4 e 20, origem e significado

Festival/comemoração do dia 4 e 20 nos Estados Unidos

Afinal de contas, qual a origem do termo 4 e 20? E por que ele é associado ao uso de Cannabis?

4 e 20, origem e significado

Índice

4 e 20, origem

Todo maconheiro tem como sagrada a hora 4:20 de todos os dias, e mais sagrada ainda é a data 20 de abril (escrita "4/20" nos Estado Unidos). Por décadas, o dia 4 de abril é conhecido mundialmente como o dia de comemorar e ficar chapado. É como um feriado mundial do consumo de maconha. Mesmo com toda essa importância, muitos maconheiros não sabem a origem do termo... ou ficaram chapados demais e esqueceram, vai saber...

Muitas teorias surgiram durante esses anos. Uma delas afirma que 420 é um código da polícia para se referir à maconha. Outra absurda atribui conexões à data de nascimento de Adolf Hitler. Mas no final das contas, o verdadeiro significado é bem mais simples e previsível: o termo foi criado por estudantes do ensino médio que queriam ficar chapados depois da aula.

Porque 4 e 20 é hora de fumar

De acordo com uma matéria datada de dezembro de 1998 da revista canábica High Times, Steve Capper e quatro amigos, que se autointitulavam "os Waldos", usavam o termo quando eles ainda eram estudantes da Escola de São Rafael, nos anos 70. O grupo se reunia depois da aula para sentar em um muro do lado de fora da escola e fumar maconha, geralmente conversavam e riam sobre piadas de standup e dos programas dos Irmãos Marx, comediantes famosos nos anos 70.

Por que 4 e 20?

O horário de saída da escola era às 3:10, e alguns deles tinham atividades pós-escolares que duravam em média uma hora. Por isso, eles combinaram de marcar 4:20 como o horário para se encontrar do lado de fora da escola. Durante o dia, eles sussurravam "4 e 20" uns para os outros para relembrar os planos após as aulas.

"Nós percebemos que podíamos falar sobre fumar maconha na frente dos nossos pais, usando o termo "4 e 20"", disse Capper para a High Times.

4 e 20, significado e popularização no mundo

O termo ganhou dimensões nacionais ao se espalhar entre os "Deadheads", legião de fãs da lendária banda de rock Grateful Dead. Os cinco amigos atribuem isso à admiração que eles tinham pela banda. Em 2017, foi descoberto que um dos "Waldos", Dave Reddix, foi contratado pelo baixista da Grateful Dead, Phil Lesh. Isso ajudou mais ainda a espalhar o termo. O HuffPost, agregador de blogs americano, também fez referência a um flyer, que mais tarde foi publicado na High Times. Esse folheto foi distribuído em um show da Grateful Dead em 1990 e incentivava as pessoas a "se encontrarem às 4:20, dia 4 de abril para 4 e 20ar" no condado de Marin, Califórnia.

Mais tarde, a High Times começou a capitalizar o termo, usando regularmente em seu marketing, até comprar o domínio "420.com" nos anos 90. "Comecei a realizar todos esses grandes eventos — a World Hemp Expo Extravaganza e a Cannabis Cup — e construímos tudo em torno do 4:20. A publicidade que a High Times fez em cima do termo, o transformou em algo internacional. Até então, ele era utilizado somente na cultura da Grateful Dead. Mas nós o transformamos em uma verdadeira febre mundial.", Disse Steve Hager para a Huffpost em 2010.

Destaque de participantes do festival/comemoração do dia 4 e 20 nos Estados Unidos

4 e 20 nos dias de hoje

Capper disse à High Times que é engraçado ver como um termo que ele e seus amigos criaram no ensino médio ficou tão forte na cultura pop mundial. Ele diz que espera que essa gíria faça com que as pessoas se sintam mais à vontade para fumar maconha, e que, também se sintam parte da "irmandade dos foras da lei", assim como os "Waldos" se sentiam nos anos 70.

Tudo para as suas sessões 4 e 20

Agora que você já sabe a origem do termo 4 e 20, que tal aproveitar essa mística e curtir sua próxima sessão às 4:20 em ponto? Separamos várias promoções! Então corre lá e aproveite!

Referências: