Porção de buds de maconha com alguns cookies de baunilha com gotas de chocolate

Descubra porque fumar maconha resulta naquela fome absurda popularmente conhecida como larica.

Larica: o que é e porque acontece

Índice

O que é larica?

Se você já assistiu Madrugada Muito Louca, com certeza se identificou com a situação dos protagonistas Harold e Kumar. Depois de fumar um baseado, a dupla se encontrou em um caso grave de larica pós-beck. Então eles decidem ir ao White Castle, uma famosa hamburgueria americana. No caminho eles se deparam com as situações mais loucas, encontrando até o ator Neil Patrick Harris.

Enfim, você já pegou o espírito, se ainda não assistiu ao filme, assista porque é muito bom. Referências cinematográficas a parte, por que fumar maconha dá tanta fome? A resposta está na biologia e na ciência, estão leia para descobrir porque você assalta a geladeira depois de uma sessão completa.

Por que a maconha dá fome?

Os cientistas ainda não entendem completamente os mecanismos humanos responsáveis por provocarem a sensação de fome. Mesmo assim, as pesquisas mostram que a fome é um processo de duas partes. Ele muda conforme o corpo sente um grande excesso ou queda de energia.

No caso da perda, seu trato gastrointestinal libera um hormônio conhecido como grelina. Isso estimula o hipotálamo — um dos principais hemisférios cerebrais — e dá a sensação de fome. Isso também impacta a parte mesencefálica do seu cérebro, que ajuda a liberar dopamina, o neurotransmissor do prazer.

Já no caso de excesso, as células adiposas do seu corpo liberam um hormônio diferente, a leptina, que também estimula o hipotálamo. Nesse caso, a fome é inibida, e também afeta a parte mesencefálica cerebral e a liberação de dopamina. Além disso, a leptina neutraliza os efeitos da anandamida, a “molécula da felicidade”, que se liga aos mesmos receptores que o THC.

O THC é o canabinóide da maconha mais conhecido por causar a “brisa”. Portanto, quanto menos leptina o seu corpo produz, com mais fome você fica. Quanto ao porquê da chamada “larica”, há uma resposta e a abordaremos a seguir.

O que causa a larica?

O THC da maconha é o principal responsável por essa sensação de fome extrema. Um estudo de 2014 revelou informações sobre o que a maconha faz ao cérebro humano e ao apetite. Os pesquisadores descobriram que o THC alcança os bulbos olfativos de seu cérebro e aumenta a sensibilidade do seu paladar, olfato e, é claro, seu apetite. Por isso, as sedas aromatizadas são tão populares.

Além disso, um estudo de 2015 na Escola de Medicina de Yale analisou o efeito da maconha sobre o apetite nos ratos. A equipe de pesquisa ficou impressionada com o que descobriu.

Em termos básicos, o THC da maconha engana seu cérebro e faz você pensar que está morrendo de fome, mesmo de barriga cheia.

É como se o THC “apertasse um interruptor” no seu hipotálamo. Ao em vez de produzir o químico que diz que você está cheio, os neurônios dizem ao hipotálamo que você está com fome.

Tamas Horvath, que esteve envolvido no estudo, usou uma analogia simples para ilustrar o que acontece: “É como pressionar o freio e o acelerador de um carro ao mesmo tempo”. Ele admitiu que a equipe inteira ficou surpresa com o que encontraram. Os neurônios responsáveis pela sinalização do fim da fome foram enganados. Causando fome até mesmo a ratos cheios.

O cheiro dos alimentos dá larica

Pessoa comendo um pedaço generoso de pizza de muçarela com rodelas de pepperoni

Outro fator biológico responsável pela “larica” é o olfato. Quando sobre os efeitos do THC, você tem capacidade de olfato superior, tornando qualquer comida mais gostosa.

Quando você mastiga, geralmente força o ar através de suas vias nasais. Por isso, você é capaz de captar sabores de forma mais rica e complexa. Além disso, pelo fato do corpo acreditar que você está morrendo de fome, ele te induz a acreditar que você precisa de alimentos ricos em calorias para garantir aquele um up na energia. Isso explica parcialmente porque Harold e Kumar queriam tanto comer em uma hamburgueria.

O THC presente na Cannabis também aumenta sua fome ao agir sobre seus receptores CB1. Outros alimentos muito comuns que vêm na cabeça logo depois de fumar são os doces. O THC é capaz de tornar essas delícias ainda mais saborosas! O receptor CB1 também ajuda a produzir dopamina em uma parte específica do hipotálamo.

Quanto melhor a maconha, mais larica dá

A maconha é preparada pelo cultivo de plantas fêmeas de Cannabis. Os growers esperam seu crescimento, evitando que sejam polinizadas por machos e colhem os buds no pico da maturação. Hoje em dia, esse cultivo é realizado em ambientes internos usando luzes especiais, sistemas de ventilação e nutrientes para ajudar a maximizar a capacidade de uma planta fêmea de cannabis de produzir resina.

Após cerca de 8 a 12 semanas de crescimento, as plantas fêmeas são cortadas, e os buds passam pelo processo de secagem antes de serem colocados em potes de cura. Esse procedimento é essencial para maximizar não só os efeitos, mas também o aroma e o sabor da maconha.

E como já mencionamos, o haxixe pode ser preparado de vários jeitos, mas todos eles envolvem separar os tricomas dos buds para depois uni-los.

O uso da maconha como estimulante de apetite

Muita gente usa a Cannabis como “remédio para aumentar o apetite”. Condições médicas tais como anorexia e síndrome do emagrecimento tornaram-se qualificadas para o uso de maconha medicinal em muitos lugares do mundo.

Um estudo de 2011 sobre pacientes com câncer teve resultados promissores. No estudo, os sujeitos consumiram pílulas de THC todos os dias durante 18 dias. 73% deles relataram um aumento no prazer em comer, enquanto 64% tiveram um aumento no apetite. De acordo com um dos autores do estudo, o fato de os pacientes com câncer terem sentido apetite e apreciado sua comida, proporcionou melhoria significativa em termos de qualidade de vida.

Os indivíduos com fases avançadas de câncer tendem a experimentar a síndrome do emagrecimento. Além de sofrerem uma falta de apetite severa, eles queimam calorias muito mais rápido do que o normal. No estudo, a equipe de pesquisa deu pílulas de THC a 11 pacientes. Eles consumiram 2,5mg de THC de duas a três vezes por dia durante 18 dias.

Diversas comidas não saudáveis, simbolizando o que as pessoas desejam comer quando estão na larica

Por que algumas pessoas não têm larica?

Não há garantia de que o uso da Cannabis causará um aumento do apetite em todas as pessoas. Se você tiver menos receptores canabinoides ou endocanabinoides na região olfativa do cérebro do que a média, é menos provável que você sinta fome depois de consumir THC.

Além disso, uso de maconha não significa ganho de peso. Alguns estudos apontam o contrário. Um estudo de Alshaarawy e Anthony, publicado no International Journal of Epidemiology em outubro de 2019, revelou algo fascinante. Os pesquisadores escreveram os resultados de um estudo prospectivo de três anos destinado a descobrir se os usuários de Cannabis tinham maior probabilidade de ganhar peso.

Notavelmente, o resultado foi oposto. Em essência, os usuários regulares de maconha eram menos propensos a ter problemas com a obesidade do que os não usuários. Outras pesquisas indicam que os usuários de maconha consomem mais calorias, mas têm menores porcentagens de gordura corporal.

Isso significa que você deve consumir Cannabis e comer o que quiser à vontade? Claro que não! Se você sabe que está predisposto a esse apetite desenfreado, é melhor comer lanches saudáveis. Você também pode experimentar strains altas em CBD ou THCV para ver como seu corpo é cérebro reagem.

Considerações finais sobre a larica

Toda a teoria da “maconha me dá fome” tem uma base científica. Se você está em dieta, o ideal é evitar strains de maconha altas em THC. Caso contrário, se prepare para assaltar a geladeira e a dispensa, comendo os alimentos mais saborosos e não saudáveis que você tiver.

Fumar maconha realça seu paladar e olfato. Você também sente uma imensa sensação de prazer, já que o seu corpo libera uma grande quantidade de dopamina. Ele também acredita que você está com fome por causa da liberação de grelina, juntamente com a ligação do THC aos receptores de anandamida.

Você sente que precisa de comida — e rápido — estando com fome ou não. De agora em diante, quando você estiver na “brisa”, vai entender porque suas comidas gostosas nunca rendem. Você também vai entender porque tudo fica tão cheiroso e gostoso.

Ah, e fica a dica: se você é do tipo que sente larica, vai amar essa bandeja da RAW!

E você, lembra da sua primeira larica? Conta pra gente nos comentários, adoraríamos te ouvir!

Referências: