Esta é a parte 1 de um post que será dividido em duas partes. Nesta primeira metade, falaremos sobre todos os ingredientes base mais comuns utilizados no mercado para a fabricação de sedas.

Quais São as Principais Diferenças?
Existem vários tipos de sedas que são ideais para o consumo de Cannabis. Uma seda boa, fabricada com componentes naturais, proporciona melhores experiências. Nos últimos 20 anos, várias marcas focadas em sedas para o uso de maconha vêm produzindo modelos cada vez mais naturais. As sedas de arroz, cânhamo e celulose chegaram para satisfazer a demanda do público mais consciente sobre a redução de danos.

Cada tipo de seda tem características únicas, por exemplo: sabor (ou ausência dele), espessura do papel e velocidade de combustão são atributos que sempre serão questões de gosto pessoal. Além disso, a habilidade para enrolar também faz toda a diferença na hora de escolher, já que algumas sedas são mais frágeis e requerem habilidade. Só experimentando todas você saberá qual mais faz seu tipo.

Apesar da ascensão recente dos vaporizadores, as sedas ainda são a forma preferida dos brasileiros para apreciar os efeitos da Cannabis. Para te ajudar a decidir qual seda você vai comprar da próxima vez, explicaremos detalhadamente os tipos mais comuns, e suas diferenças.

Quais são os tipos de sedas para fumo?

Sedas de Polpa de Madeira
As sedas de polpa de madeira são as mais comuns e tradicionais do mercado. Vindo em modelos brancos os marrons.

Cada modelo tem diferentes porosidades responsáveis pelo controle de ventilação e velocidade de combustão. Fora isso, o papel pode ter substâncias adicionais para diminuir a velocidade da queima e/ou tornar a folha mais firme. Esses papéis são os ideais para iniciantes, porque eles mantêm sua forma mesmo com umidade ou em mãos suadas. No geral, essas folhas são mais espessas do que as dos outros materiais, embora existam modelos de todas as espessuras. Sua combustão é de velocidade intermediária.

Papéis brancos são popularmente conhecidos por terem aspecto químico em decorrência da adição de cloro ou carbonato de cálcio, que ajudam a diminuir a velocidade da combustão. Porém, hoje em dia, várias sedas de marcas conhecidas e respeitadas são feitas sem quaisquer tipos de tratamentos químicos, reduzindo os malefícios à saúde e tornando a fumaça mais pura. O método utilizado por essas marcas para reduzir a velocidade da queima é a adição da marca d'água no papel. Alguns modelos também usam misturas com outras fibras, tornando mais fácil o manuseio da folha.

Já os papéis marrons — chamados de "Brown" — são conhecidos por serem não branqueados e não conterem químicos. Sua principal vantagem é ausência total de gosto, permitindo uma imersão muito maior no sabor da erva. Assim como os brancos, alguns modelos contêm marca d'água e/ou fibras adicionais.

Essas são as melhores marcas produtoras de sedas de polpa de madeira e fibras naturais: RAW, Bem Bolado, The Bulldog Amsterdam, Smoking, Lion Rolling Circus, Pay-Pay e aLeda.


Sedas de Arroz
Elas geralmente têm espessura bem mais fina do que as outras, além de serem muito puras.

Embora isso melhore sua experiência e reduza danos à saúde, você vai ter um trabalho a mais na hora de enrolar; por ser mais frágil e fino, esse tipo de papel pode não ser tão fácil de manusear, além de ser bastante vulnerável a certas condições, como ar úmido. Então nem cogite usar um desses em um dia de chuva.

Os melhores papéis de arroz são fabricados apenas com ingredientes naturais, ou seja, é arroz processado e prensado. Isso torna sua combustão mais devagar. A ausência de componentes adicionais também o tornam uma opção excelente para saborear sua maconha como ela realmente é. Um resultado parecido pode ser obtido com papéis de alfafa, que possuem características muito parecidas com os de arroz.

As marcas mais famosas que produzem sedas de arroz são a Elements e a Rizla.



Sedas de Cânhamo
Por não sofrerem nenhum tipo de branqueamento, sua coloração varia entre o verde-claro e o marrom-claro. Geralmente, as sedas de cânhamo são um pouco mais espessas e robustas do que as de arroz, proporcionando mais facilidade na hora de manusear e enrolar.

Mesmo assim, elas têm como similaridade a tendência de absorver a umidade. Elas têm combustão muito lenta, mais devagar do que as de arroz. Baseados feitos com sedas de cânhamo, assim como as sedas marrons e as de arroz, são boas pedidas para se obter o sabor mais puro possível.

Seguem as melhores marcas que produzem sedas de cânhamo: RAW, The Bulldog Amsterdam, Bem Bolado, Elements (Red) e Sediña.



Outros Tipos
Existem também papéis bastante diferenciados, como os coloridos, os estampados, os aromatizados e os transparentes (celulose). É divertido variar e experimentar esses de vez em quando, porém, atente-se sempre aos componentes do papel. Qualquer coloração presente nas folhas deve ser feita a partir de tinta vegetal e qualquer aromatizante tem que ser natural!

Aprenda com os Melhores
E aí vai uma dica King Bong: aprenda a enrolar com os papéis mais finos e menos processados. Mesmo que pareça difícil no começo, é questão de prática. Os papéis mais finos têm em torno de 12g/m² e são fabricados nos mais diversos comprimentos e larguras (falaremos sobre todos os tamanhos na parte 2). Depois de se aperfeiçoar na arte de enrolar, você vai reduzir danos à saúde ao mesmo tempo em que aproveita ao máximo o sabor da sua erva!



No final das contas, escolher entre uma seda branca ou marrom, de cânhamo ou de arroz, colorida ou de celulose vai ser sempre questão de gosto pessoal. Continue experimentando diferentes tipos até encontrar seu preferido!

Confira também a segunda parte do guia, onde falamos das diferenças entre os tamanhos!