A humanidade curte maconha desde os tempos antigos, então a boca seca não é nenhuma novidade. Mesmo assim, só recentemente, em 2006, esse sintoma foi cientificamente estudado para nos ajudar a entendê-lo melhor.

Devido à semelhança entre a anandamida e o THC, é provável que o THC impeça a recepção de mensagens do sistema nervoso ao se ligar aos receptores das glândulas submandibulares. Em outras palavras: o THC presente na Cannabis é provavelmente a razão para a diminuição da produção de saliva na boca.

O Que Mais Pode Influenciar?
Embora muitas vezes a boca seca seja associada apenas ao consumo de maconha, tem várias outras razões que podem causar essa sensação.

Para começar, é bem provável que sua boca fique seca se você não estiver bebendo água o suficiente. Comer quantidades excessivas de alimentos secos como bolachas e carne seca também pode causar esses sintomas, além de ficar muito tempo no sol. Quem dorme com a boca aberta também conhece a sensação; o ser humano produz saliva constantemente, mas pode secar rapidamente se a boca não estiver fechada.

A Boca Seca Faz Mal à Saúde?
Muita gente se pergunta se isso pode ocasionar maiores problemas. A verdade é que não vai acontecer nada que te leve ao hospital, mas mesmo assim pode causar alguns problemas bem chatos.

A boca seca pode ser bastante desconfortável por longos períodos, prejudicando seu humor e desviando seu foco.

Você também pode ficar com a garganta seca, o que pode ser bem dolorido e desconfortável às vezes.

Por fim, se você ignorar os sintomas, seus dentes vão começar a enfraquecer à medida que eles ficam cada vez mais secos e sensíveis.

Mas, Enfim, o Que Diz a Ciência?
A boca seca pode até parecer que é por causa da fumaça, mas isso é o de menos (o buraco é bem mais embaixo). O verdadeiro motivo da boca seca tem a ver com a forma como os canabinóides, compostos ativos da Cannabis, interagem com o sistema endocanabinóide humano.

O sistema endocanabinóide é formado por receptores canabinóides que estão localizados em todo o corpo humano, incluindo o cérebro. Canabinóides na maconha podem ativar esses receptores, causando todo tipo de reações e processos. É por isso, por exemplo, que a maconha dá brisa. Só que a interação com esses receptores canabinóides pode afetar muitos outros processos corporais, sendo a produção de saliva um deles.

A produção de saliva é controlada por uma parte do nosso sistema nervoso autônomo conhecido como sistema de repouso. O cérebro automaticamente envia impulsos nervosos para as glândulas salivares para estimular a produção de saliva. O nosso cérebro subconsciente também pode influenciar esse processo. Por exemplo, o mero pensamento do nosso prato preferido faz com que o cérebro envie mais impulsos para as glândulas salivares, nos deixando com a famosa “água na boca”.

Com os receptores canabinóides presentes em todas as partes do nosso corpo, não foi nenhuma surpresa quando os pesquisadores os encontraram também nas glândulas submandibulares, as glândulas salivares responsáveis pela produção da maior parte da saliva.

Novas Perspectivas
Esse novo entendimento de como fumar maconha deixa a boca seca abre novas perspectivas de tratamento. Não só quem gosta da erva poderá se livrar desse sintoma chato, mas esta pesquisa também pode ajudar a tratar uma variedade de condições em que os pacientes sofrem de boca seca por outras razões.

Como Combater a Boca Seca?
A maioria das pessoas ficam com a boca seca quando fumam, o que normalmente não é um problema para as sessões do dia a dia. Mas o que complica são as sessões mais pesadas, nas quais só beber água não é o suficiente. Tá certo que é um dos métodos para amenizar a sensação, mas também tem outras coisas que você pode fazer:

  • Mascar Chiclete
    A mastigação estimula a produção de saliva, ajudando a impedir que a boca seque. Apenas um chicletinho basta para estimular as glândulas mais de uma vez. Outras alternativas para o chiclete são: carne seca ou frutas secas. Basicamente todos alimentos que exigem mais mastigação servem.

  • Balinhas e Pirulitos
    Assim como mastigar, chupar uma balinha ou pirulito também pode ajudar bastante. Essa ação também estimula a produção de saliva. Os sabores azedos, nesse caso, cumprem melhor esse papel, já que estimulam as glândulas com maior eficiência do que os sabores doces. Se você estiver mesmo na disposição, dá até para mastigar uma fatia de limão.

  • Pastilhas Para Tosse
    Se as dicas anteriores não bastarem, você também pode chupar uma pastilha para tosse. Elas são fáceis de achar e estão disponíveis em qualquer farmácia. A principal função delas é cobrir as membranas mucosas com uma película úmida, o que ajuda a se livrar da sensação de boca seca.

  • Chás
    Junto com a desagradável boca seca, muitas vezes também sentimos a garganta irritada ou dolorida. Nessas horas, não tem nada melhor do que um chazinho! Os chás também são bem fáceis de encontrar, em qualquer mercado. Eles são ótimos, oferecendo grande alívio. E para unir o útil ao agradável, você pode adicionar limão no seu chá, aproveitando para combater também a boca seca.

  • Limite Seu Consumo de Açúcar e Sal
    Outra forma de evitar a boca seca é limitar a sua ingestão de açúcar e sal em uma base regular, mesmo quando não estiver fumando. Alimentos muito doces ou salgados são sim uma delícia, mas também são capazes de nos desidratar rapidamente. Por isso, consumi-los com muita regularidade aumenta bastante as chances de você ficar com a boca seca na hora de fumar. Comer esses alimentos durante ou após a sessão também irão gerar bastante desconforto.

  • Umidificador
    Se você é do tipo que dorme de boca aberta, saiba que isso faz mal e pode causar desconforto a longo prazo. Um umidificador de ar pode ajudar bastante. Normalmente, quando dormimos, produzimos saliva protegida pela boca fechada, impedindo que a boca seque. A boca aberta, entretanto, seca toda a saliva, deixando a boca mais seca que o comum durante o dia todo, piorando na hora de fumar. Usar um umidificador durante o sono deixa o ambiente úmido e impede que a boca seque, mesmo aberta.

  • Escove os Dentes e Use Enxaguante Bucal
    A prevenção é excelente, mas às vezes precisamos de soluções imediatas. Para isso, basta escovar os dentes! A menta na pasta de dentes e no enxaguante bucal estimula as glândulas salivares, impedindo que a boca seque por um tempo. Manter o hábito de escovar os dentes após cada sessão também é excelente para a saúde bucal.

  • Coisas Para Evitar Se a Boca Secar
    Ao contrário do que se imagina, não é qualquer bebida que serve para amenizar os efeitos da boca seca. Qualquer coisa com cafeína, por exemplo, pode secar ainda mais sua boca. Por isso, prefira chás ou água. Ah, e se bater a larica depois de fumar, você também deve evitar alimentos muito salgados, porque eles também vão piorar a sensação. Por isso, nem pense em fast food ou salgadinhos! O mesmo princípio se aplica ao álcool e tabaco.


Pensamentos Finais
Apesar de ser um problema antigo e que atormenta a vida da maioria dos consumidores de Cannabis, a boca seca já foi cientificamente estudada e pode ser combatida de várias maneiras.

E você? Já sabia o motivo da boca seca? Já conhecia ou testou algum dos métodos citados acima? Sabe algum outro método que não foi citado? Comenta aí!