As melhores receitas para uma festa canábica

Aprenda receitas simples para comemorações mais verdes!

As melhores receitas para uma festa canábica

Índice

.

Por que fazer uma festa canábica?

As festas canábicas têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, e as principais atrações costumam ser as deliciosas receitas com cannabis. De doces a salgados, há uma grande variedade de opções para chapar geral e ainda agradar a todos os paladares.

.

Descarboxilação da cannabis: um processo essencial

A descarboxilação da cannabis é um processo importante para a preparação de receitas canábicas porque ela converte o ácido tetrahidrocanabinólico (THCA), que é o composto mais comum encontrado na cannabis crua, em tetrahidrocanabinol (THC), o principal composto psicoativo da cannabis.

Quando a cannabis é consumida crua ou em forma de infusão, o THCA não é psicoativo porque não atravessa a barreira hematoencefálica e não se liga aos receptores canabinóides no cérebro. No entanto, quando a cannabis é descarboxilada, o THCA é convertido em THC, que é psicoativo e pode causar os efeitos característicos da maconha, como a sensação de euforia e a alteração da percepção sensorial.

Por isso, se você está fazendo uma receita canábica, como brownies ou óleo de cannabis, é importante descarboxilar a cannabis primeiro para garantir que ela tenha o efeito desejado. Existem várias maneiras de descarboxilar a cannabis, incluindo o aquecimento no forno ou em banho-maria, mas é importante seguir as instruções corretamente para evitar a perda de THC ou a queima da cannabis.

No forno:

  • Pré-aqueça o forno a, aproximadamente, 115°C.
  • Forre a assadeira com papel manteiga e coloque a maconha sobre ele.
  • Deixe-a no forno por cerca de 40 minutos, verificando de tempos em tempos. Assim que a erva começar a aparentar estar levemente tostada e apresentar uma cor mais clara, é hora de retirar!

 

Banho Maria:

  • Insira a maconha em um saco de cozimento para altas temperaturas e feche.
  • Coloque em uma panela com água no estágio inicial do fervimento por 90 minutos (controle a temperatura para não ultrapassar os 100°C, pois se a água ferver, os canabinoides da sua erva serão perdidos).
  • Retire a bolsa da água e deixe esfriar naturalmente antes de abrir.

.

Manteiga e azeite de maconha: ingredientes fundamentais

A manteiga e o azeite feitos com maconha são um dos principais ingredientes quando se fala em cozinha canábica. Isso porque eles são ricos em gordura, que é necessária para extrair os compostos ativos da cannabis, incluindo o THC. Quando a cannabis é cozida em manteiga ou azeite, a gordura atua como um agente carreador que ajuda a absorver os compostos da erva, tornando-os mais potentes e biodisponíveis. Além disso, a manteiga e o azeite são ingredientes super versáteis que podem ser usados em diversas receitas para a sua festa. Por isso, é fundamental que você comece os preparativos da comemoração por aqui!

Derreta a manteiga em fogo baixo em uma panela e adicione a cannabis descarboxilada. Deixe a mistura cozinhar em fogo baixo por cerca de 3 horas, mexendo ocasionalmente, para permitir a infusão da cannabis na manteiga. Por fim, coe a mistura com um filtro de café para remover a cannabis e deixe a manteiga esfriar antes de dar sequência às suas receitas.

Para fazer o azeite de maconha, o processo é bem semelhante ao da manteiga. Misture o azeite com a cannabis descarboxilada em uma panela e aqueça em fogo baixo por cerca de 3 horas, mexendo ocasionalmente, promovendo a infusão da cannabis no azeite. Por fim, coe a mistura com um filtro de café e deixe o azeite esfriar antes de usá-lo. O azeite de maconha pode ser usado em saladas, pratos quentes ou qualquer outra receita que use azeite.

Ah, a quantidade de maconha a ser utilizada depende da potência de sua erva. Por isso, vá aos poucos, tome cuidado para não exagerar! Confira agora algumas receitas para começar a chapação.

.

Pão de queijo canábico

Primeiro vamos te ensinar a fazer aquele salgado que ninguém resiste e faz o maior sucesso em qualquer ocasião, nosso querido “pãozin de queijo”. Para esta receita você precisará de:

  • 1/2 xícara de azeite de maconha
  • 1 xícara de polvilho doce
  • 1 xícara de polvilho azedo
  • 1/2 xícara de leite
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 ovo
  • Sal a gosto

Para preparar o pão de queijo, pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela grande, misture o polvilho doce, o polvilho azedo e o sal. Adicione o azeite de maconha e misture bem. Em seguida, adicione o queijo parmesão ralado e misture novamente. Em outra tigela, misture o leite e o ovo. Adicione essa mistura à tigela com a mistura de polvilho e misture bem até obter uma massa homogênea.

Faça bolinhas com a massa e coloque em uma assadeira untada com manteiga ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que os pães de queijo estejam dourados e crocantes por fora.

.

Guacamole verdinho

Super em alta, o guacamole é um alimento saudável, refinado que pode animar a sua festa (ficando ainda mais verdinho). Separe os ingredientes e siga à risca o modo de preparo para uma deliciosa viagem:

  • 4 abacates maduros
  • 1 cebola roxa
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara de tomate cereja
  • 2 limões
  • ⅓ de xícara de coentro
  • 1 pimentão serrano
  • ½ colher de chá de pimenta-de-caiena
  • Sal e pimenta do reino (a gosto)
  • 30 ml de azeite de cannabis

Para preparar o guacamole de maconha, comece cortando o abacate em pedaços médios e os tomates e cebola em cubos pequenos. Fatie a pimenta e corte o alho e coentro bem finos. Esprema o suco dos limões.

Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador (não vai lesar e esquecer do azeite) e misture até obter uma mistura suave e cremosa. Verifique o sabor e adicione mais sal, se necessário. Prontinho, agora basta refrigerar por cerca de uma hora, preparar os nachos e servir.

.

Brownie de maconha

Os brownies de chocolate são um clássico das festas canábicas. Para fazer este brownie você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1/2 xícara de manteiga canábica
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de cacau em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 xícara de nozes picadas (opcional)

Para preparar os brownies, pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma assadeira quadrada de 20 cm. Em uma tigela grande, misture a manteiga canábica e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Adicione os ovos e misture bem. Em seguida, adicione a farinha de trigo, o cacau em pó, o sal e o extrato de baunilha e misture novamente até que todos os ingredientes estejam incorporados. Adicione as nozes picadas, se estiver usando, e misture novamente.

Despeje a massa na assadeira untada e asse por 20 a 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro do brownie saia limpo. Deixe esfriar antes de cortar em quadrados e servir. Lembre-se de que os brownies de maconha podem ser muito potentes, portanto, comece com uma pequena porção e aguarde pelo menos uma hora antes de consumir mais, para avaliar o efeito.

.

O clássico brisadeiro

Vamos falar a verdade, se você é brasileiro, com certeza, tem na ponta do beck (digo, da língua) a receita perfeita para fazer o seu brigadeiro preferido. Pois bem, saiba então que para fazer os tão famosos brisadeiros, basta você substituir a manteiga comum pela manteiga canábica e pronto. De qualquer forma, separamos uma receita bem simples para garantir que você acerte no preparo do doce mais apreciado de qualquer festa.

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga canábica
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • Granulado para decorar

Para preparar o brigadeiro, comece derretendo a manteiga canábica em uma panela em fogo baixo. Em seguida, adicione o leite condensado e o cacau em pó e misture bem. Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo constantemente para evitar que o brigadeiro queime no fundo da panela.

Cozinhe o brigadeiro até que comece a desgrudar da panela e forme uma massa consistente. Isso deve levar cerca de 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e deixe o brigadeiro esfriar um pouco antes de enrolar em bolinhas.

.

Cuidados fundamentais para o sucesso de sua festa

É importante lembrar que, ao usar cannabis em receitas culinárias, é crucial considerar a dosagem e a potência da cannabis usada, bem como informar todos os envolvidos sobre o conteúdo de THC das receitas. Por isso, separamos este link para que você possa calcular a potência do seu comestível. Afinal, você não quer ninguém dormindo na sua festa do verde!

Bom, agora que você já tem o cardápio perfeito para sua celebração canábica, basta preparar aquela sessãozinha, se aventurar na cozinha e chamar os amigos. Boa diversão!

Referências: