Existem dezenas de tipos de acessórios diferentes para fumar. Conforme o tempo se passa, cada vez mais peças são criadas e aprimoradas. Elas são feitas em vários materiais, sendo os mais comuns: vidro, metal, silicone e madeira. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens. Alguns retêm calor, enquanto outros o fazer dispersar, por exemplo. Nesse artigo, abordaremos os detalhes dos pipes de vidro.

Princípios Básicos dos Pipes de Vidro
Antes de começar a explicar as diferenças dos tipos de pipes de vidro, falaremos um pouco de seus princípios básicos gerais. O vidro sempre foi um dos materiais mais usados nesse tipo de acessório, isso por conta de suas propriedades. Embora muita gente goste de pipes de outros materiais, os mais queridos são os de vidro. Eles não só são mais fáceis de limpar, mas também proporcionam, definitivamente, os tragos mais puros. Por isso, os usuários mais experientes sempre os escolhem. Escolher seu modelo de pipe preferido não é tão difícil, ainda mais se você quiser comprar um de vidro.

Vantagens e Desvantagens dos Pipes de Vidro
Para muita gente, o que mais importa não são os efeitos pós-fumo, mas sim o sabor. E como já dissemos antes, o sabor mais puro é o dos pipes de vidro. Mas, como tudo na vida, temos prós e contras. Listamos os principais abaixo para que você possa decidir se é a sua melhor opção.

Vantagens:
• Proporcionam o Melhor Sabor
Da primeira vez que você fuma com um pipe de vidro, você imediatamente sente o verdadeiro sabor das suas ervas e percebe o que estava perdendo. Isso porque, como já explicamos no post sobre os tipos de bongs, o vidro não solta gosto (se você ainda não leu, não deixe de dar uma conferida!).

• São Mais Fáceis de Limpar
Limpar os pipes é essencial, mas muita gente não dá a importância necessária. Esse mau uso resulta em vários problemas. Primeiramente, há uma redução drástica da durabilidade da peça. Depois, a sujeira pode bloquear a passagem do ar, o que resulta na queima incorreta do conteúdo. E além de afetar a combustão, o sabor também é alterado. Com um pipe de vidro, você não passa aperto na hora de limpar, evitando todos esses problemas.

• Resfriam Melhor a Fumaça
O vidro não expande tanto quanto o metal, então você pode até mesmo colocar seu pipe de vidro no congelador, não haverá expansão ou compressão após a mudança drástica de temperatura. Não tem nada como uma fumaça refrescantemente gelada!

• Possuem Designs Complexos
Uma das partes mais legais dos pipes de vidro são seus designs malucos e inusitados. Não há limites para a criatividade dos sopradores de vidro. Existem desde os psicodélicos até os com formatos de outros objetos. Alguns de silicone também podem ser muito estilosos, mas não carregam a aura imponente e luxuosa do vidro.

• Entopem Menos
Como dissemos antes, a falta da limpeza adequada pode resultar no entupimento do seu pipe de vidro e queima incorreta do conteúdo. A grande parada aqui, é que alguns pipes de outros materiais às vezes podem entupir mesmo fazendo tudo direitinho.

Desvantagens:
• São Quebráveis
É fato que o vidro não é o material mais resistente a impactos. E com os pipes não é diferente. Se o seu pipe de vidro cair, as chances de "sobrevivência" são bem baixas. Alguns modelos muito espessos ou de quartzo têm mais chances de não quebrar, mas mesmo assim, não é nenhuma garantia.

• Devem Ser Mantidos em Casa
Por consequência do contra anterior, os pipes de vidro são recomendados para o uso apenas em casa. A não ser que você tenha uma case à prova de impactos, como as da Puff Life ou Squadafum.

Tipos de Pipes de Vidro
Abaixo, mencionaremos os tipos mais comuns de Pipes de Vidro e explicaremos suas individualidades.

One Hitters (Chillum Pipes)
Se você é do tipo que gosta de algo prático, discreto e rápido, então você vai amar os one hitters! Eles (também chamados de chillum pipes) são pipes pequenos, geralmente retos e cilíndricos. Ocupam pouco espaço, são fáceis de transportar e rápidos de usar e guardar. Usar um desses é uma das formas mais discretas de fumar. Além de também serem super fáceis de limpar e conservar.

 

Spoons
"Spoon" em inglês significa "Colher", ou seja, o nome faz alusão direta ao formato do pipe. Diferentemente dos one hitters, estes têm fornilho, que é a extremidade onde o conteúdo é inserido. Isso permite que você controle o fluxo de ar durante as sessões. Esse controle permite tragadas mais potentes e concentradas.

 

Sherlocks
Para quem conhece o detetive mais famoso do mundo, o nome faz total sentido, já que o formato desses é muito semelhante ao usado por Sherlock Holmes. O que destaca estes e os diferenciam dos Spoons, por exemplo, são seus visuais clássicos e estilosos, além de serem um pouco mais robustos. Geralmente, os Sherlocks são feitos de madeira, mas também existem variações de vidro.

 

Blunt (Seda) de Vidro
No visual são bastante semelhantes aos chillum pipes, só que maiores. Estes são incrivelmente econômicos, práticos, eficientes e discretos. Eles funcionam exatamente como uma seda, só que de vidro. Geralmente, modelos mais avançados possuem uma peça retrátil para facilitar o uso. Conforme você puxa essa peça, as cinzas caem e tornam a fumaça mais limpa.

 

Bubblers
Considere um bubbler como um míni bong de vidro. Os bubblers têm um tubo, uma fornalha enorme e base na parte de baixo que o permite ficar "de pé". O funcionamento é exatamente como o de um bong, usando as bolhas da água como recurso de resfriamento e purificação da fumaça. Isso faz bastante diferença nas suas tragadas!

 

Como Conservar Seus Pipes de Vidro Corretamente
Agora que você já conhece os pipes de vidro mais famosos e decidiu qual quer comprar, falaremos sobre como conservá-los corretamente para durarem mais. A limpeza regular é a principal base da conservação. Sempre limpe após o uso, porque deixando para depois, a sujeira pode empreguinar. E se isso acontecer, não é só o visual do seu pipe que vai ficar irreversivelmente "badarosca", mas o sabor também.

A melhor forma de limpar é utilizando fórmulas limpadoras. Muita gente usa álcool isopropílico misturado com sal, o que, de fato, é eficiente. Porém, de tempos em tempos, é indicada uma limpeza mais avançada com fórmulas como a do Salvô, por exemplo.