5 curiosidades sobre a The Bulldog Amsterdam

Conheça cinco curiosidades a respeito da marca canábica mais respeitada do mundo.

5 curiosidades sobre a The Bulldog Amsterdam

Índice

The Bulldog Amsterdam

The Bulldog Amsterdam, ou simplesmente The Bulldog, é uma marca holandesa que vende diversos tipos de acessórios canábicos (sedas, piteiras, dichavadores, etc.) e até peças de vestuário. Isso quase todo mundo sabe, mas pouca gente conhece a fundo como ela foi criada e quais são as suas origens. Se você tem interesse em saber mais sobre a maior pioneira da história do mercado canábico, está no lugar certo, continua com a gente no King Blog!

Como a marca surgiu?

Tudo começou em 1970, quando Henk de Vries foi a um festival musical chamado Woodstock no Kralingse Bos com um grupo de amigos. Ele era o encarregado da importante missão de levar maconha para a galera consumir durante as atrações. Até aí, tudo bem, mas, um tempo depois de ter distribuído a erva, pessoas que ele nunca havia visto chegaram tentando vender para ele a erva que ele mesmo trouxe.

Nisso, ele percebeu o quanto a venda de Cannabis poderia ser lucrativa naquele meio e botou em prática um plano ousado. Ele voltou para Amsterdam, comprou um quilo e meio de maconha, várias caixas de fósforo no mercado, jogou todos os fósforos fora e encheu cada caixinha com a erva. Então voltou para o festival, sentou no chão e começou a vender, oferecendo para quem passava. Não passou muito tempo para que a polícia percebesse o que estava acontecendo, então dois policiais chegaram e abordaram Henk. Eles avisaram que vender maconha era proibido e mandaram ele se levantar. Tudo parecia perdido, até que um cara de cabelo comprido chegou e disse aos policiais: “eu sou a pessoa responsável pela supervisão do evento e ele tem permissão de vender a maconha dele aqui”. Aquele cara era nada mais, nada menos, que Koos Zwart, um dos maiores ativistas canábicos da época e o principal organizador do evento.

Com os lucros absurdos ao fim do evento, Henk percebeu que poderia ganhar a vida vendendo maconha, mas também sabia que era bem improvável que ele teria a sorte que teve como na intervenção de Koos Zwart. Ele sabia que teria que ser algo mais “na encolha”. Por isso, desmontou o sex shop que havia herdado do seu pai em Amsterdam e ali mesmo abriu a primeira coffeeshop do mundo com a intenção de oferecer um lugar seguro para as pessoas fumarem maconha.

Henk de Vries, criador da The Bulldog, sorrindo na porta da sua primeira loja da The Bulldog

Primeira coffeshop da história

A The Bulldog foi a primeira coffeeshop da história. Inclusive, o termo coffeeshop foi criado e usado pela primeira vez pelo próprio Henk. Como antes dito, Henk queria oferecer um lugar para o consumo de Cannabis sem a opressão policial, isso é ilustrado por suas próprias palavras: “quero criar uma atmosfera de sala de estar. Com uma boa vibe, relaxante. Um lugar onde as pessoas possam fumar, conversar e se sentirem bem. Simplesmente não dá para ser melhor que isso”.

Seu olhar visionário e destemido foi um verdadeiro divisor de águas na história canábica mundial. A criação da The Bulldog não só abriu a mente de toda uma geração a respeito do consumo de Cannabis, mas também abriu as portas para a criação de todas marcas que conhecemos hoje no ramo.

Foi também uma verdadeira revolução na luta pela legalização, Henk e seus clientes foram presos dezenas de vezes nos anos 70 e 80, mas isso não foi o bastante para que a luta deles contra a opressão cessasse.

Por que o nome coffeeshop?

Segundo Henk, a ideia do nome coffeeshop veio a partir do conceito de uma teahouse: “o termo coffeshop é originado do fato de eu ter idealizado uma teahouse. Um lugar clássico onde serviam cerveja disfarçadamente. Isso foi o que idealizei com o coffeeshop The Bulldog. E é daí que vem o termo coffeeshop”. Sendo assim, a ideia do nome coffeeshop era despistar as autoridades. Além do nome, outra tática para enganar a polícia envolvia os inúmeros esconderijos do local, quase tudo ali tinha um mocó.

Quem é o cachorro da ilustração?

Com certeza, uma das maiores dúvidas do público geral em relação à coffeeshop holandesa é o motivo do nome da marca e da imagem do buldogue no logo.

Esse é o Joris, cachorro do criador da marca lá nos anos 70. Até os dias de hoje, ele segue como grande mascote da marca, contando com dezenas de fotos em todos os estabelecimentos da franquia.

Foto de um buldogue em cima do logo da The Bulldog, ilustrando Joris o cachorro mascote da marca

Treta com a Red Bull

Em 2003, a empresa Red Bull entrou com um processo contra a The Bulldog após a coffeeshop criar seu primeiro energético, o The Bulldog Energy Drink. A Red Bull afirmou que a similaridade entre os nomes poderia confundir os consumidores, dando um benefício injusto à The Bulldog, que se aproveitaria da fama mundial da RB.

Inicialmente, a corte rejeitou o processo da Red Bull. De acordo com o juiz, não haviam similaridades suficientes para que se caracterizasse o delito. Só que a Red Bull continuou apelando legalmente, até que depois de três anos o processo foi criado. Obviamente não deu em nada, sendo a defesa mais forte da The Bulldog o fato de eles existirem desde 1975 e já terem se registrado para a venda de bebidas não alcoólicas desde 1983. Isso tudo foi muito antes da Red Bull sonhar em ser criada.

Comenta aí!

E aí? Você já sabia da origem da The Bulldog? Conhecia as outras curiosidades desta lista? Sabe alguma outra curiosidade interessante? Então já sabe! É só colocar nos comentários. Vamos amar te ouvir.

Ah! E claro! Não esqueça de conferir nossa enorme variedade de produtos da marca, sempre pelos melhores preços do país!

Referências: