Tintura canábica: o que é e como fazer

Confira as vantagens e saiba como utilizar a tintura canábica em seu dia-a-dia.

Tintura canábica: o que é e como fazer

Índice

.

Introdução: explorando novas possibilidades

As tinturas canábicas têm ganhado destaque como uma alternativa discreta e versátil de consumo da cannabis. Neste guia, você descobrirá o que exatamente caracteriza uma tintura, explorará seus efeitos e aprenderá como criar sua própria versão caseira utilizando utensílios comuns que provavelmente já estão disponíveis em sua cozinha!

.

Entendendo tinturas canábicas

Uma tintura nada mais é do que o extrato de uma planta retirado a partir da infusão do material em álcool. Elas são destinadas ao uso sublingual, com o objetivo de se obter o efeito desejado da forma mais rápida possivel, uma vez que a região é muito vascularizada e permite a absorção imediata da tintura na corrente sanguínea. Elas têm se tornado uma alternativa para quem busca principalmente rapidez nos efeitos, potência, pureza, e também discrição, uma vez que não tem cheiro forte, e muito menos produz qualquer tipo de fumaça pala que possa atrair olhares indesejados.

O processo de extração da tintura de cannabis, seja em forma de flor ou haxixe, se dá a partir da imersão da maconha em álcool de cereais, seguido por uma filtragem que resulta em um poderoso extrato com alto grau de pureza e concentração de canabinóides.

.

A principal diferença entre tinturas e comestíveis

Devido à forma de ingestão oral, é fácil confundir as tinturas com os comestíveis. No entanto, apesar das semelhanças, a maneira como cada um entra na corrente sanguínea é diferente, o que resulta em efeitos distintos. Os comestíveis precisam passar pelo processo de digestão e são metabolizados no estômago e no fígado, onde enzimas potencializam os efeitos do THC ingerido. Já as tinturas não passam por esse processo hepático, sendo absorvidas debaixo da língua. Isso torna a sensação mais imediata, embora possa não ser tão intensa.

.

Quanto tempo é necessário para uma tintura canábica fazer efeito?

Essa é, talvez, uma das partes mais atrativas do consumo da verdinha através de tinturas, seu rápido efeito! Considerando que ela fique durante 30 a 45 segundos embaixo da língua, seus efeitos poderão ser sentidos dentro de 15 a 30 minutos. Vale ressaltar que não se deve engolir a tintura de imediato. O ideal é que se respeite o tempo de contato sob a língua, pois é ali que o processo de absorção pela corrente sanguínea é mais rápido e eficaz.

 

.

Os benefícios do uso da cannabis em forma de tintura

Agora que você já sabe o que é um extrato alcoólico, uma tintura. Conheça alguns outros benefícios deste método de consumo da erva:

Rápida absorção: A absorção sublingual permite que os efeitos sejam sentidos mais rapidamente em comparação com comestíveis.

Discrição: Tinturas não produzem fumaça nem odor perceptível, tornando-as uma opção discreta para consumo.

Versatilidade: Elas podem ser facilmente adicionadas a alimentos, bebidas ou consumidas diretamente, oferecendo várias maneiras de incorporar cannabis na rotina.

Longa duração: Os efeitos das tinturas tendem a durar mais em comparação com a vaporização.

Uso terapêutico: Tinturas são utilizadas por muitos para alívio de sintomas como dor, ansiedade e insônia.

Danos reduzidos: Uma opção para aqueles que preferem evitar os efeitos negativos da fumaça inalada.

Fácil armazenamento e longa duração: Tinturas podem ser armazenadas por longos períodos sem perda significativa de potência.

Dosagem controlada: Tinturas permitem uma dosagem precisa, facilitando o ajuste para atingir o nível desejado de efeito.

Experimentação: Com diferentes concentrações e formulações disponíveis, as tinturas permitem experimentar e encontrar a melhor combinação para suas necessidades.

.

Como preparar uma tintura canábica

Agora vamos à prática! Aqui estão os materiais que você vai precisar para produzir sua própria tintura:

  • Flores ou haxixe de boa qualidade
  • Álcool de alta graduação (pelo menos 90%)
  • Frasco de vidro escuro (âmbar) com tampa hermética e conta gotas
  • Moedor de erva (dichavador ou tesoura)
  • Filtro de café

Agora que você tem todos os ingredientes e utensílios em mãos, siga atentamente o passo a passo que preparamos para você:

Descarboxilação: Como não há calor envolvido na produção de uma tintura, será necessário que você faça uma descarboxilação prévia para que os canabinóides dos buds sejam ativados com a alta temperatura, potencializando ainda mais os efeitos do extrato. Neste outro post do King Blog, você confere como realizar este processo.

Mistura: Após descarboxilar a sua erva, você deverá colocá-la com o álcool em um recipiente de vidro (pode ser um pote de conserva). Nesta etapa, você irá decidir a proporção desejada da mistura. A medida de 1 parte de flores para 8 partes de álcool, resultará em uma tintura leve e com efeitos suaves e graduais. Caso você busque efeitos mais intensos, basta reduzir a quantidade de álcool ou aumentar o volume de erva em sua mistura.

Armazenamento e agitação: Você deve guardar sua mistura em um local fresco e seco por pelo menos quatro semanas, agitando o conteúdo do pote diariamente para facilitar o contato do álcool com a erva, de forma a acelerar o processo de liberação dos canabinóides na tintura.

Paciência é a chave: Com o tempo, os canabinóides e terpenos da planta vão se dissolver na base (álcool). Um tempo de infusão mais longo resultará em uma tintura mais potente.

Filtragem: Após a tintura ter atingido pelo menos as quatro semanas de armazenamento, é hora de coar os resultados. Utilize um filtro de café para separar o extrato da matéria vegetal restante e armazene a sua tintura em um frasco de vidro, preferencialmente escuro.

.

Dosagem e uso responsável

Lembre-se de que as tinturas canábicas são potentes, então comece com uma pequena quantidade e aumente gradualmente, conforme necessário. A dosagem pode variar dependendo da concentração da erva e da sua tolerância pessoal.

.

Conclusão: uma abordagem criativa para o consumo de cannabis

Fazer tinturas canábicas é uma maneira criativa de explorar os benefícios da cannabis. A precisão na dosagem e a versatilidade tornam as tinturas uma alternativa interessante para os entusiastas e principalmente pacientes medicinais. Lembre-se de que a qualidade dos ingredientes e a atenção ao processo são fundamentais para criar uma tintura potente e eficaz. Divirta-se explorando essa abordagem única para o consumo de cannabis e depois conte pra gente como foi essa experiência!

 


 

Referências: