Em algum momento da vida você pode ter ouvido alguém falar que a maconha aumenta a expectativa de vida. Mas isso é mesmo verdade? A maconha faz você viver mais? Aqui está o que apontam os estudos.

Mais um Mito Para a Conta
Em vários aspectos, o universo canábico continua vivendo de rumores e mitos. Principalmente quando se trata dos possíveis benefícios medicinais da planta. E isso não deveria ser nenhuma surpresa. A proibição e a burocracia impostas à Cannabis tornam mais difíceis os estudos e experimentos acerca do tema. A ideia de que a planta pode aumentar a expectativa de vida é um desses conceitos que pode ser tanto verdadeiro quanto falso. Mas afinal de contas, é verdade? A maconha faz você viver mais? Isso é o que foi comprovado até então:

Cannabis e a Expectativa de Vida
A maneira mais confiável de comprovar a veracidade da informação é com pesquisas científicas. Curiosamente, há um estudo realizado sobre o THC completado no final dos anos 90 que aparentemente não foi divulgado.

De acordo com um artigo escrito pelo pesquisador e ativista americano John S. James, o estudo foi vazado, mas nunca foi oficialmente lançado. O estudo vazado aponta resultados de testes feitos em ratos. Ao fim do experimento, os ratos que receberam doses de THC tiveram um tempo de vida consideravelmente maior do que os que não receberam o mesmo tratamento.

Pelo fato dessa conclusão ser muito intrigante, pesquisadores foram cautelosos ao levar o estudo em consideração. Mais especificamente, eles disseram que o aumento da expectativa de vida desses ratos incluíra outros fatores além das doses de THC. Por exemplo, esses fatores poderiam incluir variáveis, como peso corporal, apetite, estresse ou níveis de ansiedade, etc. Mas de qualquer forma, o fato é que os ratos que receberam THC viveram mais.

Os Benefícios Adicionais Podem Ajudar
No final das contas, o principal argumento desse estudo acaba sendo de que o maior impacto na expectativa de vida está nos benefícios adicionais advindos da planta.

Para deixar claro, continua sem comprovação direta se o consumo de Cannabis efetivamente aumenta seu tempo de vida. Mas, o que se pode afirmar é que a planta possui diversos benefícios à saúde, que, consequentemente, aumentam as suas chances de ter uma vida mais longa.

Por exemplo, a maconha reduz estresse e ansiedade em muitos usuários. E isso pode ajudar essas pessoas a viver mais. Estudos comprovaram que altos níveis de estresse têm muitos impactos negativos na saúde e na expectativa de vida. Então, reduzindo esse estresse, você vive muito mais.

Além disso, a Cannabis pode tratar e reduzir sintomas de diversas doenças e condições adversas à saúde. Por exemplo, a maconha se mostra muito eficiente no tratamento de câncer, até mesmo em estágios mais severos da doença.

Outro exemplo é a eficácia do tratamento à epilepsia. Isso também se aplica a outros sintomas, como síndrome do intestino irritável, artrite, insônia, etc.

Considerando que essas condições impactam negativamente na saúde, é correto afirmar que a Cannabis pode sim aumentar a expectativa de vida ao tratar esses sintomas.

Cannabis e Seu Cérebro
Saúde neurológica é outra área onde a Cannabis mostra potencial. Isso porque pesquisadores sugeriram que a planta pode ajudar a reverter os efeitos negativos do envelhecuimento do cérebro.

Isso é o que os pesquisadores concluíram. Em um estudo de 2017, pesquisadores compararam a atividade cerebral de um rato que recebeu doses diárias de THC com um que não. Eles perceberam que o THC ajudou a manter o cérebro do rato ativo.

Recentemente, pesquisadores descobriram que o THC e outros canabinoides podem ajudar a estimular a atividade cerebral. Eles afirmam que isso pode ajudar a suprir a lentidão mental que às vezes surgem com a idade.

Além disso, pesquisadores apontam que a Cannabis também pode ajudar a tratar outros distúrbios cerebrais. Por exemplo, muitos pesquisadores acreditam que a Cannabis pode ajudar a reduzir ou evitar o acúmulo de placas nas células cerebrais que estão ligadas ao mal de Alzheimer.

Assim como distúrbios físicos, esses distúrbios neurológicos podem contribuir na redução do tempo de vida. Para amenizar os danos causados por esses problemas, a Cannabis pode, teoricamente, aumentar a expectativa de vida.

A Maconha Faz Você Viver Mais?
Isso nos traz de volta à questão inicial: A maconha faz você viver mais? A resposta é que, aparentemente, não diretamente. Até então, não parece haver muitas evidências de que a maconha diretamente faça você viver mais.

Só que há muitas evidências que sugerem que a maconha gera vários outros benefícios à saúde. Isso pode ajudar a tratar várias doenças físicas e distúrbios. Como também reduzir o estresse e a ansiedade. E pode ajudar a reduzir ou atrasar o aparecimento de distúrbios neurológicos. Consecutivamente, te ajudando a viver um pouco mais.

De qualquer forma, se você quiser extrair o máximo dos benefícios à saúde a partir do uso de Cannabis, você deve se atentar à forma que você a consome. Pesquisas sugerem que inalar fumaça ou qualquer coisa do tipo pode ter impactos negativos à saúde. Então a melhor opção é consumir maconha de outras maneiras.

Outra Perspectiva: o Uso de Cannabis Ligado a Outros Problemas de Saúde
Pesquisas mostram que a Cannabis pode trazer muitos benefícios à saúde. Mas ao mesmo tempo, também há estudos que sugerem que o uso excessivo e prolongado de Cannabis pode estar ligado a certos indicadores de má saúde.

O mais notável é um relatório criado por pesquisadores na Universidade de Michigan e publicado no Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas (National Institute on Drug Abuse ou NIDA). Esse estudo usou como base dados coletados pela pesquisa do Monitorando o Futuro (Monitoring the Future ou MTA). Nessa pesquisa, quase dez mil voluntários compartilharam vários aspectos pessoais sobre o uso de drogas e saúde.

Depois de analisar os dados relacionados ao uso de Cannabis, pesquisadores encontraram algumas tendências. Particularmente, eles relataram que consumidores de Cannabis regularmente tendem a relatar problemas de saúde a partir dos 50 anos de idade. Isso inclui problemas psicológicos, físicos e uso de drogas e álcool de maneira potencialmente prejudicial.

"Comparados a pessoas que nunca usaram maconha, aqueles que usaram maconha por curto ou longo período têm mais problemas de saúde aos 50 anos de idade", diz a síntese do estudo. "Aqueles que usaram maconha por mais tempo estão mais sujeitos a experienciar certos problemas de saúde do que aqueles que usaram maconha por pouco tempo."

Ao mesmo tempo, pesquisadores alertam para que não sejam tomadas conclusões definitivas a partir disso. Na verdade, pesquisadores disseram que essas tendências podem não ter nada a ver com casos individuais. Elas só destacam variáveis demográficas.

Por exemplo, uma pessoa que já tinha problemas de saúde pode ter consumido maconha regularmente. Nesse caso, essa pessoa poderia ser contabilizada na pesquisa como um consumidor assíduo de maconha e com problemas de saúde. Mas, nesse caso, os problemas de saúde não estão ligados à maconha. Ao invés disso, a maconha pode ter ajudado a estabilizar o estado de saúde desses indivíduos.

No fim das contas, mais pesquisas são necessárias para entender por completo as várias maneiras em que a Cannabis interage e afeta o corpo e a mente humana. E isso, é claro, inclui as questões sobre saúde e expectativa de vida.