Um trago de tabela às vezes pode ser até demais.
As Consequências de um Trago de Tabela
Normalmente, exames antidoping costumam acabar com a carreira de pessoas que usam drogas.
Na maioria das vezes, estes testes apontam o uso de maconha. Isso porque o THC permanece no sistema do usuário por vários meses.
Um estudo recente mostra que até mesmo os não-fumantes estão livres da maldição de um exame antidoping.
De acordo com um novo estudo da Universidade de Calgary, o THC pode ser detectado no corpo depois de 15 minutos da exposição à fumaça.
É isso mesmo, só um trago de tabela pode ser a diferença entre você conseguir o emprego dos seus sonhos e ser denunciado como usuário de drogas. Isso é um problema, principalmente para empresas com tolerância zero a drogas.
O estudo, publicado no Jornal de Associação Médica do Canadá (Canadian Medical Association Journal Open), concluiu que pessoas expostas à fumaça em uma área de baixa ventilação, como cozinhas ou banheiros, com as janelas fechadas, podem dar positivo em um exame antidoping.
Mas os resultados não acabam aqui. O estudo também aponta que fumar de tabela pode fazer com que o indivíduo sinta os efeitos psicoativos da Cannabis. Ou em termos mais simples, ficar chapado.
"Exposição à fumaça da maconha gera metabólitos canabinoides nos fluídos corporais, e as pessoas experienciam efeitos psicoativos após tal exposição", determina o estudo.
Talvez a única diferença entre o fumo e o fumo de tabela seja o tempo que leva para que as substâncias saiam do sistema.
De qualquer forma, ter que esperar qualquer quantidade de tempo pode ser um problema para quem acaba sendo um convidado surpresa em uma boa e velha "sauna".
Como se Livrar Disso no Seu Sistema
Se acontecer de você acabar sendo vítima da "tabelinha surpresa", nem tudo está perdido. Felizmente, há diferentes maneiras de eliminar essas substâncias do seu sistema de forma rapida e eficiente.
Para começar, se você ainda não saiu de perto da fumaça, faça isso imediatamente. Obviamente, quanto menos fumaça inalada, melhor. Se por alguma razão você não puder sair, procure o local mais arejado e ventilado da sala. De acordo com outro estudo, fumantes de tabela que acabaram participando da "sauna" se sentiram um pouco chapados e deram positivos para THC no teste de urina. Por outro lado, os que ficaram em locais ventilados, tiveram níveis significativamente inferiores de componentes de Cannabis nos testes.
"Aqueles em condição de ventilação tiveram níveis muito menores de THC no sangue, não se sentiram lesados ou chapados, e não deram positivo no teste de THC na urina", concluiu o estudo.
Essas medidas são prevenções que podem ajudar. Se já for tarde demais, o melhor a fazer é esperar a "poeira baixar". Infelizmente, uma "sauna" pode resultar em pequenos traços de THC na urina até 22 horas depois da exposição. Uma alternativa pode ser tentar remarcar o exame antidoping, porém, na maioria das vezes, isso não é possível. Então tente beber o máximo possível de líquidos. Água (Aconselhavelmente em torno de 2 a 3 litros) e/ou bebidas ricas em eletrólitos, como isotônicos ou água de coco lavam o intestino e aceleram o processo.
Vitamina B é outra opção. Ao contrário da água e outros líquidos, isso não limpa o THC do organismo por completo, mas o camufla. E considerando que você não fumou pra valer, isso deve funcionar. Você pode comprar Vitamina B-2 ou B12 em qualquer farmácia. Tome de 50 a 100mg de algum desses suplementos algumas horas antes do exame para melhores resultados.
No fim das contas, o recomendado é combinar todos os métodos. Você sabe... só para garantir.