a narração do comediante e apresentador do UFC, Joe Rogan. O filme aborda as complexidades da maconha, enfatizando seus potenciais problemas quando abusados, desafiando a culpa social e defendendo a responsabilidade pessoal. Notavelmente, "The Culture High" sugere que legalizar a cannabis é uma estratégia potente para combater os cartéis de drogas, especialmente aqueles vinculados ao México, alterando efetivamente a dinâmica da Guerra às Drogas. O documentário destaca que o ponto de virada para a legalização da maconha está iminente, examinando a influência política, lobby e desequilíbrios de poder na sociedade. Concluindo com uma mensagem poderosa, o filme destaca estados desafiando leis federais para atender aos desejos do povo, sinalizando uma trajetória em direção ao uso legalizado e tributado da maconha.

.

Super HIGH Me

Lançado em 2007, o filme americano "Super High Me", ficou muito famoso na época de sua estreia, especialmente no YouTube, onde segue disponível até hoje. Inspirado no famoso documentário "Super Size Me", no qual o escritor Morgan Spurlock adotou uma dieta radical à base de McDonald's durante um mês completo para analisar as consequências, "Super High Me" é uma versão maconheira e divertida da idéia. O comediante Doug Benson, um usuário assumido, decide passar trinta dias sem maconha, seguidos por trinta dias consecutivos fumando incessantemente, registrando tudo em filme.

O tom satírico do documentário é inevitável, mas "Super High Me" transcende a comédia ao fornecer informações sobre os efeitos do uso prolongado e ininterrupto da cannabis, sem preconceitos ou exageros politicamente corretos. Ao longo do filme, Doug consulta médicos especializados, realiza exames de sangue, contagem de esperma, entre outros, abordando com bom humor tanto os mitos quanto os perigos associados ao uso excessivo da droga. Informativo e divertido simultaneamente, é um documentário que merece ser visto.

.

Weed (CNN)

Sanjay Gupta, é um neurocirurgião americano e professor assistente de neurocirurgia na Escola de Medicina da Universidade Emory, além de ser o chefe associado do serviço de neurocirurgia no Grady Memorial Hospital em Atlanta, Geórgia.

Personalidade midiática em questões relacionadas à saúde, Gupta é mais conhecido como o premiado correspondente médico-chefe da CNN, apresentando o programa de saúde de fim de semana da rede, "Sanjay Gupta, M.D.", e fazendo frequentes aparições em programas famosos de auditório.

Nesta série documental que se iniciou de maneira despretensiosa e acabou conquistando a atenção de milhões de pessoas, Sanjay tenta explicar de forma didática, todo o preconceito que gira em torno da cannabis, e como a sociedade deve enxergar de maneira positiva esta planta tão promissora para a medicina do século 21. A série já está em seu sétimo episódio documental e em cada um deles um tema específico sobre a cannabis é tratado de forma cuidadosa e educativa! Digna de quebrar inúmeros paradigmas, vale muito a pena preparar aquela sessão e chamar geral pra curtir e aprender com você!

.

O Outro Mundo de Sofia

O aguardado documentário "O Outro Mundo de Sofia", aborda a história do cultivo e uso medicinal da maconha no Brasil. O filme acompanha de perto a batalha de Guete Brito, mãe de Sofia, na defesa e expansão do cultivo da planta, enfrentando constantes ameaças e provocando debates sobre a descriminalização da droga, a importância de estudos científicos sobre suas propriedades curativas e a desconstrução de argumentos contrários à sua proibição.

Produzido pela Kromaki em parceria com o GNT, o documentário conta com a participação de figuras importantes, como o deputado federal Henrique Vieira, o neurocientista Sidarta Ribeiro, o escritor Francisco Bosco e a socióloga Julita Lemgruber. O diretor Rapha Erichsen, que já havia abordado o tema em 2014, retorna à discussão, destacando a contradição entre a criminalização da maconha e seu uso como medicamento.

A história de Guete Brito revela a luta pela produção de medicamentos à base de maconha, reivindicando políticas públicas e questionando a guerra às drogas, que impacta negativamente a população pobre e negra. O documentário busca ampliar a visibilidade da causa, conectando Guete a diversos protagonistas de diferentes áreas, todos unidos para pôr fim a uma guerra sem benefícios.

.

Kings of Cannabis

Arjan Roskam, conhecido como "O Rei da Cannabis", é uma figura popular no mundo do cultivo de maconha. Com uma carreira que se estende por mais de duas décadas, ele ganhou reconhecimento internacional por suas habilidades na criação de algumas das cepas mais famosas da planta, incluindo Super Silver Haze e a queridinha de muitos, a famosa White Widow.

Em 1992, Arjan abriu seu primeiro café em Amsterdã, marcando o início de sua jornada na indústria da cannabis. Ao longo dos anos, ele aprimorou suas técnicas de criação de plantas e fundou a Green House Seed Company, uma empresa que se transformou em um império de sucesso, gerando milhões de dólares anualmente.

O título de "Rei da Cannabis" não é à toa, Arjan tem em sua história de cultivador, conquistas notáveis. Ele venceu 38 Cannabis Cups, a mais importante competição na comunidade canábica. Sua busca pela excelência no cultivo levou-o a explorar terras distantes, como a Colômbia, em busca de cepas raras e geneticamente puras conhecidas como landraces.

Arjan Roskam destaca-se não apenas como um cultivador talentoso, mas também como um empreendedor visionário na crescente indústria da cannabis. Seu papel na promoção da legitimidade do comércio internacional de sementes o coloca como uma figura central em meio às mudanças globais nas atitudes em relação à maconha. Uma história curiosa que vai prender sua atenção mesmo doidão!

;

.

Cannabis: o Investimento do Bem

A plataforma de streaming Monett, especializada em conteúdo sobre economia, e mercado de capital em geral, lançou o documentário "Cannabis: o Investimento do Bem". O documentário tenta redescobrir as capacidades da maconha ainda não exploradas. Quais são os benefícios reais de seus canabinóides? Por que ela tem sido mais e mais usada em todo mundo para os mais diversos tratamentos? Quais os impactos da indústria canábica na economia? Vale a pena investir no setor? Com depoimentos de pacientes, familiares, médicos e empresas do setor, o documentário apresenta um panorama da cannabis medicinal no Brasil, explorando os números impressionantes e as histórias envolventes relacionadas ao tema.

.

Xeque-Mate

Explorando as transformações na sociedade uruguaia após a legalização da cannabis, o documentário "Xeque-Mate" oferece uma análise abrangente dos aspectos sociopolíticos, incluindo cenários culturais, políticos, econômicos, medicinais e industriais. Entrevistando profissionais de diversas áreas, como advogados e farmacêuticos, o filme utiliza uma partida de xadrez como metáfora para ilustrar o jogo de poder no universo das drogas e como cada ator social planeja suas estratégias.

.

Grass - A Verdadeira História da Maconha

Este filme explora a história da política oficial do governo americano sobre a maconha no século XX. Surgindo com xenofobia nativista em relação à imigração mexicana e seu gosto pelo consumo da maconha, testemunhamos o estabelecimento de uma política federal equivocada sobre drogas, tratando-a como questão criminal em oposição a uma abordagem de saúde pública. Impulsionada por preconceitos, propaganda histérica e oportunismo político, sem se deter diante das vozes sensatas sobre o assunto, acompanhamos a narrativa de uma cruzada extremamente custosa aos cofres públicos e fútil contra uma substância com efeitos questionáveis, que prejudicou as liberdades civis fundamentais.

.

Maconha – Uma História Crônica

"Maconha: Uma História Crônica" é um documentário do canal History que traça a história turbulenta e peculiar da maconha nos Estados Unidos. O filme é pró-cannabis, buscando educar aqueles que ainda consideram a proibição da maconha como algo razoável, sem perceberem que o uso generalizado da cannabis é relativamente inofensivo quando comparado ao álcool, tabaco e, especialmente, medicamentos farmacêuticos e outras drogas. A luta contra o uso de drogas nos Estados Unidos existe há muito tempo, mas o termo "guerra às drogas" entrou para o diálogo nacional apenas em 1970, quando foi utilizado pela primeira vez pelo presidente Richard Nixon, que posteriormente criou a DEA e iniciou uma campanha para proibir drogas de todos os tipos. O documentário é uma verdadeira aula de história, mas daquelas que você não vai querer sair!

.

A sessão cult vai começar!

Esta seleção de documentários oferece uma experiência enriquecedora para aqueles que procuram uma abordagem mais informativa e reflexiva durante suas sessões. Permita-se mergulhar em narrativas envolventes, absorver conhecimento e expandir sua percepção enquanto desfruta de momentos relaxantes. Agora, a escolha está em suas mãos! Explore os documentários que mais despertam seu interesse, mergulhe nesse universo informativo e aproveite suas sessões ao máximo.

Ah, e se estiver buscando opções para uma experiência cinematográfica diferente, não deixe de conferir nossos posts "As 10 melhores séries para assistir chapado" e "Melhores filmes para assistir depois de fumar maconha"!