Este texto é uma tradução livre do artigo original “How Does Weed Affect Dreams?” do site Royal Queen Seeds.



De acordo com vários estudos, quem fuma maconha realmente sonha menos porque a Cannabis reduz o sono REM. No entanto, se você decidir dar um breque na loucura e não fumar, os sonhos não só voltarão, mas mais vívidos do que nunca!

Por mais que não gostemos de dar essa pausa, a maioria das pessoas precisará mais cedo ou mais tarde. Quer seja por causa de um emprego, gravidez, motivos médicos, ou para dar uma pausa de tolerância, às vezes é necessário. Se você já deu um tempo, notou um efeito colateral particular depois de um dia ou dois: sonhos loucos!

Muitos relatam que os seus sonhos são mais lúcidos e aumentam de frequência quando dão uma pausa na maconha. Um estudo de 2008 afirmou que o consumo regular de Cannabis diminui o sono REM, que é o estágio do nosso ciclo de sono que ocorrem os sonhos. O relatório concluiu que “a duração do REM diminuiu em voluntários que foram dosados com 15mg de THC, os que foram dosados com misturas de THC e CBD também tiveram os mesmo resultados”.

As Diferentes Fases do Sono
Enquanto dormimos, nossos cérebros passam por cinco estágios diferentes de sono, com os estágios mais longos sendo o sono profundo e o REM. A primeira fase é o sono leve. Que é quando ainda estamos entrando e saindo do estado de consciência e qualquer coisinha pode nos acordar. Durante o estágio um, você pode sentir cãibras musculares repentinas ou a sensação de que você está caindo.

Quando chegamos à fase dois, os impulsos elétricos do cérebro diminuem. Durante a fase três, as chamadas “ondas delta” começam a aparecer com maior frequência. Ondas delta são ondas cerebrais de alta amplitude que se originam no tálamo ou córtex e estão associadas ao sono profundo. Na fase quatro, o cérebro produz apenas ondas delta e não há movimento ocular ou atividade muscular.

Quando entramos no sono REM, finalmente começamos a sonhar. A nossa respiração se torna irregular, a frequência cardíaca aumenta, nossos olhos se movem rapidamente em direções diferentes e os músculos ficam temporariamente paralisados. Dependendo de quanto tempo dormimos, podemos passar pelo estágio REM algumas vezes durante a noite.

Um ciclo completo de sono dura normalmente cerca de 100 minutos, com o primeiro período REM começando entre 70 e 90 minutos depois que adormecemos. No início dos nossos ciclos noturnos, a fase REM dura cerca de 10 a 20 minutos e aumenta gradualmente à medida que continuamos dormindo.

É Saudável Não Ter Sonhos?
Apesar de o sono REM ser restaurador e ter sido ligado à retenção de memória, há alguns benefícios em não tê-lo. O principal é a diminuição dos pesadelos, o que é uma boa notícia para quem sofre com estresse pós-traumático. Pesadelos, ou terrores noturnos, podem impedir que as pessoas tenham um sono satisfatório, que pode, em seguida, ter efeitos profundos sobre o comportamento de acordado, tais como mudanças de humor, problemas de concentração, baixo desejo sexual, ganho de peso e supressão do sistema imunológico.

Os efeitos de ausência de sonhos são extremamente úteis para aqueles que sofrem de pesadelos e/ou insônia. Além disso, estudos mostram que a falta de sono REM tem pouco impacto nos nossos comportamentos diurnos, sintomas e saúde geral.

Por outro lado, há a possibilidade de que a Cannabis não tenha um efeito abstrato em nossos sonhos. Estudos mostram a correlação, mas ainda não há pesquisas suficientes para chegar a uma conclusão definitiva. O fato é que muita gente relata sonhos intensificados depois de dar uma pausa na maconha, embora haja quem tenha tido sonhos loucos enquanto fumava também. De qualquer forma, vale a pena explorar mais para descobrir exatamente como a maconha afeta nossas mentes subconscientes.