Este texto é uma tradução livre do artigo original “What Is The Real Effect Of Cannabis On The Lungs?” do site Royal Queen Seeds.



Já faz tempo que existem várias formas de consumir Cannabis. A partir disso, começamos a nos perguntar se as preocupações de saúde respiratória são realmente válidas. Será que, na verdade, a Cannabis poderia ser até uma contribuição positiva para os pulmões?

Só Vale Fumar?
Quando se fala em consumo de Cannabis, rapidamente é associado o ato de fumar, o que traz um estigma negativo. Porém, a Cannabis não precisa obrigatoriamente ser fumada e, mesmo se for, os efeitos são diferentes de um cigarro. Como todos sabemos, fumar provoca graves danos nos pulmões e pode causar uma série de problemas de saúde. Com a Cannabis é a mesma coisa?

Claro que, quando fumamos Cannabis, é importante lembrar que estamos queimando um material vegetal que contém químicos, e muitos deles podem ser prejudiciais à saúde quando queimados. Mesmo os subprodutos mais comuns de materiais vegetais queimados, como o dióxido de carbono, o monóxido de carbono e o alcatrão, podem causar problemas de saúde.

Fumar envolve a combustão, ou uma chama, para queimar a Cannabis com altas temperaturas, esse processo cria cerca de 88% de matéria não canabinóide, queimando muitos dos canabinóides úteis da planta.

Menor Quantidade de Químicos
A Cannabis não contém exatamente os mesmos produtos químicos ou cancerígenos que o tabaco. Quando a Cannabis é queimada, você pelo menos inala canabinóides que são antioxidantes poderosos. THC e CBD são os mais conhecidos por terem efeitos positivos no corpo. Esses dois componentes protegem as células e o DNA contra produtos químicos nocivos que invadem nosso sistema endocanabinóide.

De acordo com estudos e pesquisas, os pulmões de quem consome Cannabis é tão saudável quanto o de um não fumante ao ser transplantado. Pesquisadores pegaram uma amostra de 302 pessoas que estavam sendo submetidas a um transplante de pulmão, 19 dos pulmões transplantados eram de usuários de Cannabis. O estudo não mostrou diferença significativa entre os não fumantes e os fumantes.

Na verdade, o consumo de Cannabis pode ajudar a reduzir os danos causados pelo tabaco. No entanto, quanto mais você fuma, maior a probabilidade de desenvolver problemas de saúde. Quem fuma muito, frequentemente sofre com problemas, como: produção de muco, irritação dos pulmões e bronquite. De qualquer forma, os tipos de infecções das vias respiratórias inferiores associados ao fumo ainda não foram cientificamente correlacionadas à Cannabis — seja fumando, vaporizando ou, muito menos, consumindo óleos canábicos medicinais. Pelo contrário, a Cannabis tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir infecções e o acúmulo de muco.

Benefícios da Cannabis nos Pulmões
Pesquisadores descobriram que quando você troca o fumo pela vaporização, os mesmos canabinóides são inalados, mas sem os adicionais que vêm da combustão. Os vaporizadores também levaram a melhorias significativas no sistema respiratório, incluindo uma diminuição do muco, tosse e aperto no peito.

Fumar nunca é uma boa pedida para os pulmões, especialmente se você sofre de problemas respiratórios, como bronquite ou enfisema. Você deve estar sempre ciente dos cancerígenos e produtos químicos nocivos que qualquer tipo de fumo contém. Os vaporizadores e óleos canábicos medicinais trazem novas oportunidades para aqueles não poderiam aproveitar os benefícios da Cannabis fumando — seja por problemas pulmonares ou por aversão à prática.

Conclusão
O estudo que sugere que os fumantes de Cannabis não precisam se preocupar se desejarem doar os seus pulmões mostra que a saúde deles é praticamente a mesma de um não fumante. Isso é um bom sinal para quem fuma, não só pela saúde, mas também pela possibilidade de ajudar alguém necessitado.

Infelizmente, para saber como a Cannabis afeta os pulmões com 100% de precisão, pesquisadores e médicos precisariam encontrar pessoas que consumiram única e exclusivamente Cannabis, ou seja, sem sedas ou blunts, já que esses papéis contém particularidades, especialmente quando se trata de seus componentes. Mas com a informação que já temos, os resultados já são promissores.

À medida que os consumidores deixam de se apegar tanto aos métodos tradicionais de consumo de Cannabis, poderemos evoluir as pesquisas para saber realmente quais são os benefícios da Cannabis para o pulmão.