A dabada é uma forma muito efetiva de consumir Cannabis, além de ser um incrível ritual. Assim como preparar um jantar completo ou fazer um coquetel, o processo de preparo e execução da dabada perfeita chega a ser meditativo e proporciona um momento de relaxamento.

Assim como andar de bicicleta, à medida que você se familiariza mais com o dab, você pode criar seus próprios métodos e movimentos. Uma vez que você aprendeu a dabar, há diversas técnicas que você pode testar até encontrar o método que funciona melhor para você. Além de descobrir quais são os melhores dabs e suas temperaturas.
Para elevar sua experiência dab para o próximo nível, aqui estão algumas dicas profissionais e técnicas, bem como as explicações do porquê você deve aplicá-las em sua rotina dab.

Sempre Use um Carb Cap
Um carb cap é um acessório essencial para dabar, pois irá regular corretamente a temperatura, além de vaporizar e concentrar a sua "paradinha" mais efetivamente.
Existem muitos tipos de carb caps no mercado, mas todos têm basicamente a mesma função (concentrar calor e otimizar o processo de vaporização).

Proteja Seu Banger com um Insert
Um insert é um baldinho normalmente feito de quartzo ou de outros materiais que retém calor — como o rubi. Esses baldinhos encaixam dentro do banger e ajudam a manter a temperatura da vaporização estável ao mesmo tempo em que mantém seu quartzo limpo e seguro.
Quando o seu banger estiver quente, basta colocar no insert e cobrir seu dab. Depois espere alguns segundos enquanto o calor é transferido do banger para o insert, gradualmente esquentará o dab até a temperatura correta.
Dosar dabs é fácil, pois é possível medir a quantidade no insert e depois colocar direto. Eles são fáceis de limpar e você pode levar alguns sempre com você para alterná-los durante os usos. Eles são ótimos para curtir um dab com os amigos!
Use um insert de quartzo para manter seu banger limpo, aumentar sua vida útil e garantir que o dab nunca esquente demais.

Coloque o Dab Ainda Frio
Experimente colocar seu dab ainda frio para a dabada perfeita a temperaturas baixas sem desperdiçar óleo. Este procedimento é conhecido como "dab reverso".
Aplique calor aos poucos até que o dab comece a vaporizar, você poderá controlar a temperatura facilmente e evitar o risco de dabar antes da hora ou em um banger muito quente. Se você não conseguir dar a dabada completa na primeira tentativa, você pode reaquecer de novo, até que você tenha vaporizado seu óleo por completo.

Adicione Bolas de Quartzo
Use bolas de quartzo para reter calor em seu banger. Seu material é inerte, são retentoras de calor e são colocadas diretamente no seu banger.
Ao esquentar o banger, elas irão concentrar o calor e aumentar o aquecimento, otimizando a vaporização do dab. Por isso, as adicione junto com um bom carb cap e deixe que elas façam sua mágica.
As bolinhas se misturam e movimentam seu dab em torno do banger quente — do mesmo jeito que ocorre em uma lata de tinta spray.

Aqueça Seu Banger por Igual
Aquecer seu banger ou nail uniformemente irá garantir uma temperatura balanceada do dab. Mesmo que não pareça grande coisa, na verdade, pode fazer toda a diferença nas suas dabadas. Usando o maçarico para aquecer seu óleo por igual, você evita pontos muito frios ou muito quentes em seu dab.
Evitar temperaturas extremas, inclusive, pode aumentar o tempo de vida do seu nail. Dê preferência por começar esquentando a base do banger e depois subindo às laterais, que é onde o dab costuma borbulhar.
Tenha cuidado para não aplicar muito calor nas áreas das articulações ou do tubo do banger, pois elas tendem a ser mais suscetíveis à rachaduras.

Cronometre Seus Dabs
Para dabar em temperaturas mais consistentes e fixas, use um cronômetro para precisar por quanto tempo você aquece e esfria seus dabs. Assim você pode não só obter mais consistência na temperatura a cada dab, mas também pode ter certeza de que sempre estará na mesma temperatura.
O mesmo vale para o resfriamento. Como o quartzo retém o calor e o libera lentamente ao longo do tempo, você pode acompanhar quanto tempo leva para esfriar até a temperatura que preferir e depois repetir o procedimento.
Vale lembrar que cada nail tem seu próprio tempo de aquecimento e resfriamento, dependendo da qualidade e grossura do material. Teste aquecer por 30 segundos, esfriar por um minuto e depois ajustar os cronômetros. Dessa forma, encontre a temperatura ideal.

Limpar Seu Banger Depois de Cada Dabada
Manter seu banger limpo garante sempre uma dabada mais saborosa e suave. E é muito simples, basta seguir alguns passos fáceis.
Primeiro, não dê a dabada se o nail estiver muito quente, temperaturas mais baixas ajudam a evitar carbonização, cinzas e grudes ou queimaduras por qualquer outro resíduo.
Segundo, use um cotonete para limpar qualquer resíduo de óleo ou carburação que se forma a cada dabada.
Terceiro, se você tiver dificuldades para remover alguns grudes de óleo ou carbonizações, use álcool isopropílico para amolecê-los e removê-los por completo. Grudes mais persistentes podem ser limpos com o auxilio de um maçarico (cuidado, repetir este procedimento várias vezes pode deteriorar lentamente o seu banger, resultando, a longo prazo, na perda da habilidade de reter calor!).

Guarde Seus Dabs na Geladeira
O frio da geladeira preserva o sabor e a consistência do seu óleo. Concentrados de Cannabis têm uma vida útil relativamente longa. Apesar disso, sua forma, sabor e composição podem sofrer alterações quando expostas ao calor ou à luz.
Os terpenos presentes em seus extratos são especialmente voláteis e podem começar a se deteriorar, até mesmo em temperatura ambiente.
Por causa disso, o melhor a se fazer é guardar seus óleos na geladeira ou no congelador (mantenha na porta da geladeira os extratos que você irá consumir a curto prazo e as que serão consumidas a longo prazo devem ser guardadas no congelador, em um pote).