Guia definitivo para o fumo consciente.

Saiba Seu Limite
Os efeitos do consumo de maconha variam de pessoa para pessoa e dependem da quantidade, do tipo consumido e do método de consumo.

Aqueles que curtem usar maconha relatam ser muito relaxante e mentalmente eufórico. Algumas pessoas até ficam mais sociáveis e extrovertidas. As pessoas que não gostam relatam que se sentem desconfortáveis, cansadas ou esgotadas.

Geralmente, os novatos sentem efeitos diferentes do que os mais experientes. Alguns novatos podem até mesmo não sentirem nada no primeiro uso. Outros — normalmente, os que usam muito na primeira vez — sentem efeitos negativos extremos, como batimentos cardíacos acelerados ou sensação de paranoia.

O Que Eu Devo Saber Antes de Consumir Maconha?
Maconha não é tudo igual! Tem vários tipos diferentes de maconha ("strains" em inglês). Geralmente, esses tipos são divididos em três categorias. Cada uma delas tem efeitos muito diferentes. Alguns tipos de maconha estimulam o cérebro, enquanto que outras relaxam e acalmam.

Flores
As flores, também chamadas de "buds", são fumadas com sedas e blunts ou vaporizadas com canetas e vaporizadores. Popularmente falando, elas são o tipo mais conhecido de maconha. Cada tipo é muito diferente do outro. Seja no cheiro, gosto, potência dos efeitos, etc.

Novatos ou aqueles que estão a muito tempo sem consumir maconha devem começar consumindo uma quantidade pequena, tipo um ou dois tragos, de preferência, sempre com o auxílio de uma piteira para resfriar e purificar a fumaça. Existem muitos modelos e tipos de piteira, cada um tem um gosto, então teste todas até encontrar a ideal para você. Fumar e vaporizar têm um efeito quase imediato que se intensifica rapidamente (normalmente de 10 a 15 minutos), então espere pelo menos de 20 a 30 minutos antes de fumar mais, assim você saberá o quanto você está te afetando. Em outras palavras, não comece fumando um baseado inteiro!

Se você está vaporizando, tenha em mente que, diferentemente de fumar, é um pouco difícil de medir o quanto você está inalando, então pega leve! Também se lembre de que muitas canetas vaporizadoras usam óleo de maconha concentrado ao invés de flores, o que é muito mais potente (a seguir, falaremos mais sobre os concentrados).

O importante é sempre saber qual tipo de flor você está consumindo. Assim é possível saber o que esperar dos efeitos e da potência.

Concentrados
Essas são formas concentradas de maconha, como hash, wax e oil (além do kief, que pode ser extraído com um dichavador com tela). Os concentrados são extraídos do THC e de outros canabinóides das flores e plantas de maconha. Comparar flores aos concentrados é o equivalente a comparar cerveja sem álcool ao licor.

Concentrados normalmente são fumados ou vaporizados, muitas vezes com o auxílio de uma caneta vaporizadora. Outra forma de consumir concentrados é como comestíveis.

Não importa o quão experiente você seja, sempre pegue leve nos concentrados! Comece com uma quantidade muito pequena e espere pelo menos de 20 a 30 minutos antes de usar mais.

 

Infusões
Como já temos um artigo completinho no King Blog sobre comestíveis, não iremos nos prolongar muito.

O resumo da obra é: os comestíveis são processados de forma muito diferente pelo corpo, resultando em uma "brisa" muito mais forte com efeitos muito mais prolongados. Porém, os efeitos demoram um pouco para "bater" (em torno de duas horas). Por isso, é importante tomar muito cuidado para não exagerar!

O Que Acontece/O Que Devo Fazer Se Eu Consumir Muita Maconha?
Essa é a duvida de muitos. Por sorte, a maconha é virtualmente não-tóxica para as células e organismo humano, então não se preocupe, você não vai morrer de overdose de maconha. Só que isso não significa que você não precisa se preocupar, nunca exagere na dose! Usar muita maconha de uma vez pode resultar em uma experiência bastante desagradável, e pode acontecer com qualquer forma de maconha consumida.

Consumos muito elevados podem levar a sintomas como: batimentos cardíacos acelerados, boca seca, sensação de paranoia e ansiedade, etc. Esses sintomas são temporários e normalmente desaparecem dentro de 15 minutos a uma hora para maconha fumada ou vaporizada; um pouco mais para concentrados; e, para comestíveis, de 30 minutos a duas horas.
Se acontecer com você, tente manter a calma, lembre-se de que os efeitos são meramente temporários. Sente-se ou deite, feche os olhos, e tente relaxar (se servir para você, coloque uma música que te acalme ou até mesmo acenda um incenso). JAMAIS dirija nessas condições!

Afinal, Maconha Faz Mal à Saúde?
Todos os estudos acerca do assunto concluíram que a maconha é muito menos nociva à saúde do que álcool e cigarro, por exemplo. É menos viciante, menos agressiva ao corpo e menos influenciadora de comportamentos agressivos. Porém, como qualquer outra droga, dar uns dois pode trazer consequências negativas a algumas pessoas.

Para começar, obviamente, maconha não é para crianças ou adolescentes. Mesmo que a maconha não faça tão mal quanto álcool ou outras substâncias, ainda há questões sobre o impacto da maconha no desenvolvimento cerebral. Além disso, a maconha pode atrapalhar adolescentes socialmente, pessoalmente, academicamente e profissionalmente. Mulheres grávidas também devem evitar a maconha, assim como álcool ou cigarro.

Se o consumo de maconha interferir de qualquer maneira na sua segurança ou saúde com impactos negativos, não hesite em procurar ajuda.