Medical Cannabis Fair: um encontro que reuniu negócios, saúde e outras novidades da área

Fique por dentro do que rolou na segunda edição da Medical Cannabis Fair no Brasil.

Medical Cannabis Fair: um encontro que reuniu negócios, saúde e outras novidades da área

Índice

.

Sobre a feira

Nos dias 4 e 5 de maio, a cidade de São Paulo sediou a segunda edição da Medical Cannabis Fair. O evento, realizado no Expo Center Norte, contou com a participação de cerca de 60 estandes e 100 marcas. O encontro teve como objetivo apresentar novidades na área medicinal e de negócios relacionados à cannabis. Além disso, a feira reuniu especialistas de quase trinta países além do Brasil, incluindo Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Colômbia, Holanda, Uruguai, Israel, Suíça e Portugal.

.

Inovações apresentadas na Medical Cannabis Fair

Durante o evento, empresas apresentaram novos medicamentos, tecnologias de cultivo, equipamentos de laboratório e processos industriais nas áreas do mercado têxtil, de pets e de cosméticos. Além disso, a feira contou com a presença de empresas de educação e serviços financeiros. Os pesquisadores apresentaram soluções para o uso terapêutico da cannabis, considerando diferentes contextos médicos. Também foram apresentados serviços para profissionais da saúde e novos negócios industriais.

Entre as mais de 100 marcas presentes na Medical Cannabis Fair em São Paulo, uma das que mais atraíram a atenção do público foi a USA Hemp, com a sua marca Redwood Reserves. A empresa americana se dedica à produção de cannabis orgânica de alta qualidade, cultivadas de forma sustentável em sua própria fazenda no estado de Oregon. A Redwood Reserves é a linha premium da USA Hemp, oferecendo uma experiência única para quem busca uma alternativa aos cigarros tradicionais. Com sabores e aromas naturais, como hortelã-pimenta e lavanda, e embalagens elegantes, a marca se destaca pela qualidade e inovação. A presença da USA Hemp na feira é mais um exemplo da importância da cannabis medicinal e dos negócios relacionados à planta no cenário global. A empresa, que tem como donos uma família de brasileiros, comercializa medicamentos, comestíveis, cigarros e até cosméticos feitos da erva.

Outros expositores de bastante destaque na feira, foram as associações: Apepi, Flor da Vida, Sou Cannabis, Santa Cannabis, Maria Flor, Mãesconhas, Fact, Divina Flor, CuraPro, Cannab, Ama+me, Alternativa, Accura, Curando Ivo e Artcanab. Com propósitos semelhantes entre si, como o de oferecer apoio, buscando direito e acessibilidade a pacientes necessitados, todas essas associações ficaram concentradas em um único estande.

.

Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal

Além da feira, o Expo Center Norte sediou o Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal. O encontro contou com mais de 70 palestrantes, entre brasileiros e estrangeiros, e mais de 26 horas de conteúdos sobre novidades e avanços associados à utilização medicinal da substância. O congresso foi dividido em dois blocos, que abordaram saúde e negócios/ legislação, simultaneamente durante os dois dias do evento.

.

Saúde

O bloco de saúde teve como foco os médicos, dentistas, veterinários, e outros profissionais da área. Aqui, foram apresentadas as principais doenças para as quais a cannabis tem sido aplicada como forma de tratamento.

O bloco teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o uso medicinal da cannabis, destrinchando uma série de assuntos como: “As últimas descobertas sobre o uso dos canabinoides nos tratamentos de oncologia”, “Indicações e riscos do uso de canabinoides nos transtornos psiquiátricos infantis” e até mesmo “Cannabis no esporte: uma maratona de sucesso”.

.

Negócios e legislação

O bloco de palestras sobre negócios e legislação discutiu oportunidades e desafios do segmento. A abordagem foi desde a história da cannabis ao cenário mundial e brasileiro atual, com a colaboração de legisladores, reguladores, executivos da indústria farmacêutica, empresários do agronegócio, investidores e empreendedores.

.

Documentário: “O outro mundo de Sofia”

Mais um sucesso da feira, foi o pré-lançamento do documentário “O outro mundo de Sofia”, do diretor Rapha Erichsen, o mesmo de “Ilegal”. O filme retrata a trajetória, a realidade, os desafios e preconceitos enfrentados por Sofia Langenbach, uma menina com uma síndrome rara, cuja família conseguiu o primeiro habeas corpus para plantar maconha no Brasil.

O documentário retrata também a história da associação, já mencionada por aqui e presente no evento, Apepi (Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal). A instituição foi criada e é comandada pelos próprios pais de Sofia, Guete Brito e Marcos Langenbach.

.

Cenário da cannabis medicinal no Brasil

O evento aconteceu em um momento importante para o país, que vive um cenário de transformações na regulamentação e uso da cannabis. A Anvisa tem aprovado cada vez mais medicamentos à base da planta, enquanto a justiça tem dado pareceres favoráveis para que pacientes tenham acesso ao CBD via SUS ou convênio médico. Além disso, tem havido uma crescente movimentação financeira no país, somando mais de R$130 milhões por ano, mesmo sem uma legislação clara e definida.

Todos esses temas, dentre muitos outros, foram discutidos no congresso e na feira, que evidenciaram e esclareceram o potencial e a importância da cannabis medicinal e dos negócios relacionados à planta.

Medical Cannabis Fair