Hemp Protein, a proteína do cânhamo

Conheça o hemp protein, a proteína mais verde!

Hemp Protein, a proteína do cânhamo

Índice

.

Introdução

A busca por opções de suplementos nutricionais naturais e saudáveis tem crescido significativamente nos últimos anos, à medida que muitas pessoas buscam maneiras de aprimorar sua saúde e bem-estar. E se te dissessem que há um suplemento natural, vegano e sustentável, que é uma rica fonte de proteínas, ácidos graxos, fibras, vitaminas e outros nutrientes essenciais para promover o funcionamento ideal do organismo? Agora, e se dissessem ainda que essa fórmula milagrosa pertence à família da sua plantinha preferida? Pois é, o hemp protein, como é conhecido internacionalmente, consiste em um extrato de semente de cânhamo, e é uma poderosa fonte de proteína e uma excelente escolha para aqueles que desejam enriquecer e complementar a sua dieta.

Neste post, explicaremos os benefícios das sementes que tem conquistado o mercado mundo afora por suas propriedades nutritivas, e como elas podem ser incorporadas a uma alimentação saudável e mais verde.

.

Semente de cânhamo: uma nova abordagem na suplementação nutricional

As diferenças entre maconha e cânhamo são muitas e, antes de mais nada, é importante deixar claro que as sementes dele não vão te deixar doidão! Diferente da maconha, as sementes do cânhamo contém uma quantidade inferior a 3% de THC (tetrahidrocanabinol), substância da planta que é responsável por seus efeitos psicoativos. Por isso, se a sua ideia era só curtir uma onda, pode se manter na dieta da larica.

A proteína de cânhamo é uma inovação surpreendente para o mundo dos suplementos nutricionais, já que além de oferecer uma alternativa saborosa e natural para aqueles que desejam aumentar sua ingestão de proteína, este rico alimento mantém ainda uma boa proporção de gorduras saudáveis. As sementes de cânhamo, além de serem altamente protéicas e ricas em ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6), são também excelentes fontes de muitos outros nutrientes, como:

Vitaminas:

  • Vitamina E
  • Vitamina B1 (tiamina)
  • Vitamina B2 (riboflavina)
  • Vitamina B3 (niacina)
  • Vitamina B6 (piridoxina)
  • Vitamina B9 (folato)

 

Nutrientes:

  • Fósforo
  • Potássio
  • Sódio
  • Magnésio
  • Enxofre
  • Cálcio
  • Ferro
  • Zinco
  •  

.

A origem da proteína de cânhamo

A proteína de cânhamo tem sua mais provável origem na Ásia, existem escavações em sítios arqueológicos do continente asiático que datam de mais de 10 mil anos atrás, onde se confirmou que seres humanos já faziam proveito das sementes de cânhamo. A cannabis tem se provado cada vez mais ser uma planta versátil, que tem sido usada em diversas culturas ao longo da história, com variados objetivos. Hoje em dia, ela volta ao lugar de evidência, dessa vez por seu potencial nutritivo e benéfico para atletas e pessoas que buscam completar ou até mesmo enriquecer a sua alimentação.

A produção do hemp protein, suplemento de semente de cânhamo, envolve a extração da proteína a partir das sementes, enquanto cerca de 10% das gorduras benéficas são mantidas.

.

Proteína de Cânhamo vs. Whey Protein: qual é a melhor escolha?

Comparar a proteína de cânhamo com a popular whey protein é fundamental para tomar decisões informadas sobre suplementação. Embora a whey protein seja conhecida por sua alta concentração de proteína por dose, a proteína de cânhamo oferece vantagens distintas, como a presença de fibras e gorduras saudáveis para o coração. Vamos examinar em detalhes as diferenças entre esses dois suplementos e ajudá-lo a compreender quando a proteína de cânhamo pode ser a escolha certa para suas necessidades nutricionais.

Whey Protein:

  • Base: animal
  • Valor de venda: superior
  • Sabor: sem sabor ou saborizado
  • Proteína por 100g: 78g
  • Ferro por 100g: 6,3%
  • Digestibilidade: proteínas de fontes animais são mais facilmente digeridas
  • Lactose: contém

 

Proteína de Cânhamo:

  • Base: Vegetal
  • Valor de venda: inferior
  • Sabor: sem sabor ou saborizado
  • Proteína por 100g: 31,5g
  • Ferro por 100g: 44%
  • Digestibilidade: proteínas de fontes vegetais tendem a ter maior dificuldade na digestão, porém, pesquisas sugerem que até 98% das sementes de cânhamo na forma de pó conseguem ser digeridas por nosso corpo.
  • Lactose: não contém

.

Vegana e sustentável: uma opção mais verde

A proteína de cânhamo tem se tornado amplamente reconhecida como um alimento completo de origem vegetal, o que faz dela a escolha ideal para veganos e vegetarianos. Ela não apenas supre a necessidade de proteínas, muitas vezes é associada à carne, mas também contém todos os aminoácidos essenciais para uma dieta saudável e mais completa.

No que diz respeito à sustentabilidade, o cânhamo segue sendo o caminho mais verde devido a uma série de motivos, sendo alguns deles:

Cultivo sustentável: O cânhamo é uma planta de crescimento rápido que requer relativamente pouca água e não depende de pesticidas ou herbicidas em grande quantidade. Ele é altamente adaptável e pode crescer em várias condições climáticas e tipos de solo. Isso o torna uma cultura amiga do meio ambiente.

Redução de poluentes: O cultivo de cânhamo pode contribuir para a melhoria da qualidade do solo, pois suas raízes profundas podem ajudar a prevenir a erosão do solo. Além disso, o cânhamo é conhecido por retirar metais pesados do solo, o que pode contribuir para a descontaminação de terras poluídas.

Baixo uso de água: Comparado a muitas outras culturas, o cânhamo consome menos água. Isso é especialmente importante em regiões propensas à escassez de água.

Versatilidade: O cânhamo é uma planta versátil que pode ser usada em várias indústrias, incluindo têxteis, construção, papel, plásticos biodegradáveis, alimentos e suplementos nutricionais. Essa versatilidade significa que menos recursos naturais são necessários para atender a diversas necessidades.

Menos pesticidas e herbicidas: Como mencionado anteriormente, o cânhamo tende a ser resistente a pragas e doenças, reduzindo a necessidade de pesticidas e herbicidas. Isso pode ajudar a limitar a exposição de agricultores e do meio ambiente a produtos químicos potencialmente prejudiciais.

Carbono positivo: O cânhamo também tem a capacidade de sequestrar carbono da atmosfera durante o crescimento. Isso significa que ele ajuda a capturar o carbono ao invés de liberá-lo na atmosfera.

.

A semente de cânhamo como aliada da saúde

Entre os principais benefícios para a saúde associados ao uso da semente de cânhamo, destacam-se:

  • Melhora a saúde cerebral, da pele e do coração.
  • Reduz inflamações
  • Auxilia no controle de doenças crônicas

Além disso, como mencionado anteriormente, as sementes de cânhamo são uma excelente fonte de fibras alimentares. A fibra presente nas sementes de cânhamo é predominantemente classificada em dois tipos: fibra solúvel e fibra insolúvel. Ambos os tipos são benéficos para a saúde digestiva e geral do corpo. Aqui estão algumas informações sobre esses tipos de fibra: 

  • Fibra Solúvel: A fibra solúvel, como a pectina, dissolve-se em água e forma um gel em seu trato digestivo. Isso pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e manter os níveis de glicose no sangue estáveis. A fibra solúvel também é conhecida por ser benéfica para a saúde do coração e pode auxiliar na perda de peso, pois proporciona uma sensação de saciedade.
  • Fibra Insolúvel: A fibra insolúvel, como a celulose, não se dissolve em água e, em vez disso, adiciona volume às fezes, ajudando a regular os movimentos intestinais. Isso pode prevenir a constipação e promover a saúde digestiva geral.

As sementes de cânhamo contêm uma boa proporção de ambas as fibras solúveis e insolúveis, o que faz delas uma excelente opção para apoiar a saúde digestiva. No entanto, se o foco desta suplementação são mesmo as fibras, a casca das sementes não podem deixar de ser ingeridas.

.

Proteína do cânhamo: o que diz a legislação brasileira

Apesar de já estar disponível em outros países, a proteína de cânhamo ainda não é legalizada no Brasil. A verdade é que não há uma regulação específica em nosso país. A Anvisa, nosso órgão regulador, diz que "Os alimentos de cânhamo estão proibidos por força da Portaria nº 344/98"- que trata sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Dentro da “Portaria”, há uma lista de alimentos e substâncias proibidas, na qual se encontra a Cannabis Sativa, ou seja, para a ANVISA, um alimento de cânhamo, ainda que sem canabinóides, estaria proibido por conter substâncias derivadas da planta. Por outro lado, a fibra do cânhamo, igualmente derivada de substâncias da planta, tem sua importação permitida no Brasil desde 2015. Essa situação confusa, mal regulamentada, e pouco discutida, tende a manter por mais tempo a desinformação em grande parte da sociedade, e impedir qualquer progresso no campo da legalização e regulamentação do consumo de sementes e derivados de cânhamo.

.

Como consumir a proteína de cânhamo

Existem diferentes e criativas formas de adicionar sementes de cânhamo à sua alimentação diária:

  • Saladas e smoothies: Uma das formas mais consumidas das sementes, é na forma de pó, Posteriormente sendo misturadas a shakes. Há também quem consuma as sementes sem a casca em saladas e quem a aproveite de forma integral, com casca e tudo!

 

  • Receitas de pratos quentes: É possível explorar receitas deliciosas que incorporam sementes de cannabis em pratos quentes, como massas e sopas.

Independente da forma que você irá consumir as suas sementes, elas entregarão um toque saudável a suas refeições, suplementando muitos nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Afinal, a regra é clara: um pouco de droga, um pouco de salada!

Ah, depois conta pra gente: você toparia adicionar uma dose extra de verde a sua saladinha do dia-a-dia?