Se você já fumou maconha de manhã, você pode ter se questionado sobre a ciência por trás de um "tapinha" matinal.

Acho que Já Vi Isso Antes
Parece que sempre é assim. O despertador toca de manhã, te lembrando que você tem que trabalhar e que seu chefe está ansiosamente esperando pra fazer da sua vida um verdadeiro inferno. Você pensa: "Só mais cinco minutinhos!" antes de ativar a soneca. Mas aí você vê sua querida e amada maconha.

Mais que rápido, você alcança seu pipe favorito ou sua seda, piteira e bolador e se prepara para um dos rituais mais sagrados: o "tapinha" matinal. Do nada, aquela visão geral de desespero é transformada. A obrigação de levantar e até mesmo de colocar as calças parece um pouco menos custosa e deprimente do que era há 30 segundos atrás. A maconha fez o dia ser mais tolerável.

Para alguns, fumar aquela "vela" é tão importante para tirar as "teias de aranha" do cérebro quanto tomar café. Mas por que um "tapinha" matinal tem essa habilidade de dar ânimo nas manhãs tediosas e forças para enfrentar o dia?

A Cultura do Tapinha Matinal
Nem todo consumidor de maconha gosta de fumar quando acorda. Contudo, de acordo com um estudo de 2017 da Global Drug Survey, quase 22% dos consumidores nos Estados Unidos fumam um baseado nos primeiros 10 minutos do dia. Isso torna os americanos líderes em tapinhas matinais.

Apesar dos dados não darem nenhuma explicação direta da razão desse fenômeno, há algumas especulações. Provavelmente é porque a maioria dos americanos assalariados são pobres. Há pouco tempo atrás, uma enquete da Gallup Poll constatou que dois terços deles odeiam seus trabalhos. E tem mais, metade deles não sentem nenhuma conexão com seus empregos.

A maioria deles disseram que fazem o mínimo possível, só suficiente para garantir o salário. Mas ficar "chapado" de manhã, de certa forma, alivia um pouco da ansiedade de ter um emprego sem futuro. Para alguns, isso até mesmo aumenta a produtividade no expediente.

Como tudo que envolve maconha, há pouca ciência documentada por trás do "tapinha" matinal. Mas todos confirmam que a maconha faz mais efeito de manhã do que em qualquer outra hora do dia. Há algumas teorias a respeito desse fato.

Alguns acreditam que essa intensidade toda não passa de uma ilusão — o cérebro ainda não está operando em sua capacidade máxima, o que cria uma sensação de "brisa" maior. Mas há também outra razão lógica. Assim como o cérebro, o corpo também não está no ápice da produtividade ao acordar. Por isso, o THC age de outra maneira. Esse processo se assemelha à maneira com a qual o café também age de forma diferente pela manhã.

Ao acordar, o corpo esteve privado de nutrientes por várias horas. Isso faz o THC parecer mais potente, por quê? Simplesmente porque nada mais foi consumido ou ingerido para inibir os canabinóides. Faça um comparativo com outras drogas, como remédios. Se ingeridos de estômago vazio, eles são bem mais fortes e fazem muito mais efeito. Existem muitos componentes diferentes em cada strain, isso só aumenta ainda mais os efeitos do tapinha matinal.

Dicas Para um Tapinha Matinal
As strains mais recomendadas para essas sessões são as Sativa. Elas são capazes de aumentar a criatividade, energia e foco. A Soul Diesel e a Blue Dream também são ótimas pedidas. As strains Indica resultam em uma "brisa" mais suave. O que as tornam mais recomendadas antes de dormir, por exemplo.

Fumar de manhã também é ótimo para abrir o apetite. O que é essencial, porque mesmo alguém "chapado", feliz e pronto pro "trampo" precisa comer para que o cérebro e corpo trabalhem a todo vapor. Além disso, se importar com a nutrição pode ajudar a sustentar sua "brisa" por mais tempo. A maconha é a aliada perfeita!

Também é importante se ligar nas doses de THC e CBD consumidas. Se você usar muito THC de manhã, seu chefe vai perceber a diferença. E mesmo se ele não perceber, a paranóia de acreditar estar chapado vai te fazer agir estranho e te entregar.

Vaporizadores podem oferecer um consumo mais controlado e dosado do que baseados, por exemplo. Comestíveis em doses moderadas também são uma ótima forma de manter uma "brisa" leve o dia todo. Dependendo do tipo de ambiente de trabalho, a "brisa" passa batido.

Pontos Negativos
Alguns especialistas em vícios argumentam que a compulsão por fumar de manhã pode ser menos terapeutico e mais um problema. Em 2016, um grupo de pesquisadores descobriram que usar maconha de manhã é um forte indício de vício à Cannabis.

O estudo, que foi publicado no jornal Addiction Research and Theory (Pesquisa e Teoria Sobre Vícios), sugere que "apertar um" de manhã não é diferente de tomar cerveja ao acordar. Beber álcool durante o dia está altamente associado ao álcoolismo.

No fim das contas, o estudo concluiu que fumar maconha antes do meio-dia é um indicativo de problemas graves.

"Consumidores matinais reportaram muito mais problemas do que os que não fumam de manhã", diz o resumo do estudo, que continua dizendo: "O uso matinal de maconha pode indicar alto nível de dependência e aumentar os problemas causados pela Cannabis".

Baseado em Fatos Reais
Quanto se trata do tapinha matinal, o que realmente importa é a forma como funciona para você. Isso pode precisar de prática.

Para quem está por volta de seus 20 anos, pode ser muito louco "chapar o globo" antes de "trampar". Já para pessoas por volta dos 30, a intensidade da "brisa" matinal se torna menos importante. O que vale mesmo é uma "brisa" mais balanceada.

Esses são apaixonados por Cannabis que já decifraram o método perfeito por trás da ciência do "tapinha" matinal depois de anos de experiência. Depois de tanta tentativa e erro, eles se tornaram profissionais. Pergunte para qualquer um deles e eles vão te contar alguma história horrível super engraçada de alguma vez que eles ficaram "chapados" demais no trabalho.

Lembre-se. Como qualquer coisa na vida, a prática leva à perfeição.