Dichavador: diferenças entre os tipos

Focaremos em dois principais pontos — material e número de partes — para te ajudar a decidir qual é a melhor opção para você.

Dichavador: diferenças entre os tipos

Índice

Porque usar um dichavador

Como já dissemos, os dichavadores estão dentro do top 5 de acessórios canábicos mais importantes. Eles são extremamente úteis por várias razões. Usar suas mãos para a tarefa é uma péssima ideia, primeiramente por ser extremamente anti-higiênico, e, também, pelo desperdício de kief, que fica na sua mão. Com os dichavadores você pode separar e peneirar o kief, além de, é claro, manter a higiene. Dichavadores de qualidade também potencializam os efeitos da Cannabis para fumar baseados ou blunts. Até se você for fumar em pipes, dichavar antes melhorará o sabor.

Qual é o melhor dichavador?

  • Plástico/acrílico: os dichavadores de plástico, também chamados de dichavadores de acrílico, são as opções mais em conta, o que significa que a qualidade não vai ser tão boa quanto a das outras opções. O motivo pelo qual as pessoas gostam deles é porque são baratos e funcionam. Para um primeiro dichavador, é suave ter um de plástico, já que eles também irão dichavar e deixar sua erva no jeito. O problema é que alguns modelos de plástico tendem a perder os dentes após o uso excessivo. Por isso, se você for optar pelo plástico, escolha sempre pelos de policarbonato, como os da Bem Bolado ou Squadafum. O policarbonato é extremamente resistente e praticamente inquebrável.

Diferentes cores do dichavador de acrílico modelo Alien

  • Madeira: dichavadores de madeira costumam ser mais resistentes, durando mais do que os de plástico. Porém seus dentes não costumam ser tão afiados e tendem a quebrar após muito uso. Eles funcionam melhor do que os modelos de plástico convencionais em alguns casos, mas se você pretende coletar kief, esquece, eles não foram feitos para você. Mas se o seu objetivo for apenas dichavar, os modelos de madeira servirão perfeitamente para você.

Detalhe do dichavador de madeira com dentes de metal modelo prego

  • Metal: os dichavadores de metal são, de longe, os melhores do mercado. Eles duram muito mais, não estragam ou quebram, e seus dentes permanecem sempre afiadíssimos. Normalmente, os dichavadores de metal são feitos de alumínio ou titânio. Com eles, você não só dichava com muito mais facilidade, mas também, com a maioria deles, coleta o precioso kief.

Diferentes cores do dichavador de metal da King Bong em collab com a Up! Grinder

  • Elétrico: embora sejam a evolução natural dos dichavadores, os modelos elétricos ainda fazem parte de um conceito pouco popularizado e explorado. Mas no final das contas, eles são uma escolha barata e efetiva. Não vai ter como coletar o kief, mas, mais uma vez, se tudo que você quer é dichavar, eles são a melhor escolha para você!

Diferentes cores do dichavador de metal elétrico modelo Auto Grinder

Diferenças do número de partes em dichavadores

  • 2 partes: os dichavadores de duas partes são os mais básicos. A parte de cima e a de baixo possuem seus dentes estrategicamente posicionados para que pedaços maiores não fiquem presos durante o processo de dichavação. O principal ponto negativo desses modelos é a falta da tela de kief.

  • 3 partes: os dichavadores de três partes são modelos intermediários, que, para a maioria das pessoas, já são o suficiente. As peças do topo e do meio são as que dichavam, já a de baixo pode variar de modelo para modelo, sendo ou a parte onde o kief é coletado ou apenas um compartimento (nos modelos sem tela). Com tela ou não, esse compartimento é extremamente útil e vai te ajudar a transportar pequenas quantidades de ervas de forma mais prática.

  • 4 partes: os dichavadores de quatro partes são os mais avançados e completos do mercado. A parte de cima contém os dentes superiores. A segunda parte contém os dentes inferiores. Essa segunda parte também contém pequenos buracos para que a erva seja automaticamente transferida para a terceira parte quando atinge o tamanho ideal. Nessa terceira parte há uma tela de tamanho ideal para que apenas o kief seja peneirado para a quarta e última parte. Ou seja, com dichavadores de quatro partes, tudo fica no esquema para você!

Guia ilustrado da quantidade de partes de um dichavador

Qual dichavador escolher?

Após analisar as diferenças entre os materiais e números de partes, você só precisa avaliar suas prioridades para saber qual modelo é o ideal para você. Se você pretende apenas dichavar e não quer gastar muito, recomendamos o modelo de policarbonato da Bem Bolado. Agora, se você quer recursos mais avançados, recomendamos os modelos de metal de quatro partes.