Spliff: a prática da mistura

A origem, os motivos e o termo usado para designar a cultura da mistura no cenário canábico.

Spliff: a prática da mistura 

Índice

.

O uso cultural da cannabis com o tabaco

A mistura do tabaco com a maconha e o haxixe é super comum na Europa. Na Holanda, por exemplo, o tabaco é colocado nas mesas dos coffeeshops como cortesia. Já no Brasil, o método é também cada vez mais difundido, mas os motivos são outros. Em nosso país, a política proibicionista contribui para o uso de misturas. Mas você sabe o porquê?

A ilegalidade da planta no país em que vivemos provoca dificuldade de acesso e valores extremamente elevados. Assim, tornou-se comum a inclusão do tabaco para inteirar o bolado e fazer a erva render mais. Mas não se engane, este nem sempre é o motivo! Há quem diga também que esse mix é essencial para extrair o melhor da experiência.

.

Spliff: a origem do termo

A prática dessa mistura está se tornando tão comum no Brasil que temos até um nome para este tipo de bolado por aqui: tabeck. Mas a verdade é que seu nome original é gringo e você, provavelmente, já escutou em suas sessões com os amigos. Spliff é o termo universalmente utilizado para este tipo de bolado e ficou conhecido com a música “Easy Skanking” do Bob Marley. Ao longo da letra desta composição, Bob pede licença para acender o seu spliff - “Excuse me while I light my spliff”.

A palavra spliff possui ainda outro significado em sua essência: na Jamaica, país onde foi popularizado, o termo também diz respeito ao consumo individual do cigarro de maconha. Na terra de Bob, o uso compartilhado da erva ocorre apenas durante rituais. Em momentos recreativos, a cultura do “cada um faz o seu” é muito mais comum.

.

Por que misturar tabaco com cannabis?

As opiniões a respeito dos efeitos do spliff são controversas. Apesar de muitos acreditarem que o uso do tabaco prejudica a experiência, grande parte dos consumidores relatam ter um significativo aumento na intensidade da brisa por conta da combinação dos dois fumos.

Isso porque a nicotina contida no tabaco provoca sensação de prazer instantâneo, além de contribuir para a diminuição da ansiedade. Há também um estudo publicado na revista Inhalation Toxicology, em 2018, que afirma que o tabaco promove uma eficiência 40% maior na vaporização do THC. Outra vantagem apontada pelos usuários é o fato deste fumo auxiliar na uniformidade e consistência durante a queima do baseado.

.

Como bolar um autêntico spliff

Agora, não adianta prometer um spliff e fazer aquele tabaconha para a galera! O equilíbrio ideal para que você não deixe de sentir o efeito e o sabor da cannabis é de 80% da erva e 20% de tabaco. Mais uma dica para fazer um verdadeiro spliff, é deixar a mistura bem homogênea.

A escolha do tabaco apropriado é outro ponto fundamental para o sucesso de seu spliff. Tabacos com sabor e intensidade muito fortes acabam por sobrepor demais o gosto e o aroma da maconha.

Hoje em dia, já existem tabacos mais apropriados para fazer misturas sem causar tanta interferência no sabor da erva utilizada. O tabaco Original da Bem Bolado, por exemplo, é ideal para esta finalidade. Sendo do tipo Virgínia, ele entrega sabor leve e queima suave.

.

Conta pra gente

Bom, agora ficamos curiosos! Conta pra gente aqui nos comentários:

  • Você faz o seu bolado com ou sem mistura?
  • Qual a proporção de tabaco e erva que você utiliza?
  • Você só usa a mistura quando o corre está acabando?
  • Como você e seus amigos costumam chamar esse mix?

 

 


Referências: