Este texto é uma tradução livre do artigo original “Cannabis Use Rising Among Older Adults: What The Research Says” do site Royal Queen Seeds.



Pesquisas indicam que os adultos mais velhos estão consumindo mais Cannabis do que há tempos atrás. Os dados também mostram que muitos idosos usam maconha para fins medicinais. Apesar disso, a maioria dos médicos ainda hesitam em prescrever Cannabis para idosos.

O consumo de maconha está se tornando cada vez mais comum entre adultos de meia-idade e idosos. Nos Estados Unidos, Colorado, onde a maconha recreativa foi legalizada em 2014, os adultos com mais de 65 anos ocupam uma das maiores partes da porcentagem em relação ao consumo de Cannabis.

A maconha já se mostra muito eficiente e uma das melhores opções em vários tipos de doenças de idosos. Acredita-se que a credibilidade da Cannabis tende a aumentar conforme mais estudos são realizados, eliminando de uma vez por todas o ceticismo dos médicos.

Mais Idosos Estão Usando Cannabis
Um estudo recente da Universidade de Nova Iorque indicou que o uso de Cannabis entre os norte-americanos de meia-idade e idosos cresceu. De acordo com dados coletados entre 2015 e 2016, 9% das pessoas com idades entre 50 – 64 anos, e 3% das pessoas com 65 anos ou mais tinham usado maconha no ano anterior.

A geração do “baby-boom”, que compõe grande parte da população idosa, já estava exposta à maconha recreativa nos anos 60 e 70. Por isso, os especialistas acreditam que eles possam se sentir mais confortáveis usando Cannabis do que os idosos das gerações passadas. O mesmo estudo da Universidade de Nova Iorque também descobriu que quase 93% das pessoas com idades entre 50-64 anos que usavam maconha tinham experimentado pela primeira vez antes dos 21 anos. Pesquisadores acreditam que algumas dessas pessoas possam ter continuado fumando maconha regular ou ocasionalmente ao longo de suas vidas até a idade adulta.

Os Idosos Estão Experimentando Maconha Pela Primeira Vez
Quando o Canadá legalizou a Cannabis recreativa em 2018, muitos esperavam que o uso da maconha entre os mais jovens aumentasse como consequência. No entanto, as estatísticas indicam que está acontecendo o contrário. De acordo com uma pesquisa recente da StatsCan, metade dos canadenses que experimentaram maconha pela primeira vez em 2019 tinham mais que 45 anos. Além disso, o número de pessoas que consumiram Cannabis pela primeira vez quase duplicou entre 2018 e 2019.

Cannabis Medicinal
Muitos idosos estão usando Cannabis para fins médicos. Clínicas e consultórios médicos têm visto um aumento nos pacientes mais velhos que procuram informações ou receitas para maconha. A maconha medicinal tem sido clinicamente comprovada para ajudar a tratar uma grande variedade de sintomas, que vão desde dor neuropática a distúrbios de ansiedade. Conforme a consciência geral da maconha medicinal cresce, cada vez mais idosos a veem como uma possível opção de tratamento.

No entanto, os especialistas alegam que a maioria dos idosos não são devidamente educados em relação à maconha moderna. Muitos recebem recomendações de amigos ou conhecidos e não têm o conhecimento necessário para o uso de medicamentos canábicos.

Os médicos também alertam que não foram realizadas pesquisas suficientes sobre o uso de Cannabis por idosos. Dependendo dos sintomas a segurança ainda é uma preocupação. Muitos médicos ainda não sabem o que esperar ou como proceder com pacientes de idade.

Efeitos Colaterais em Potencial
Especialistas e médicos também chamam a atenção para alguns efeitos colaterais potencialmente adversos para idosos. O cérebro mais velho é mais suscetível a drogas psicotrópicas, por isso idosos devem ter muito cuidado ao consumir THC. Alguns médicos recomendam que os idosos utilizem sempre strains com predominancia de CBD, não de THC. Isso porque o CBD proporciona vários efeitos positivos (como alívio da dor, por exemplo) sem causar euforia ou debilitação.

Além disso, pacientes que sofrem de certas condições médicas subjacentes ou que tomam determinados medicamentos são aconselhados a evitar maconha medicinal. Por exemplo, os pacientes com doenças pulmonares, obviamente, não devem fumar. Além disso, especialistas alertam que a maconha pode interferir com os anticoagulantes, ou seja, os pacientes que tomam esse tipo de medicamento também devem evitar a maconha. Por outro lado, algumas pesquisas sugerem que a Cannabis medicinal pode ser benéfica na redução da pressão arterial e equilíbrio do colesterol, dois dos principais sintomas que afetam a população mais velha.

Mas tem outro problema, os números indicam que a maioria dos idosos que estão abertos ao uso de Cannabis também consomem álcool. Especialistas médicos alertam que a combinação dos dois pode levar a deficiências cognitivas e motoras, o que pode ser um problema para idosos que são suscetíveis a escorregões e quedas.