Dabs x ervas: quais são as diferenças?

Saiba todas as diferenças entre essas duas formas de consumir maconha, desde a preparação até os efeitos.

Dabs x ervas: quais são as diferenças?

Índice

O crescimento da cultura do dab no Brasil

É inegável a ascensão da popularidade dos dabs, até mesmo no Brasil. Além da Cultura Dab, existem muitas marcas nacionais que vendem produtos especializados para o uso de extrações. Com essa fama toda, é natural que os consumidores de ervas fiquem curiosos a respeito dessa cultura mundialmente emergente. Depois de ler esse post, você saberá de uma ver por todas a diferença entre ambos.

Dabs x ervas: diferenças de prepração

Vamos começar falando sobre as ervas. Elas são originadas das mais diversas strains das mais variadas plantas. Elas têm diferentes cores, densidades, texturas e duas subespécies. Uma vez que são colhidas e passam pelo processo de cura, já estão prontas para o uso. O consumo é muito simples e pode ser feito em pipes, bongs ou sedas. Também é possível utilizar vaporizadores.

Mas e os dabs? Como, e de que, eles são feitos? Em termos simples, os dabs são resultados de concentrados de Cannabis. Esses concentrados têm várias formas e tipos, sendo os mais comuns: BHO, haxixe, shatter, wax e rosin. A maioria desses nomes fazem referência direta às formas físicas ou maneiras de produção desses dabs. BHO, por exemplo, é a sigla de Butane Hash Oil, e se trata de um concentrado feito utilizando butano como solvente, geralmente com um tubo de extração.

A maioria dos concentrados são feitos através de algum processo com solventes como CO², álcool isopropílico ou a partir do próprio butano. Mesmo com esses solventes evaporando e quase não ficando no produto final, muita gente que gosta de dabs mais naturais, procura por soluções que não necessitem passar pela etapa de dissolvimento. Hoje em dia, já existem muito métodos novos de extração, como: à base d'água, eletricidade estática e outros.

Enfim, os concentrados são feitos diretamente com as flores secas a partir de diversos métodos de extração. O que resulta em um produto final mais puro e denso. As ervas e os concentrados são totalmente diferentes, mas basicamente, ambos são formas distintas da mesma coisa.

Dabber tool com dab/concentrado de maconha na ponta

Dab é mais forte do que erva

As diferenças entre dabs e flores vão muito além do visual. Os métodos de uso são completamente diferentes, assim como seus efeitos.

No geral, os concentrados são muito mais potentes do que as ervas. Isso porque os dabs contêm de 70% a 99% de componentes psicoativos. Enquanto as flores têm apenas cerca de 15% a 30%. Isso significa que você precisa de muito menos dab do que erva para atingir os mesmos efeitos — aproximadamente cinco vezes menos.

A pureza dos dabs não é a única coisa que os tornam muito mais fortes. A forma de consumo também exerce um papel muito importante. Os métodos de vaporização com maçaricos são feitos a temperaturas altíssimas e fixas, extraindo os componentes com maior autenticidade. Diferentemente de um baseado, por exemplo. Os bolados são responsáveis pela perda de cerca de 50% dos componentes originais das flores.

Como usar dab

Se você sempre consumiu apenas flores e quer começar a elevar suas sessões ao alto nível dos dabs, primeiramente, você tem que decidir qual será seu método de extração. Para então, depois, saber quais acessórios você vai precisar. Um dos acessórios mais importantes e mais eficientes para o consumo de dabs são os nails, que são equivalentes aos bowls, mas para o uso de dabs. Depois, lembre-se que você só vai precisar de uma pequena quantidade de dab para atingir os mesmos efeitos que você conhece com as flores. Essas extrações têm a fama de deixar qualquer um “doidão”, mas é sim possível ter uma experiência agradável se você for com calma.

Para saber mais detalhes sobre como aproveiar ao máximo essa experiência, recomendamos a leitura do nosso guia completo para dabar.

Dabber tool com dab/concentrado de maconha na ponta

Considerações finais

Apesar dos dabs parecem ser uma nova tendência, eles já foram a forma mais popular de consumo de Cannabis na história da humanidade. Devemos considerar os concentrados como a volta de uma antiga tradição, e, acima de tudo, um complemento às diversas maneiras de consumir a planta mais querida. Como já dissemos, se você só conhece os efeitos das ervas e quer conhecer a “brisa” dos dabs, lembre-se de pegar muito leve no começo. Também lembre-se de que nail, maçarico, rig, etc não é tudo igual! Sempre considere apenas a compra de peças de qualidade, tanto para sua segurança quanto para sua experiência.

E não é só porque os efeitos dos dabs são mais potentes, que os baseados devem ser considerados obsoletos. Afinal de contas, um “baseadinho” sempre será um clássico! Você deve escolher fumar da forma que você se sentir melhor.

Você já experimentou dab? Prefere dabs ou ervas? Conte para nós nos comentários!

Referências: