Como identificar sementes de maconha aptas para o plantio

Confira dicas e saiba quais são as características ideais de uma semente de maconha perfeita para um plantio de sucesso.

Como identificar sementes de maconha aptas para o plantio

Índice

.

A semente ideal para o cultivo canábico

Quando sonhamos com o nosso cultivo canábico, já imaginamos buds cobertos de cristais exalando o aroma dos mais variados e deliciosos terpenos do mundo. Mas um passo crucial para atingir a meta da colheita dos sonhos é justamente o primeiro e, talvez, o mais importante a ser dado no cultivo da erva: a escolha de uma boa semente.

A verdade é que todo mundo já teve a ideia “genial” de plantar aquela sementinha que sobrou do prensado e, embora não seja o melhor dos mundos, esse pode até ser um começo para que você consiga pegar confiança suficiente e adquirir conhecimento para mais tarde investir em uma semente de qualidade. Neste post, contamos tudo o que você precisa saber na hora de selecionar aquela que fará a sua cabeça em suas mais exclusivas sessões.

.

Quais os tipos de sementes de cannabis?

Há três tipos de sementes de maconha para escolher, e existem algumas diferenças entre cada uma delas que você deve entender antes de iniciar o seu cultivo:

  • Sementes Regulares

Essas são as sementes canábicas mais comuns. Utilizadas no cruzamento de espécies, são elas que possibilitam as variações genéticas. Mais baratas, são também uma excelente opção de escolha para quem ainda não tem experiência suficiente no assunto e não quer correr o risco de perder uma semente cara por um erro amador no início do cultivo.

Um ponto importante a ser mencionado aqui é que as sementes regulares podem se desenvolver como plantas macho ou fêmea. Sendo as fêmeas o ponto de interesse aqui, já que são elas as responsáveis pela produção dos buds, é essencial que você conheça as Diferenças e Similaridades entre os Sexos das Plantas de Maconha para que faça a seleção correta de sua plantinha de acordo com o gênero adequado. Isso porque a presença de apenas uma planta macho pode resultar na polinização de uma colheita enorme, fazendo com que as fêmeas concentrem sua energia na produção de sementes e não nas flores.

  • Sementes Feminizadas

As sementes feminizadas, como diz o próprio nome, foram criadas para garantir que germinem apenas plantas fêmeas, as quais produzirão os tão sonhados buds. Elas não possuem o cromossomo masculino, portanto eliminam a preocupação com o sexo da planta e aumentam a probabilidade de se ter mais flores e uma colheita maior. Mas nem tudo são flores, as sementes feminizadas não são indicadas para clonagem, produzindo clones mais frágeis e com menor rendimento, portanto, o indicado é que seu cultivo seja sempre feito através de suas próprias sementes. Elas também podem se tornar hermafroditas devido ao estresse ambiental ou, inclusive, uma má genética. Por fim, mas não menos importante, as sementes feminizadas são bem mais caras que as regulares, justamente pela facilidade que oferecem ao cultivador.

  • Sementes Automáticas

As sementes automáticas, ou auto-florescentes, são uma subespécie de cannabis (cannabis ruderalis). Elas recebem esse nome devido à sua capacidade de alterar seu ciclo de iluminação por conta própria. Ou seja, essas sementes podem passar do estado vegetativo para a floração sem depender de uma mudança no tempo de exposição à luz. Essa transição é baseada no tempo de vida da planta, em vez de uma alteração no fotoperíodo.

As ruderalis, são plantas que se adaptaram a climas mais frios como os da Europa Central, Rússia e Ásia central, e por consequência do verão mais curto nesses locais, a subespécie foi forçada a iniciar a floração em seu próprio ritmo. Por serem rústicas e possuírem uma genética mais robusta, são mais fáceis de cuidar e têm se tornado as preferidas dos cultivadores de primeira viagem. Contudo, elas costumam ser menores e mais compactas, tendo um rendimento mais baixo, além disso, é comum que essas sementes possuam uma menor concentração de THC e uma maior quantidade de CBD, o que as torna bem menos potentes.

.

Características de uma semente de maconha apta para cultivo

Uma semente de cannabis em boas condições de plantio geralmente apresenta as seguintes características:

  • Cor: A cor ideal de uma semente de cannabis saudável é marrom escuro ou rajado. Sementes verdes, brancas ou pálidas podem indicar imaturidade ou problemas de qualidade.
  • Textura: A textura da semente deve ser lisa e uniforme. Evite sementes com rugas, rachaduras ou qualquer sinal de danos físicos.
  • Brilho: As sementes saudáveis de cannabis costumam ter um leve brilho, assemelhando-se a uma fina camada de "cera" que cobre sua superfície.
  • Rigidez: Uma semente de cannabis em boas condições de plantio deve ser firme ao toque. Se a semente for muito mole ou frágil, pode indicar que está seca demais ou que sofreu danos.
  • Tamanho: Embora o tamanho possa variar dependendo da variedade de cannabis, em geral, sementes maiores tendem a ser mais saudáveis e têm maior potencial de germinação.
  • Padrão de maturação: Uma semente madura geralmente tem um padrão de maturação distintivo em sua superfície. Isso pode incluir manchas escuras ou listras mais escuras, indicando que a semente está pronta para germinar.

É importante saber que essas características são apenas indicativos gerais e não garantem o sucesso da germinação. Outros fatores, como a idade da semente e as condições de armazenamento, também desempenham um papel crucial no sucesso do plantio.

.

Como germinar a sua semente de maconha

A germinação bem feita de sementes de maconha é um passo crucial no cultivo bem-sucedido. Por isso, separamos aqui algumas dicas importantes para ajudar você a germinar suas sementes com sucesso:

Armazenamento adequado: Guarde suas sementes em um saco plástico selado na geladeira até o momento em que você decidir plantá-las. Isso imita a mudança de estação que as plantas de cannabis geralmente experimentam na natureza, estimulando a germinação.

Mergulhe as sementes: Mergulhe as sementes em um copo de água filtrada em temperatura ambiente (20°- 25° C) e coloque-o em um local escuro por cerca de 12 horas.

Cuidado com o tempo de imersão: Evite encharcar as sementes em água por mais de 24 horas, isso pode afogá-las, impedindo o seu desenvolvimento. Após 12 horas de imersão, as sementes que afundam são provavelmente viáveis para uma boa germinação, enquanto sementes que flutuam não são propensas a germinar em breve.

Reserve as sementes: Após a hidratação da semente no copo, coloque-a em um recipiente forrado com papel toalha. Acomode as sementes de maneira espaçada entre elas e cubra com mais uma folha de papel toalha. Após esse processo, umedeça os papéis, tampe e reserve em um local escuro, seguro e protegido do frio. A intenção aqui é simular a germinação da semente na terra.

Pulverize as sementes: Use um pulverizador de água para umedecer suas sementes regularmente. Evite deixar o papel toalha seco ou encharcado demais, pois eles podem danificar a raiz, ressecando ou apodrecendo-a.

Acompanhe o progresso: É importante rastrear as datas de germinação e as mudanças de estágio durante o crescimento. Não deixe suas sementes germinadas por muito tempo no recipiente antes de plantá-las, pois isso pode levar ao crescimento de uma raiz longa e frágil que pode morrer sem condições adequadas para o plantio.

Lembre-se de que cada semente é única, e a germinação pode variar. Sendo assim, mesmo fazendo a seleção de uma semente aparentemente ideal e, germinando-a da maneira correta, não há garantias de que sua plantinha vá vingar. De qualquer forma, com essas dicas você estará melhor preparado para iniciar o seu cultivo de maconha.

.

É permitido importar sementes de cannabis no Brasil?

Sabemos que a verdinha segue ilícita no país, mas quando o assunto é semente, as coisas mudam um pouquinho. De acordo com uma decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2020, a importação de poucas sementes de maconha não constitui tráfico ou contrabando de drogas. E são essas as razões que implicam nesta decisão:

  • A semente não contém THC, a substância psicoativa da cannabis;
  • A posse de uma pequena quantidade de sementes é considerada um "mero ato preparatório" para o consumo da droga, o que não é caracterizado como crime;
  • Embora o plantio, cultivo e colheita da cannabis sejam considerados ilegais, a importação de sementes não está especificamente descrita na Lei de Drogas;
  • As sementes de maconha não estão incluídas na lista de produtos classificados como drogas ilícitas.

Essa conclusão está de acordo com uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019, que afirmou que a importação de sementes é atípica e não constitui crime, uma vez que não contém THC (princípio psicoativo da cannabis).

No entanto, é importante ressaltar que essas decisões não são conclusivas e, então quem quiser importar semente deve estar consciente de que estará sujeito a riscos. Afinal, a regulamentação da cannabis e de suas sementes no Brasil ainda é restrita e conservadora.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de semente e como germiná-las, conta pra gente, qual delas você escolheria para realizar o sonho do auto cultivo?

 

Referências: