Como limpar um cinzeiro? E qual o melhor material?

Cada material de cinzeiro tem suas particularidades, tanto no uso e decoração quanto na hora da limpeza.

Como limpar um cinzeiro? E qual o melhor material?

Índice

Porque limpar o cinzeiro

Parece meio que óbvio, mas manter o cinzeiro limpo é uma prática obrigatória para garantir as melhores sessões. Mesmo assim, muita gente negligencia essa etapa até que literalmente não caiba mais nenhuma cinza.

Não estamos falando que você precisa, obrigatoriamente, limpá-lo após cada sessão, só queremos explicar que um cinzeiro que tem 3cm de altura não deve comportar 3cm de bitucas e cinzas. Deixar o cinzeiro cheio vai totalmente contra a proposta higiênica e elegante de se ter um cinzeiro. Além de, muitas vezes, acabar transbordando e fazendo sujeira, o cheiro que fica é muito forte e desagradável, acabando com o clima das suas sessões.

Quais as diferenças entre os materiais dos cinzeiros?

Assim como muitos dos acessórios canábicos, os cinzeiros contam com uma gama alta de materiais. Cada um é mais indicado para um uso, ambiente ou situação. Existem muitos materiais diferentes, então falaremos aqui apenas sobre os mais tradicionais. Focaremos nos pontos mais importantes de cada um deles para te ajudar a escolher seu próximo cinzeiro!

Cinzeiros de vidro

Para a maioria das pessoas, os cinzeiros de vidro são os mais luxuosos. Realmente eles dão mais destaque, principalmente se tratando daqueles bem espessos e fabricados com vidro de qualidade. Adicione um às suas sessões e veja ele se tornar o centro das atenções!

Claro que como tudo na vida também existem desvantagens. Os cinzeiros de vidro são mais caros que os outros materiais, exigindo que você desembolse uma grana para poder contar com os modelos de maior qualidade. Além disso, para pessoas mais descuidadas, ele pode acabar caindo e quebrando, jogando o investimento ralo abaixo.

Cinzeiros de metal

Geralmente feitos de alumínio, esses são outra opção bastante comum no mercado. Eles podem não ser luxuosos como os de vidro, mas têm alguns modelos estampados bem estilosos. Os modelos de maior qualidade geralmente contam com camada antiaderente que os protegem de eventuais queimaduras. Além disso, são excelentes opções pensando no custo-benefício.

Embora eles não quebrem ao cair como os de vidro, às vezes o mínimo impacto pode deixar amassados que comprometam a estética. Fora isso, você deve sempre se atentar à qualidade do item antes de comprar, o ideal é escolher apenas marcas consagradas e em lojas de confiança. Cinzeiros de metal de qualidade duvidosa perdem a parte estética muito fácil e são extremamente frágeis.

Cinzeiros de silicone

Eles são outra das opções mais tradicionais e contam com algumas vantagens únicas bastante legais. Para começar, diferentemente dos de vidro ou metal, são virtualmente indestrutíveis. Eles também são os mais fáceis de transportar, com alguns modelos podendo ser até dobrados. Por fim, eles também apresentam valores interessantes para quem quer economizar.

Talvez os únicos pontos fracos dos cinzeiros de silicone sejam: a teórica falta de luxo ou estilo quando comparados com seus “concorrentes” de vidro e metal e a mais constante e complicada manutenção necessária para não manchar ou pegar cheiro.

Cinzeiros de plástico

Para finalizar, o último material dos mais tradicionais é o plástico. Podemos ressaltar como positivos o maior custo-benefício e a altíssima durabilidade de alguns modelos.

Como é de se esperar, por ser o mais barato, ele acaba sendo (teoricamente) inferior às outras três opções em questão de estilo. Ademais, a maioria dos modelos devem ser utilizados com cuidado, já que uma brasa pode derretê-lo e comprometer não só o design, mas também a funcionalidade.

Cinzeiro de vidro da The Bulldog Amsterdam, azul, no processo de limpeza com uma esponja com sabão e um pano

Como limpar cinzeiro de vidro

Você deve ter muito cuidado na hora de limpar seu cinzeiro de vidro. O mais ideal é usar água e sabão neutro, esfregando, se necessário, sempre com a parte supermacia da esponja de cozinha (parte amarela). É importante seguir essas recomendações porque muitos modelos de vidro possuem artes e logos que são estampados externamente, podendo descascar quando esfregados com o material inadequado e desbotar quando expostos a determinados agentes químicos. Além disso, o próprio vidro pode sofrer arranhões quando esfregado incorretamente.

Como limpar cinzeiro de metal

Embora os cinzeiros de metal sejam menos “chatos” em relação à limpeza quando comparados aos de vidro, o ideal é seguir o mesmo método: água, sabão neutro e cuidado na hora de esfregar. Dependendo do método que foi usado para aplicar a estampa, as artes podem descascar quando expostas a químicos ou esfregadas de forma incorreta. Resumindo: alguns cinzeiros de metal aguentam e outros não. Então não vale a pena pagar para ver e acabar estragando a estampa.

Como limpar cinzeiro de silicone

Limpar um cinzeiro de silicone é bem mais complicado do que os outros materiais. Isso porque ele pega mais cheiro e também mancha com maior facilidade.

Para começar, você vai precisar de alguns ingredientes: uma xícara de água fervente, um fio de detergente e cinco colheres de chá de vinagre de maçã (ou branco) sem álcool. Depois, insira seu cinzeiro dentro de um saco ziplock e adicione todos os ingredientes até que o saco fique cheio (é importante que o saco ziplock seja de qualidade já que usaremos água fervente). Por fim, coloque o saco dentro de uma pia para evitar fazer aquela molhadeira e aguarde cerca de uma hora para a solução agir. Depois disso, enxágue à mão com a água mais quente que você aguentar.

Você pode estar se perguntando se essa fórmula também serve para limpar outros acessórios de silicone, e a resposta é sim! Você pode limpar até bongs de silicone com essa fórmula. Explicamos o passo a passo direitinho nesse outro post, depois passa lá para dar uma olhada!

Como limpar cinzeiro de plástico

Se o cinzeiro de plástico perde no quesito luxo e estilo, ele ganha de lavada na facilidade de limpeza. Você pode usar qualquer tipo de sabão, detergente e solução, além dele ser bem mais resistente na hora de esfregar.

Quatro gráficos comparativos com as características dos cinzeiros de vidro, metal, silicone e plástico

Confira nosso catálogo de cinzeiros

Aqui na King Bong temos uma variedade interessante de cinzeiros, não apenas dos materiais abordados aqui, como também modelos de concreto e o portátil de bolso da RAW, por exemplo.

Agora que você sabe as diferenças entre os principais materiais e como limpá-los, escolha o que mais se adequa ao seu estilo e às suas necessidades!

Referências: