Olá, fiel leitor do blog da King Bong! Como tudo que é bom uma hora acaba, hoje trazemos a parte final do nosso glossário de termos canábicos. Mas não precisa ficar triste: se você quiser conferir os termos que já explicamos, dá uma olhada na Parte 1, na Parte 2 e na Parte 3 da nossa série de posts falando um pouco mais de tudo que cerca esse universo.
Pipe: Conhecido em português como cachimbo, os pipes são uma ferramenta muito usada como alternativa para quem gosta de fumar sem a seda, mas também não quer ou não pode usar um bong. Geralmente compactos, muitos são estilosos e produzidos em materiais fáceis de lavar e cuidar.
Piteira: A piteira é um acessório usado quando se enrola um baseado. Pode ser feita de diversos materiais, desde papel e madeira até metal e vidro. Dentre as vantagens de se usar uma piteira estão a maior firmeza ao baseado, a proteção a dedos e lábios e a redução do dano causado pela inalação, já que a piteira resfria a fumaça.
Ponta: É como é chamada a parte do baseado que não consegue ser fumada quando não se usa uma piteira. Conforme o baseado queima e a brasa chega mais perto da extremidade pela qual se traga, a fumaça fica cada vez mais quente já que a distância até a boca diminui, e também para os dedos. Fumar um baseado sem uma piteira quase sempre significa arriscar queimar o dedo quando se fuma até a ponta!
Pote de Cura: A cura é uma das etapas da produção da maconha, geralmente voltada para uso recreativo. Depois de plantada e da florescência, as plantas passam por um processo de secagem e depois de cura, que é onde a umidade final é retirada e quando são eliminados os resíduos de clorofila. Potes de cura são usados nesse estágio e são essenciais para garantir todo o sabor e aroma da erva.
Prensado: É a forma mais comum da maconha em países em que o consumo recreativo não é liberado. Trata-se de planta produzida e comercializada geralmente pelo tráfico e que é prensada inteira em blocos, na vasta maioria das vezes sem nenhum cuidado, apresentando folhas, galhos e sementes, cujo teor de canabinoides é baixo, além de potencialmente conter substâncias alheias à planta, como amoníaco e sujeiras e impurezas.
Redução de Danos: Um conjunto de políticas, práticas e comportamentos que tem como objetivo reduzir os potenciais danos causados pelo uso de substâncias psicoativas. No caso da maconha, como o uso geralmente consiste no fumo da erva e seus derivados, a maioria das ações de redução de danos visa a mitigar os efeitos deletérios da ingestão da fumaça.
Seda: Também conhecida como leda, é o nome dado ao papel especificamente usado para fumar. A seda é feita de uma fibra vegetal e costuma ter uma tira com goma arábica que, quando umedecida, cola em uma parte da seda seca. Hoje existem diversas opções de sedas naturais e com muita variedade em aromas e sabores.
Tapa: Dar um tapa significa fumar o baseado, geralmente inalando a fumaça apenas uma vez, em vez de uma forma continuada. Quando se fuma em uma roda, por exemplo, é costume que cada um dê um ou alguns poucos tapas antes de passar o baseado para o próximo.
Tela: Uma parte componente de alguns bongs e pipes que serve para apoiar a erva seca e impedir que ele entre no duto do pipe ou na parte interna do bong depois de carburada, enquanto a fumaça com os princípios ativos da maconha passa sem problemas. É uma peça que facilita em muito a manutenção desses objetos e deve ser trocada com certa frequência.
Tesoura: A tesoura é uma ferramenta essencial para quem tem a possibilidade de fumar uma flor ou camarão, já que é usada para picar as partes da flor que serão fumadas, evitando que os canabinoides fiquem nos dedos, por exemplo. As tesouras mais adequadas para isso são as de ponta redonda, que não danificam a cuia usada para picar.
THC (Tetrahidrocanibinol): O canabinoide mais comum produzido pelas espécies de Cannabis e um dos primeiros a ser descoberto e isolado. É o THC o principal responsável pelos efeitos obtidos com o uso recreativo da maconha. Já foi muito estudado e, dentre as propriedades benéficas que o composto pode ter no corpo, pode-se citar a redução de inflamações, alívio da dor e estímulo do apetite, entre outros.
Tricomas: São estruturas presentes na maconha pelas quais é secretada a resina da Cannabis, e é nessa resina que se encontram os principais princípios ativos da planta. A colheita da resina pura diretamente dos tricomas dá origem ao kief, posteriormente usado para fazer o haxixe, por exemplo; já na planta fumada seca, é essa resina dos tricomas que é responsável pelo barato obtido com a inalação da fumaça.
E aí leitor do blog, você gostou dos posts com o nosso glossário? Você conseguiu aprender alguma coisa ou esclareceu alguma dúvida que tinha? Vem contar pra gente e dizer o que ficou faltando!