Saiba todos os detalhes por trás das variações de cor da Cannabis.

As Variações de Cor
Qualquer pessoa que já pôs os pés em um dispensário ou teve o prazer de assistir a uma competição oficial, se ligou na enorme variedade de cores encontradas nas mais diversas strains de maconha.

Como você pode ver em qualquer site de cultivo, algumas strains mudam de cor conforme as suas respectivas flores.

As várias strains de Cannabis têm diferentes percentuais de canabinóides, perfis de gosto e antocianinas que podem variar entre diversos tons de azul, roxo e vermelho. Outras frutas e vegetais também possuem esse tipo de pigmento, como ameixas, romãs, blueberries, berinjelas, etc.

A variação mais proeminente da Cannabis verde é a roxa.

Visualização Profissional
Para a visualização perfeita das cores e de outros detalhes dos seus buds, recomendamos o uso do Pote de Cura com LED e Lupa. Com este incrível pote você não só visualiza minunciosamente cada mínimo detalhe das suas flores, mas também as cura, protege e transporta com toda a segurança. Vale a pena conferir!

A Ciência por Trás das Cores
Um artigo informativo lançado pela Westword tenta esclarecer melhor o tópico. Para você não precisar ler um texto científico enorme, reunimos as principais informações aqui.

Cores e fitoquímicos são compostos químicos produzidos pelas plantas para ajudá-las a crescer, além de serem também um mecanismo de defesa. Podem aparecer em diferentes tonalidades, isso depende dos níveis de pH. O mais provável é que sejam mais próximas do azul ou roxo. Mais raramente, vermelhas.

Lista de Fitoquímicos e Cores
As cores de cada bud dependem da genética presente nas strains. O processo de crescimento de cada strain desencadeia genes que se conectam a gamas específicas de cores, o que significa que cada cor resultante tem seu próprio fitoquímico:

Antocianina – Azul/Roxo
Antoxantina – Branco/Creme
Carotenoide – Amarelo/Laranja
Clorofila – Verde
Licopeno – Vermelho

O Poder da Natureza
"Quando as plantas sentem que é hora da colheita, a natureza provoca a mudança, permitindo que as flores de maconha mudem de cor como folhas de outono até que estejam prontas para serem colhidas", escreveu o autor Chuck Haze para Westword. "Isso é quando cada fitoquímico floresce, revelando o espectro de cores que cada strain terá".

Os pistilos — aqueles pelinhos minúsculos que cobrem os buds — são os órgãos femininos de uma flor e são mais importantes do que você imagina.

Esses pequenos pelos servem para acumular pólen durante o estágio vegetativo da planta.

O artigo complementa: “Eles são brancos até que a planta atinja o estágio de floração. Naquele momento, suas prioridades mudam da germinação para o acúmulo de pólen; este pólen, ou gera sementes ou ajuda no crescimento dos buds. "

"Depois que os buds acumulam bastante pólen, eles se dissolvem em várias cores — do vermelho fogo ao laranja bronzeado ou queimado."

Às vezes esse fenômeno é chamado de Efeito de Outono.

Os Antioxidantes Não Definem os Níveis de THC
Embora os fitoquímicos e os pistilos sejam essenciais para cada bud, eles não servem como parâmetro para indicar os níveis de THC; mesmo que fitoquímicos contenham antioxidantes.

Em frutas e vegetais, os fitoquímicos afetam a cor, sabor e cheiro, mas na Cannabis eles só afetam a cor.

Alguns cientistas acreditam que exista uma ligação entre os fitoquímicos que fornecem antioxidantes e os benefícios para a saúde no consumo de repolho, framboesa e cebola roxa, assim como os fitoquímicos que provocam mudanças de cor na cannabis.

Mas como se trata de Cannabis, mais pesquisa sempre é necessária.