Este texto é uma tradução livre do artigo original “Why Cannabis Makes You Laugh and Top 5 Giggly Strains” do site Royal Queen Seeds.



Durante anos, a Cannabis influenciou os maiores ataques de risos em milhões de pessoas ao redor do mundo. Esse conceito também está presente na cultura pop, com vários filmes representando esses episódios. Neste post, explicaremos porque a maconha faz você rir, especialmente em sessões em grupo.

Por que os Humanos Riem?
Robert Provine da Universidade de Maryland analisou o riso humano em seu livro “Riso: Uma Investigação Científica.” Ele gravou mais de 1200 casos de risadas e os resultados foram surpreendentes. Menos de 20% das risadas foram provocadas por algo considerado tradicionalmente “Engraçado”. A maioria aconteceu depois de comentários como “É, faz sentido” e “Como está o José?”.

Ele também observou que 99,9% dos casos não interromperam a conversa. Quase todos os episódios de risadas aconteceram em perfeita sincronia com intervalos de conversação e pausas. Isso levou Provine a concluir que o riso é inerentemente social. Não vem como uma mera consequência de achar algo engraçado. Há um propósito comunicativo para rir e Robert Provine acredita que antecede o discurso há muitos anos, talvez até milhões.

Com isso, podemos concluir que o riso é mais que só uma resposta ao humor. É uma ferramenta primária e um bloco fundamental para o que chamamos de sociedade. Faz parte da essência dos humanos como criaturas sociais, nos dando a oportunidade de comunicar o que não pode ser expresso de outra forma. Independentemente do motivo, todos concordamos que, em geral, rir é uma experiência agradável. Nem toda risada é necessariamente alegre ou relacionada ao humor, mas na maioria dos contextos sociais, rir é um sinal de descontração, diversão e alegria.

Se já não entendemos perfeitamente o que nos faz rir normalmente, pode parecer impossível especificar os motivos que nos fazer rir ao consumir Cannabis. Mas mesmo que não hajam provas concretas, ainda podemos explorar alguns pontos que nos ajudam a entender melhor essa curiosa relação.

Por que a Maconha Faz Você Rir?
O riso está associado com os lóbulos frontal e temporal esquerdo do cérebro. Pesquisas mostram que a Cannabis estimula o fluxo sanguíneo para estas áreas. Embora não possamos entender totalmente como isso nos faz rir, já é alguma coisa. Mas há fatores mais gerais que ajudam a entender melhor esse fenômeno.

A Cannabis dá um up no humor! Pelo simples fato de que a maconha faz você se sentir melhor, você estará mais propenso a rir quando qualquer possibilidade mínima surgir. Uma das principais funções do sistema endocanabinóide é a regulação de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina. Esses são os dois neurotransmissores essenciais. A Cannabis aumenta a presença deles no cérebro e automaticamente faz você sentir melhor.

O nosso cérebro também tem neurotransmissores chamados neurônios espelho. Isso é o que nos faz, por exemplo, bocejar quando alguém boceja. O mesmo acontece com o riso. Quando você vir outra pessoa rindo e feliz, você sentirá o mesmo. Mais ainda quando você está na roda de amigos e todos fumaram maconha. Risadas incontroláveis são uma ocorrência muito comum.

No entanto, isso também dependerá de uma série de fatores como meio ambiente, companhia e, mais importante, a strain. As características da strain que você fuma tem um enorme efeito em sua brisa e, consequentemente, no seu humor.